1 Reis 1:1-12
1 SENDO, pois, o rei Davi já velho, e entrado em dias, cobriam-no de roupas, porém não se aquecia.
2 Então disseram-lhe os seus servos: Busquem para o rei meu senhor uma moça virgem, que esteja perante o rei, e tenha cuidado dele; e durma no seu seio, para que o rei meu senhor se aqueça.
3 E buscaram por todos os termos de Israel uma moça formosa, e acharam a Abisague, sunamita; e a trouxeram ao rei.
4 E era a moça sobremaneira formosa; e tinha cuidado do rei, e o servia; porém o rei não a conheceu.
5 Então Adonias, filho de Hagite, se levantou, dizendo: Eu reinarei. E preparou carros, e cavaleiros, e cinqüenta homens, que corressem adiante dele.
6 E nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim? E era ele também muito formoso de parecer; e Hagite o tivera depois de Absalão.
7 E tinha entendimento com Joabe, filho de Zeruia, e com Abiatar o sacerdote; os quais o ajudavam, seguindo a Adonias.
8 Porém Zadoque, o sacerdote, e Benaia, filho de Joiada, e Natã, o profeta, e Simei, e Rei, e os poderosos que Davi tinha, não estavam com Adonias.
9 E matou Adonias ovelhas, e vacas, e animais cevados, junto à pedra de Zoelete, que está perto da fonte de Rogel; e convidou a todos os seus irmãos, os filhos do rei, e a todos os homens de Judá, servos do rei.
10 Porém a Natã, o profeta, e a Benaia, e aos poderosos, e a Salomão, seu irmão, não convidou.
11 Então falou Natã a Bate-Seba, mãe de Salomão, dizendo: Não ouviste que Adonias, filho de Hagite, reina? E que nosso senhor Davi não o sabe?
12 Vem, pois, agora, e deixa-me dar-te um conselho, para que salves a tua vida, e a de Salomão teu filho.
1 Reis 1:1-12
Davi é agora um homem velho. Cansado por causa de uma vida inteira de sofrimentos e conflitos, ele ainda coloca sua confiança em Deus, como mostrado no Salmo 71: “Tu me tens ensinado, ó Deus, desde a minha mocidade… Não me desampares, pois, ó Deus, até à minha velhice e às cãs… Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares” (vv. 17-18, 9). O Senhor lhe responderá e lhe dará Sua ajuda na última provação que o aguarda.
Depois de Absalão, Adonias, outro de seus filhos, aparece em cena conspirando para usurpar o trono. O triste fim de seu irmão mais velho não lhe ensinou nada. Além disso, de maneira geral, a educação desse jovem deixou muito a desejar; seu pai jamais lhe corrigiu. Desde a infância Adonias sempre fez o que quis: algo novo para os nossos leitores que acham seus pais muito severos! Talvez eles percebam que ser “castigado” quando criança ou adolescente pode salvá-los de um castigo muito mais doloroso na fase adulta. É assim que Deus trata com Seus filhos (Hebreus 12:6). Quantas vezes Sua sabedoria e amor nos protege de seguirmos nossos próprio caminhos, tanto para nosso bem imediato quanto para nosso bem eterno.
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário