domingo, 28 de junho de 2009

1 Samuel 26:13-25

1 Samuel 26:13-25

13 E Davi, passando ao outro lado, pôs-se no cume do monte ao longe, de maneira que entre eles havia grande distância.
14 E Davi bradou ao povo, e a Abner, filho de Ner, dizendo: Não responderás, Abner? Então Abner respondeu e disse: Quem és tu, que bradas ao rei?
15 Então disse Davi a Abner: Porventura não és homem? E quem há em Israel como tu? Por que, pois, não guardaste o rei, teu senhor? Porque um do povo veio para destruir o rei, teu senhor.
16 Não é bom isso, que fizeste; vive o Senhor, que sois dignos de morte, vós que não guardastes a vosso senhor, o ungido do Senhor; vede, pois, agora onde está a lança do rei, e a bilha de água, que tinha à sua cabeceira.
17 Então conheceu Saul a voz de Davi, e disse: Não é esta a tua voz, meu filho Davi? E disse Davi: É minha voz, ó rei meu senhor.
18 Disse mais: Por que persegue o meu senhor tanto o seu servo? Que fiz eu? E que maldade se acha nas minhas mãos?
19 Ouve, pois, agora, te rogo, rei meu senhor, as palavras de teu servo: Se o Senhor te incita contra mim, receba ele a oferta de alimentos; se, porém, são os filhos dos homens, malditos sejam perante o Senhor; pois eles me têm expulsado hoje para que eu não tenha parte na herança do Senhor, dizendo: Vai, serve a outros deuses.
20 Agora, pois, não se derrame o meu sangue na terra diante do Senhor; pois saiu o rei de Israel em busca de uma pulga, como quem persegue uma perdiz nos montes.
21 Então disse Saul: Pequei; volta, meu filho Davi, porque não tornarei a fazer-te mal; porque foi hoje preciosa a minha vida aos teus olhos; eis que procedi loucamente, e errei grandissimamente.
22 Davi então respondeu, e disse: Eis aqui a lança do rei; venha cá um dos moços, e leve-a.
23 O Senhor, porém, pague a cada um a sua justiça e a sua lealdade; pois o Senhor te entregou hoje na minha mão, porém não quis estender a minha mão contra o ungido do Senhor.
24 E eis que, assim como foi a tua vida hoje de tanta estima aos meus olhos, assim seja a minha vida de muita estima aos olhos do Senhor, e ele me livre de toda a tribulação.
25 Então Saul disse a Davi: Bendito sejas tu, meu filho Davi; pois grandes coisas farás e também prevalecerás. Então Davi se foi pelo seu caminho e Saul voltou para o seu lugar.

1 Samuel 26:13-25

Talvez seja difícil para nós entendermos a personalidade de Saul. Como podemos conciliar seus remorsos, promessas e demonstrações de afeto com a obstinação que novamente o fazia perseguir Davi? Jamais devemos confundir fé com sentimentalismo. Este último é capaz de fazer uma pessoa verter copiosas lágrimas, de arrepender-se sem a verdadeira convicção, de dizer “Pequei” (15:30; 26:21) e também de celebrar os mais solenes contratos. Mas a consciência não é tocada, e a prova disso é que os frutos não duram. Saul é um homem superficial, capaz de emoções arrebatadoras, porém sem a força de levar suas resoluções a cabo por não ter fé.

Que dignidade Davi preserva, apesar de tanta humilhação. Destruído como uma “perdiz nos montes”, tudo mostra que, no entanto, ele é o mestre da situação. Ele reprova Abner e faz uma pergunta que Saul não pôde responder (v. 18).

Nosso coração mais uma vez é levado Àquele que, depois de ter sido humilhado, escarnecido e rejeitado, será “exaltado e elevado e será mui sublime… e os reis fecharão a sua boca por causa dele” (Isaías 52:13-15).



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário