quinta-feira, 2 de julho de 2009

1 Samuel 29:1-11

1 Samuel 29:1-11

1 E AJUNTARAM os filisteus todos os seus exércitos em Afeque; e acamparam-se os israelitas junto à fonte que está em Jizreel.
2 E os príncipes dos filisteus se foram para lá com centenas e com milhares; porém Davi e os seus homens iam com Aquis na retaguarda.
3 Disseram então os príncipes dos filisteus: Que fazem aqui estes hebreus? E disse Aquis aos príncipes dos filisteus: Não é este Davi, o servo de Saul, rei de Israel, que esteve comigo há alguns dias ou anos? Coisa nenhuma achei nele desde o dia em que se revoltou, até ao dia de hoje.
4 Porém os príncipes dos filisteus muito se indignaram contra ele; e disseram-lhe os príncipes dos filisteus: Faze voltar este homem, para que torne ao lugar em que tu o puseste, e não desça conosco à batalha, para que não se torne nosso adversário na batalha; pois, com que poderia este agradar a seu Senhor? Porventura não seria com as cabeças destes homens?
5 Não é este aquele Davi, de quem uns aos outros cantaram nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares?
6 Então Aquis chamou a Davi e disse-lhe: Vive o Senhor, que tu és reto, e que a tua entrada e a tua saída comigo no arraial é boa aos meus olhos; porque nenhum mal em ti achei, desde o dia em que a mim vieste, até ao dia de hoje; porém aos olhos dos príncipes não agradas.
7 Volta, pois, agora, e vai em paz; para que não faças mal aos olhos dos príncipes dos filisteus.
8 Então Davi disse a Aquis: Por quê? Que fiz? Ou que achaste no teu servo, desde o dia em que estive diante de ti, até ao dia de hoje, para que não vá e peleje contra os inimigos do rei, meu senhor?
9 Respondeu, porém, Aquis, e disse a Davi: Bem o sei; e que na verdade aos meus olhos és bom como um anjo de Deus; porém disseram os príncipes dos filisteus: Não suba este conosco à batalha.
10 Agora, pois, amanhã de madrugada levanta-te com os servos de teu senhor, que têm vindo contigo; e, levantando-vos pela manhã, de madrugada, e havendo luz, parti.
11 Então Davi de madrugada se levantou, ele e os seus homens, para partirem pela manhã, e voltarem à terra dos filisteus; e os filisteus subiram a Jizreel.


1 Samuel 29:1-11

Como não havia uma guerra declarada entre Israel e a Filístia, a permanência de Davi entre os estrangeiros podia, estritamente falando, ser justificada pelo fato de o ódio de Saul tê-lo levado ao exílio. Porém, na iminência da batalha, essa situação se torna insustentável, e Davi percebe isso. No entanto, ele continua seu jogo duplo, mostrando-se pronto a pegar em armas para combater Israel. Mas o Senhor, em Sua misericórdia, usa a desconfiança dos filisteus para livrar Davi da armadilha que ele mesmo criou para si.

Para o cristão, o mundo não é apenas um estrangeiro, mas um inimigo. Tanto suas ameaças quanto seus elogios são tão perigosos quanto suas manifestações de violência.

O homem que ficou famoso por matar dez mil filisteus esqueceu suas próprias vitórias. Mas seus inimigos, por outro lado, lembravam delas com amargura (v. 5; 21:11). E, se esquecermos a cruz e nosso testemunho anterior, certamente o mundo levantará o dedo e nos dirá: “Esse aí não era o cristão que pensava ser melhor que nós?”.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário