terça-feira, 14 de julho de 2009

2 Samuel 6:12-23

2 Samuel 6:12-23

12 Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o Senhor a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.
13 E sucedeu que, quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.
14 E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido de um éfode de linho.
15 Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do Senhor, com júbilo, e ao som das trombetas.
16 E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no seu coração.
17 E introduzindo a arca do Senhor, a puseram no seu lugar, na tenda que Davi lhe armara; e ofereceu Davi holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor.
18 E acabando Davi de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do Senhor dos Exércitos.
19 E repartiu a todo o povo, e a toda a multidão de Israel, desde os homens até às mulheres, a cada um, um bolo de pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho; então retirou-se todo o povo, cada um para sua casa,
20 E, voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, a filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios.
21 Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor, que me escolheu preferindo-me a teu pai, e a toda a sua casa, mandando-me que fosse soberano sobre o povo do Senhor, sobre Israel, perante o Senhor tenho me alegrado.
22 E ainda mais do que isto me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.
23 E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte.

2 Samuel 6:12-23

A arca permaneceu três meses na casa de Obede-Edom, trazendo bênçãos para ele e sua família: um impressionante tipo do Senhor Jesus no lar do crente. Isso não passou despercebido (v. 12). Se habitualmente vivemos próximos ao Senhor, os que nos rodeiam logo perceberão isso. Eles mesmos desejarão desfrutar das bênçãos que Deus nos concede.

Agora Davi, que aprendera uma lição com Deus, age de acordo com Sua mente: a arca é carregada pelos levitas, que se haviam santificado previamente, e ele se despe das vestes reais e expressa sua alegria dançando diante da arca. O Evangelho nos mostra agora não a arca, mas o próprio Senhor Jesus entrando na mesma cidade de Jerusalém, com alegres aclamações (Mateus 21:9).

A cada seis passos eram oferecidos sacrifícios. Somos lembrados do andar e da adoração do cristão. Ambos provocam o escárnio dos incrédulos, dos quais Mical é um triste símbolo. O mundo aprecia a pompa e a ostentação. Mas o crente se deleita em humilhar a si mesmo, e em ser ainda mais desprezível (v. 22), pois seus olhos estão postos não em si mesmos, mas somente em Jesus (João 3:30).



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário