1 Reis 1:22-37
22 E, estando ela ainda falando com o rei, eis que entra o profeta Natã.
23 E o fizeram saber ao rei, dizendo: Eis aí está o profeta Natã. E entrou à presença do rei, e prostrou-se diante dele com o rosto em terra.
24 E disse Natã: Ó rei meu senhor, disseste tu: Adonias reinará depois de mim, e ele se assentará sobre o meu trono?
25 Porque hoje desceu, e matou vacas, e animais cevados, e ovelhas em abundância, e convidou a todos os filhos do rei e aos capitães do exército, e a Abiatar, o sacerdote, e eis que estão comendo e bebendo perante ele; e dizem: Viva o rei Adonias.
26 Porém a mim, sendo eu teu servo, e a Zadoque, o sacerdote, e a Benaia, filho de Joiada, e a Salomão, teu servo, não convidou.
27 Foi feito isto da parte do rei meu senhor? E não fizeste saber a teu servo quem se assentaria no trono do rei meu senhor depois dele?
28 E respondeu o rei Davi, e disse: Chamai-me a Bate-Seba. E ela entrou à presença do rei; e ficou em pé diante do rei.
29 Então jurou o rei e disse: Vive o Senhor, o qual remiu a minha alma de toda a angústia,
30 Que, como te jurei pelo Senhor Deus de Israel, dizendo: Certamente teu filho Salomão reinará depois de mim, e ele se assentará no meu trono, em meu lugar, assim o farei no dia de hoje.
31 Então Bate-Seba se inclinou com o rosto em terra e se prostrou diante do rei, e disse: Viva o rei Davi meu senhor para sempre.
32 E disse o rei Davi: Chamai-me a Zadoque, o sacerdote, e a Natã, o profeta, e a Benaia, filho de Joiada. E eles entraram à presença do rei.
33 E o rei lhes disse: Tomai convosco os servos de vosso senhor, e fazei subir a meu filho Salomão na mula que é minha; e levai-o a Giom.
34 E Zadoque, o sacerdote, com Natã, o profeta, ali o ungirão rei sobre Israel; então tocareis a trombeta, e direis: Viva o rei Salomão!
35 Então subireis após ele, e virá e se assentará no meu trono, e ele reinará em meu lugar; porque tenho ordenado que ele seja guia sobre Israel e sobre Judá.
36 Então Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei, e disse: Amém; assim o diga o Senhor Deus do rei meu senhor.
37 Como o Senhor foi com o rei meu senhor, assim o seja com Salomão, e faça que o seu trono seja maior do que o trono do rei Davi meu senhor.
1 Reis 1:22-37
As celebrações em Rogel estavam a todo vapor. Os convidados se reuniram em torno de Adonias. O astucioso Joabe está lá, bem como Abiatar, que esquecera as graciosas palavras de Davi: “Fica comigo, não temas, porque quem procura a minha morte procura também a tua; estarás a salvo comigo” (1 Samuel 22:23). Os outros filhos do rei, por oportunismo ou fraqueza moral, bandearam para o lado do irmão mais velho. A única exceção foi Salomão, que não foi convidado - e por uma boa razão! Ele não era o rei escolhido por Deus para suceder Davi? O que faria naquela festa? No entanto, todo esse plano, tão habilidosamente arquitetado, fracassa devido a alguns poucos indivíduos fiéis alinhados com a vontade de Deus. Quando Davi é informado disso, age imediatamente: dá todas as ordens para que Salomão assuma o trono naquele mesmo dia.
Hoje, em cada área da vida, o homem tenta promover-se a fim de conseguir sua própria glória. No entanto, há um pensamento que jamais lhe passa pela cabeça: conhecer a vontade de Deus. A vontade divina é dar ao mundo o Rei que Ele designou: Jesus Cristo. Ainda hoje esse Rei é rejeitado e desprezado; não é convidado para as extravagantes festas mundanas. Tampouco os que o temem são convidados.
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário