sábado, 5 de setembro de 2009

1 Reis 11:1-13

1 Reis 11:1-13

1 E O REI Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,
2 Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.
3 E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.
4 Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,
5 Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas.
6 Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.
7 Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom.
8 E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras; as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.
9 Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera.
10 E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o Senhor lhe ordenara.
11 Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.
12 Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei;
13 Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido.


1 Reis 11:1-13
Até agora não tínhamos visto nenhuma sombra pairando sobre o fulgor desse reino excepcional. Mas observe atentamente: o capítulo 11 começa com um “porém”, que subitamente revela, apesar da gloriosa aparência exterior previamente descrita, uma condição moral terrivelmente miserável. Transgredindo a lei de duas maneiras, o rei multiplicou mulheres para si e, entre elas, as estrangeiras (Deuteronômio 17:17 e 7:3). que lhe perverteram o coração na velhice. Salomão não havia pedido um coração entendido e sábio? Sem dúvida, ele havia sentido a necessidade disso para liderar outros, mas não para guiar sua própria vida. Esse coração, grande como “a areia que está na praia do mar” (4:39), que o Senhor dera ao rei para capacitá-lo a amar aquele numeroso povo, não foi guardado nem vigiado em relação ao que nele entrava. Mil mulheres estrangeiras estavam na casa real, cada uma com seus ídolos. Salomão se condenou por suas próprias palavras. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23). Foi o que ele ensinou a outras pessoas… mas desprezou tal ensino para si mesmo (Romanos 2:21 e 1 Coríntios 9:27). Ele sequer prestou atenção às advertências de seu pai (2:3) nem aos dois avisos do Senhor (vv. 9-10).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário