domingo, 28 de junho de 2009

1 Samuel 26:1-12

1 Samuel 26:1-12

1 E VIERAM os zifeus a Saul, a Gibeá, dizendo: Não está Davi escondido no outeiro de Haquilá, defronte de Jesimom?
2 Então Saul se levantou e desceu ao deserto de Zife, e com ele três mil homens escolhidos de Israel, a buscar a Davi no deserto de Zife.
3 E acampou-se Saul no outeiro de Haquilá, que está defronte de Jesimom, junto ao caminho; porém Davi ficou no deserto, e viu que Saul vinha seguindo-o no deserto.
4 Pois Davi enviou espias, e soube que Saul tinha vindo.
5 E Davi se levantou, e foi ao lugar onde Saul se tinha acampado; viu Davi o lugar onde se tinha deitado Saul, e Abner, filho de Ner, capitão do seu exército; e Saul estava deitado dentro do lugar dos carros, e o povo estava acampado ao redor dele.
6 E dirigindo-se Davi a Aimeleque, o heteu, e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe, disse: Quem descerá comigo a Saul ao arraial? E respondeu Abisai: Eu descerei contigo.
7 Foram, pois, Davi e Abisai de noite ao povo, e eis que Saul estava deitado dormindo dentro do lugar dos carros, e a sua lança estava fincada na terra à sua cabeceira; e Abner e o povo deitavam-se ao redor dele.
8 Então disse Abisai a Davi: Deus te entregou hoje nas mãos o teu inimigo; deixa-me, pois, agora encravá-lo com a lança de uma vez na terra, e não o ferirei segunda vez.
9 E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do Senhor, e ficou inocente?
10 Disse mais Davi: Vive o Senhor que o Senhor o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá.
11 O Senhor me guarde, de que eu estenda a mão contra o ungido do Senhor; agora, porém, toma a lança que está à sua cabeceira e a bilha de água, e vamo-nos.
12 Tomou, pois, Davi a lança e a bilha de água, da cabeceira de Saul, e foram-se; e ninguém houve que o visse, nem que o advertisse, nem que acordasse; porque todos estavam dormindo, porque da parte do Senhor havia caído sobre eles um profundo sono.


1 Samuel 26:1-12

A generosidade de Davi no capítulo 24 finalmente tocou o coração de Saul. Mas infelizmente não havia nenhum indício de arrependimento verdadeiro! A covarde denúncia dos zifenitas que desejavam obter o favor de Saul trouxe-o de volta ao país para novamente perseguir aquele que um dia tomaria seu lugar. O Salmo 54, escrito nessa ocasião, permite-nos julgar quão terrível foi para Davi esse infame ato dos zifenitas. Ele clama pela ajuda de Deus contra os homens violentos que querem matá-lo; “não têm Deus diante de si” (Salmo 54:3). Contudo, Davi implora a Deus que, em resposta, proteja Seu ungido e lhe dê mais uma oportunidade de mostrar a pureza de suas intenções a Saul. Uma expedição noturna coloca nas mãos de Davi a lança com a qual o criminoso rei por duas vezes tentou matá-lo. Apenas uma palavra seria suficiente – Abisai estava ansiando por ela. Mas novamente a misericórdia impede que Davi faça alguma coisa contra Saul.

Não foi assim que nosso perfeito Modelo agiu (Lucas 9:54)? Ele colocou em prática o que antes tinha ensinado aos Seus discípulos: “Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam… Sede misericordiosos… Não julgueis… não condeneis” (Lucas 6:27-28, 36-37). Isso é o que devemos fazer hoje também!



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário