1 Reis 11:14-25
14 Levantou, pois, o Senhor contra Salomão um adversário, Hadade, o edomeu; ele era da descendência do rei em Edom.
15 Porque sucedeu que, estando Davi em Edom, e subindo Joabe, o capitão do exército, a enterrar os mortos, feriu a todo o homem em Edom
16 (Porque Joabe ficou ali seis meses com todo o Israel, até que destruiu a todo o homem em Edom).
17 Hadade, porém, fugiu, ele e alguns homens edomeus, dos servos de seu pai, com ele, para ir ao Egito; era, porém, Hadade muito jovem.
18 E levantaram-se de Midiã, e foram a Parã, e tomaram consigo homens de Parã, e foram ao Egito ter com Faraó, rei do Egito, o qual lhe deu uma casa, e lhe prometeu sustento, e lhe deu uma terra.
19 E achou Hadade grande graça diante de Faraó, de maneira que lhe deu por mulher a irmã de sua mulher, a irmã de Tafnes, a rainha.
20 E a irmã de Tafnes deu-lhe um filho, Genubate, o qual Tafnes criou na casa de Faraó; e Genubate estava na casa de Faraó, entre os filhos de Faraó.
21 Ouvindo, pois, Hadade, no Egito, que Davi adormecera com seus pais, e que Joabe, capitão do exército, era morto, disse Hadade a Faraó: Despede-me, para que vá à minha terra.
22 Porém Faraó lhe disse: Pois que te falta comigo, que procuras partir para a tua terra? E disse ele: Nada, mas todavia despede-me.
23 Também Deus lhe levantou outro adversário, a Rezom, filho de Eliada, que tinha fugido de seu senhor Hadadezer, rei de Zoba,
24 Contra quem também ajuntou homens, e foi capitão de um esquadrão, quando Davi os matou; e, indo-se para Damasco, habitaram ali, e reinaram em Damasco.
25 E foi adversário de Israel, por todos os dias de Salomão, e isto além do mal que Hadade fazia; porque detestava a Israel, e reinava sobre a Síria.
1 Reis 11:14-25
Quando se trata do homem e de sua responsabilidade, sempre encontraremos apenas fracasso. A história de Salomão demonstra isso melhor do que qualquer outra. Ele foi o mais rico, o mais sábio e o mais poderoso homem debaixo do sol. Ele construiu para Deus um templo majestoso, um projeto perfeito. Porém, quanto mais alto o homem é colocado, mais retumbante é sua queda. Uma pessoa piedosa que se permite cair, cai com o todo o peso de sua piedade. Considere o exemplo que Salomão deu a todo Israel; tiremos disso lições práticas para nossa própria vida. Quando nosso andar não está em conformidade com nossa posição, nós nos tornamos pedra de tropeço para os outros.
Deus suscitou adversários contra Salomão na sua velhice. Primeiro, de fora do reino, Hadade e Rezom; e depois de dentro de seu reino, Jeroboão. Mas não vemos o rei voltar para o Senhor e dizer: “Ouve e perdoa”. No entanto, não foi isso o que ele havia pedido em sua oração na dedicação do templo?
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário