domingo, 5 de julho de 2009

1 Samuel 30:11-31

1 Samuel 30:11-31

11 E acharam no campo um homem egípcio, e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água.
12 Deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas, e comeu, e voltou-lhe o seu espírito, porque havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água.
13 Então Davi lhe disse: De quem és tu, e de onde és? E disse o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou, porque adoeci há três dias.
14 Nós invadimos o lado do sul dos queretitas, e o lado de Judá, e o lado do sul de Calebe, e pusemos fogo a Ziclague.
15 E disse-lhe Davi: Poderias, descendo, guiar-me a essa tropa? E disse-lhe: Por Deus jura-me que não me matarás, nem me entregarás na mão de meu senhor, e, descendo, te guiarei a essa tropa.
16 E, descendo, o guiou e eis que estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo, e bebendo, e dançando, por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá.
17 E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram.
18 Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi.
19 E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer.
20 Também tomou Davi todas as ovelhas e vacas, e levavam-nas adiante do outro gado, e diziam: Este é o despojo de Davi.
21 ¶ E, chegando Davi aos duzentos homens que, de cansados que estavam, não puderam seguir a Davi, e que deixaram ficar no ribeiro de Besor, estes saíram ao encontro de Davi e do povo que com ele vinha; e, chegando-se Davi com o povo, os saudou em paz.
22 Então todos os maus e perversos, dentre os homens que tinham ido com Davi, responderam, e disseram: Visto que não foram conosco, não lhes daremos do despojo que libertamos; mas que leve cada um sua mulher e seus filhos, e se vá.
23 Porém Davi disse: Não fareis assim, irmãos meus, com o que nos deu o SENHOR, que nos guardou, e entregou a tropa que contra nós vinha, nas nossas mãos.
24 E quem vos daria ouvidos nisso? Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que ficaram com a bagagem; igualmente repartirão.
25 O que assim foi desde aquele dia em diante, porquanto o pôs por estatuto e direito em Israel até ao dia de hoje.
26 E, chegando Davi a Ziclague, enviou do despojo aos anciãos de Judá, seus amigos, dizendo: Eis aí para vós uma bênção do despojo dos inimigos do SENHOR;
27 Aos de Betel, e aos de Ramote do sul, e aos de Jater,
28 E aos de Aroer, e aos de Sifmote, e aos de Estemoa,
29 E aos de Racal, e aos que estavam nas cidades jerameelitas e nas cidades dos queneus,
30 E aos de Hormá, e aos de Corasã, e aos de Ataca,
31 E aos de Hebrom, e a todos os lugares em que andara Davi, ele e os seus homens.

1 Samuel 30:11:31

O pobre escravo egípcio, abandonado por seu mestre, ao qual Davi deu comida, nos lembra da condição do pecador perdido. Quando Satanás o abandona em um estado de total miséria e morte moral, Jesus, como o bom samaritano, lhe dá a vida, a força e a habilidade de servi-Lo.

Guiado por esse escravo, Davi e seus homens atacaram de surpresa os amalequitas, que estavam ocupados celebrando a suposta vitória. E Deus lhes permitiu recuperar tudo o que fora roubado e ainda tomar posse de muitos despojos. Isso é a misericórdia divina, da qual todos se beneficiaram, até mesmo os que guardavam a bagagem. Essa foi a resposta de Davi aos seus companheiros egoístas e invejosos. Não é esse também o ensinamento do evangelho? O trabalhador que foi contratado na hora undécima recebeu tanto quanto o contratado na primeira hora, apesar do ressentimento destes com o mestre que era cheio de misericórdia (Mateus 20:14-15). Não pensemos, por exemplo, que os crentes fracos e doentes serão menos favorecidos no dia de Cristo porque aparentemente não estão “na linha de frente”. Não somos capazes de julgar o serviço dos outros cristãos nem de estimar a sua recompensa. O Senhor preparou tudo para eles conforme Seu perfeito amor.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário