domingo, 5 de julho de 2009

1 Samuel 30:1-10

1 Samuel 30:1-10

1 SUCEDEU, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo.
2 E tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaram consigo, e foram o seu caminho.
3 E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.
4 Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar.
5 Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas; Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita.
6 E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.
7 E disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me, peço-te, aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi.
8 Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás.
9 Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde pararam os que ficaram atrás.
10 E perseguiu-os Davi, ele e os quatrocentos homens, pois que duzentos homens ficaram, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.


1 Samuel 30:1-10

Deus não permitiu que Davi tomasse parte na batalha contra Saul, cuja vida por duas vezes poupou tão generosamente, nem lutasse contra Jônatas, seu amigo, nem contra Israel, sobre o qual foi chamado a reinar.

Mas, apesar de ter sido poupado disso, Davi agora teria de suportar a disciplina, como todo servo desobediente. Essa disciplina foi o desastre que encontrou ao voltar a Ziclague. Que tragédia para aqueles homens, e especialmente para o líder deles. O que ele mais amava lhe fora tirado. Não sabia se estavam mortos ou se apenas tinham sido capturados. Davi perdeu tudo. Pior que isso – exilado de Israel, perseguido por Saul, rejeitado pelos falsos amigos filisteus -, os amigos fiéis que o acompanhavam desde o começo agora se viram contra ele e desejam apedrejá-lo. Davi não tinha nada… mas Deus estava ao seu lado! E por isso lemos essas notáveis palavras: “Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus” (v. 6). Não podendo mais contar com nada nem com ninguém, ele compreendeu o que a letra de um antigo hino diz: “Tu permanece quando nada mais resta”. Então com a força que encontrou em seu Deus, Davi sai resolutamente para perseguir os saqueadores amalequitas.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário