sábado, 5 de setembro de 2009

1 Reis 10:14-29

1 Reis 10:14-29

14 E o peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro;
15 Além do que entrava dos negociantes, e do contrato dos especieiros, e de todos os reis da Arábia, e dos governadores da mesma terra.
16 Também o rei Salomão fez duzentos paveses de ouro batido; seiscentos siclos de ouro destinou para cada pavês;
17 Fez também trezentos escudos de ouro batido; três arráteis de ouro destinou para cada escudo; e o rei os pôs na casa do bosque do Líbano.
18 Fez mais o rei um grande trono de marfim, e o revestiu de ouro puríssimo.
19 Tinha este trono seis degraus, e era o alto do trono por detrás redondo, e de ambos os lados tinha encostos até ao assento; e dois leões, em pé, juntos aos encostos.
20 Também doze leões estavam ali sobre os seis degraus de ambos os lados; nunca se tinha feito obra semelhante em nenhum dos reinos.
21 Também todas as taças de beber do rei Salomão eram de ouro, e todos os vasos da casa do bosque do Líbano eram de ouro puro; não havia neles prata, porque nos dias de Salomão não tinha valor algum.
22 Porque o rei tinha no mar as naus de Társis, com as naus de Hirão; uma vez em três anos tornavam as naus de Társis, e traziam ouro e prata, marfim, e bugios, e pavões.
23 Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria.
24 E toda a terra buscava a face de Salomão, para ouvir a sabedoria que Deus tinha posto no seu coração.
25 E cada um trazia o seu presente, vasos de prata e vasos de ouro, e roupas, e armaduras, e especiarias, cavalos e mulas; isso faziam de ano em ano.
26 Também ajuntou Salomão carros e cavaleiros, de sorte que tinha mil e quatrocentos carros e doze mil cavaleiros; e os levou às cidades dos carros, e junto ao rei em Jerusalém.
27 E fez o rei que em Jerusalém houvesse prata como pedras; e cedros em abundância como figueiras bravas que estão nas planícies.
28 E traziam do Egito, para Salomão, cavalos e fio de linho; e os mercadores do rei recebiam o fio de linho, por um certo preço.
29 E subia e saía um carro do Egito por seiscentos siclos de prata, e um cavalo por cento e cinqüenta; e assim, por meio deles, eram exportados para todos os reis dos heteus e para os reis da Síria.


1 Reis 10:14-29
A visão do rei Salomão vestido com trajes caros e magníficos, sentado em seu trono de marfim e ouro, certamente era espetacular. Porém, o Senhor Jesus chamou nossa atenção para os lírios do campo, afirmando que “nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles” (Mateus 6:29). Podemos ter certeza de que os mais excelentes trabalhos humanos jamais se equipararão à mais simples das obras do Criador.

O Salmo 72, composto por Salomão, descreve esse reinado de justiça (vv. 1-4), paz (v. 7), poder (vv. 8-11), misericórdia (vv. 12-14), prosperidade (v. 16) e bênçãos (v. 17). “Os reis de Sabá e de Sebá lhe ofereçam presentes… e se lhe dará do ouro de Sabá” (vv. 10 e 15). Neste décimo capítulo, muitos detalhes são fornecidos para explicar a riqueza, a sabedoria e o poder desse filho de Davi que reina com justiça em Jerusalém. Devemos entender, porém, que aqui existe também um quadro simbólico dAquele que é “maior que Salomão”. Centro da glória, da prosperidade e da bênção para todas as nações, esse brilhante reinado é uma pálida figura do futuro domínio universal de nosso Senhor Jesus Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário