terça-feira, 16 de junho de 2009

1 Samuel 19:19-24; 20:1-4

1 Samuel 19:19-24

19 E o anunciaram a Saul, dizendo: Eis que Davi está em Naiote, em Ramá.
20 Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram.
21 E, avisado disto Saul, enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram; então enviou Saul ainda uns terceiros mensageiros, os quais também profetizaram.
22 Então foi também ele mesmo a Ramá, e chegou ao poço grande que estava em Secu; e, perguntando, disse: Onde estão Samuel e Davi? E disseram-lhe: Eis que estão em Naiote, em Ramá.
23 Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá.
24 E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas?

1 Samuel 20:1-4

1 ENTÃO fugiu Davi de Naiote, em Ramá; e veio, e disse a Jônatas: Que fiz eu? Qual é o meu crime? E qual é o meu pecado diante de teu pai, que procura tirar-me a vida?
2 E ele lhe disse: Tal não suceda; não morrerás; eis que meu pai não faz coisa nenhuma grande, nem pequena, sem primeiro me informar; por que, pois, meu pai me encobriria este negócio? Não será assim.
3 Então Davi tornou a jurar, e disse: Teu pai sabe muito bem que achei graça em teus olhos; por isso disse: Não saiba isto Jônatas, para que não se magoe. Mas, na verdade, como vive o Senhor, e como vive a tua alma, há apenas um passo entre mim e a morte.
4 E disse Jônatas a Davi: O que disser a tua alma, eu te farei.


1 Samuel 19:19-24; 20:1-4

Até agora, Davi levava uma vida boa: genro do rei, comandante do exército, herói popular… parecia que ele não tinha nada mais a fazer que esperar tranqüilamente a vez de suceder Saul no trono. Nada disso! O plano de Deus para Davi previa anos difíceis tem em vista prepará-lo para o trono. O teste do crente tem exatamente o mesmo objetivo: treiná-lo aqui para reinar com Jesus no céu.

Davi teve de deixar tudo – sua casa, seu trabalho, seus meios de sobrevivência. Porém, diante das tribulações que o aguardavam, ele passou alguns dias com Samuel em Naiote. Era um privilégio para esse jovem, no começo de sua carreira, receber instrução e exortação do ancião que está no fim da jornada dele. Jovens cristãos, vocês também devem procurar a companhia de cristãos mais velhos. Aproveitem a experiência deles. Timóteo foi treinado por Paulo. A instrução que vocês receberão dessa maneira não os isenta de ter experiências pessoais, como Davi teve. Porém, isso poderá e irá prepará-los para passar pelas provações sem dano.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário