sexta-feira, 31 de julho de 2009

2 Samuel 18:19-33

2 Samuel 18:19-33

19 Então disse Aimaás, filho de Zadoque: Deixa-me correr, e denunciarei ao rei que já o Senhor o vingou da mão de seus inimigos.
20 Mas Joabe lhe disse: Tu não serás hoje o portador de novas, porém outro dia as levarás; mas hoje não darás a nova, porque é morto o filho do rei.
21 E disse Joabe a Cusi: Vai tu, e dize ao rei o que viste. E Cusi se inclinou a Joabe, e correu.
22 E prosseguiu Aimaás, filho de Zadoque, e disse a Joabe: Seja o que for deixa-me também correr após Cusi. E disse Joabe: Para que agora correrias tu, meu filho, pois não tens mensagem conveniente?
23 Seja o que for, disse Aimaás, correrei. E Joabe lhe disse: Corre. E Aimaás correu pelo caminho da planície, e passou a Cusi.
24 E Davi estava assentado entre as duas portas; e a sentinela subiu ao terraço da porta junto ao muro; e levantou os olhos, e olhou, e eis que um homem corria só.
25 Gritou, pois, a sentinela, e o disse ao rei: Se vem só, há novas em sua boca. E vinha andando e chegando.
26 Então viu a sentinela outro homem que corria, e a sentinela gritou ao porteiro, e disse: Eis que lá vem outro homem correndo só. Então disse o rei: Também traz este novas.
27 Disse mais a sentinela: Vejo o correr do primeiro, que parece ser o correr de Aimaás, filho de Zadoque. Então disse o rei: Este é homem de bem, e virá com boas novas.
28 Gritou, pois, Aimaás, e disse ao rei: Paz. E inclinou-se ao rei com o rosto em terra, e disse: Bendito seja o Senhor, que entregou os homens que levantaram a mão contra o rei meu senhor.
29 Então disse o rei: Vai bem com ojovem, com Absalão? E disse Aimaás: Vi um grande alvoroço, quando Joabe mandou o servo do rei, e a mim teu servo; porém não sei o que era.
30 E disse o rei: Vira-te, e põe-te aqui. E virou-se, e parou.
31 E eis que vinha Cusi; e disse Cusi: Anunciar-se-á ao rei meu senhor que hoje o Senhor te vingou da mão de todos os que se levantaram contra ti.
32 Então disse o rei a Cusi: Vai bem com o jovem, com Absalão? E disse Cusi: Sejam como aquele jovem os inimigos do rei meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para mal.
33 Então o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!


2 Samuel 18:19-33

No capítulo anterior, Aimaás havia corrido em obediência e alcançado sucesso em seu serviço. Agora sua vontade própria se manifesta: “Deixa-me correr” (v. 19). Conseqüentemente, seus esforços são inúteis, conduzindo-o ao engano. O mesmo se aplica a todas as nossas capacidades; elas são úteis ou não, dependendo de estarmos obedecendo ou não ao Senhor Jesus.

O coração de Davi não estava feliz com a vitória que acabara de conquistar. Que lhe importava o trono ou mesmo sua vida? Absalão tinha morrido, e a dolorosa notícia atinge seu coração de pai, à medida que sente sua parcela de responsabilidade nos eventos que aconteceram. “Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão!” Aqui temos uma das mais terríveis lamentações em toda a Escritura, terrível o bastante para fazer os pais cristãos estremecer – uma lamentação sem eco, sem esperança, que expressa a horrenda certeza da separação definitiva e eterna. Totalmente diferente foi a morte do filhinho de Bate-Seba! Davi, em vez de se lamentar, declarou com a convicção do encontro na ressurreição: “Eu irei a ela” (12:23). Mas, para Absalão, assim como para Judas, melhor seria se ele nem tivesse nascido (Mateus 26:24).



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário