sábado, 15 de agosto de 2009

1 Reis 1:38-53

1 Reis 1:38-53

38 Então desceu Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada, e os quereteus, e os peleteus, e fizeram montar a Salomão na mula do rei Davi, e o levaram a Giom.
39 E Zadoque, o sacerdote, tomou o chifre de azeite do tabernáculo, e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!
40 E todo o povo subiu após ele, e o povo tocava gaitas, e alegrava-se com grande alegria; de maneira que com o seu clamor a terra retiniu.
41 E o ouviu Adonias, e todos os convidados que estavam com ele, que tinham acabado de comer; também Joabe ouviu o sonido das trombetas, e disse: Por que há tal ruído de cidade alvoroçada?
42 Estando ele ainda falando, eis que vem Jônatas, filho de Abiatar, o sacerdote, e disse Adonias: Entra, porque és homem valente, e trarás boas novas.
43 E respondeu Jônatas, e disse a Adonias: Certamente nosso senhor, rei Davi, constituiu rei a Salomão;
44 E o rei enviou com ele a Zadoque, o sacerdote, e a Natã, o profeta, e a Benaia, filho de Joiada, e aos quereteus e aos peleteus; e o fizeram montar na mula do rei.
45 E Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, o ungiram rei em Giom, e dali subiram alegres, e a cidade está alvoroçada; este é o clamor que ouviste.
46 E também Salomão está assentado no trono do reino.
47 E também os servos do rei vieram abençoar a nosso senhor, o rei Davi, dizendo: Faça teu Deus que o nome de Salomão seja melhor do que o teu nome; e faça que o seu trono seja maior do que o teu trono. E o rei se inclinou no leito.
48 E também disse o rei assim: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje tem dado quem se assente no meu trono, e que os meus olhos o vissem.
49 Então estremeceram e se levantaram todos os convidados que estavam com Adonias; e cada um se foi ao seu caminho.
50 Porém Adonias temeu a Salomão; e levantou-se, e foi, e apegou-se às pontas do altar.
51 E fez-se saber a Salomão, dizendo: Eis que Adonias teme ao rei Salomão; porque eis que apegou-se às pontas do altar, dizendo: Jure-me hoje o rei Salomão que não matará o seu servo à espada.
52 E disse Salomão: Se for homem de bem, nem um de seus cabelos cairá em terra; se, porém, se achar nele maldade, morrerá.
53 E mandou o rei Salomão, e o fizeram descer do altar; e veio, e prostrou-se perante o rei Salomão, e Salomão lhe disse: Vai para tua casa.


1 Reis 1:38-53

De acordo com as instruções de Davi, uma cerimônia inteiramente diferente está prestes a acontecer. Cercado pelo povo fiel, o jovem Salomão sobe ao trono de seu pai. Que contraste com Adonias! O novo rei não age por conta própria: outros o fazem montar na mula real; ele é levado a Giom, onde é ungido por Zadoque em meio à alegria geral.

Contudo em Rogel, a festa acabou! Um incomum e persistente alvoroço toma conta da cidade. Joabe, experiente em assuntos militares, ouve o barulho e fica preocupado. Nesse momento Jônatas aparece trazendo as notícias. No que se refere ao mensageiro, as notícias são boas, pois Davi continua sendo seu senhor e rei. Mas que desespero para Adonias e seus convidados! Toda a conspiração desaba em um instante, e os conspiradores, confusos, se espalham. Aterrorizado, Adonias, o usurpador, se agarra às pontas do altar e implora o perdão do rei. Um perdão temporário lhe é concedido; embora o orgulho e a impiedade de seu coração permaneçam.

Que estupidez opor-se a Deus e a Seu Ungido! No entanto, é exatamente isso o que o Anticristo fará em breve, mas será destruído para dar lugar a Jesus Cristo e a Seu reino.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário