terça-feira, 14 de julho de 2009

2 Samuel 7:1-17

2 Samuel 7:1-17

1 E SUCEDEU que, estando o rei Davi em sua casa, e tendo o Senhor lhe dado descanso de todos os seus inimigos em redor,
2 Disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus mora dentro de cortinas.
3 E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o Senhor é contigo.
4 Porém sucedeu naquela mesma noite, que a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo:
5 Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação?
6 Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo.
7 E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra a alguma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?
8 Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel.
9 E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra.
10 E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
11 E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o Senhor te faz saber que te fará casa.
12 Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
13 Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.
14 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.
15 Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.
17 Conforme a todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a Davi.

2 Samuel 7:1-17

Outra versão diz que, “sendo o caminho dos homens agradável ao SENHOR, este reconcilia com eles os seus inimigos” (Provérbios 16:7). Esta palavra se provou verdadeira em relação a Davi. Apesar de viver em uma casa de cedro, ele se preocupava pelo fato de a arca ficar em uma simples tenda. Nobre sentimento da parte dele! Aqueles cristãos que desfrutam de uma vida confortável jamais devem esquecer que nosso Mestre viveu neste mundo como um viajante que não tinha onde sequer recostar a cabeça.

Davi se propôs a construir uma casa digna do Senhor. Mas ouça o que o Senhor responde pela boca de Natã: “Eu voluntariamente escolhi ser um viajante para, pela graça, compartilhar da mesma sina do meu povo, e o tempo do meu descanso ainda não chegou. Mas o que você mesmo não pode fazer, um de seus descendentes realizará”.

Aqui Deus se refere a Salomão, filho de Davi, que construiria o templo. Mas o versículo 14, citado em Hebreus 1:5, mostra profeticamente que esse Rei, filho de Davi, é Jesus, filho de Deus. Somente sobre Ele pode ser dito que o Seu reino será estabelecido para sempre. A fonte tanto das bênçãos pessoais (vv. 8-9) quanto das coletivas (v. 10) é essa incomparável Pessoa.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário