domingo, 10 de maio de 2009

Rute 4:7-22


Rute 4:7-22

7 Havia, pois, já de muito tempo este costume em Israel, quanto a remissão e permuta, para confirmar todo o negócio; o homem descalçava o sapato e o dava ao seu próximo; e isto era por testemunho em Israel.
8 Disse, pois, o remidor a Boaz: Toma-a para ti. E descalçou o sapato.
9 Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi,
10 E de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas.
11 E todo o povo que estava na porta, e os anciãos, disseram: Somos testemunhas; o Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Lia, que ambas edificaram a casa de Israel; e porta-te valorosamente em Efrata, e faze-te nome afamado em Belém.
12 E seja a tua casa como a casa de Perez (que Tamar deu à luz a Judá), pela descendência que o Senhor te der desta moça.
13 Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho.
14 Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.
15 Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.
16 E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama.
17 E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.
18 Estas são, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Esrom,
19 E Esrom gerou a Rão, e Rão gerou a Aminadabe,
20 E Aminadabe gerou a Naassom, e Naassom gerou a Salmom,
21 E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede,
22 E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.

Rute 4:7-22

Os nomes na Bíblia às vezes têm significados interessantes. Isso acontece no livro de Rute. Vemos Noemi, que significa agradável, tornando-se Mara – amargura (1:20). Malon, o primeiro marido de Rute, significa fracasso, grande fraqueza; ao passo que Boaz, seu segundo marido, quer dizer exatamente o oposto: força; firmeza (1 Reis 7:21). Por fim, um dentre muitos significados de Rute é satisfeita. Que nome maravilhoso!
Ligado por laços naturais a um estado de infelicidade e total fraqueza, o pecador é levado pela graça a um relacionamento com Cristo, o Homem celestial, em quem é forte e que é o único que pode satisfazer plenamente sua alma. E tal graça é ainda mais acentuada pelo fato de que os moabitas não podiam entrar na congregação do Senhor (Deuteronômio 23:3). Na verdade, Rute não apenas foi levada à nação de Israel, mas se tornou parte da família dos príncipes de Judá. Ela foi mãe de Obede, que significa adorador. Também foi avó de Davi e ocupa um lugar na genealogia do Senhor Jesus. Hoje, a mesma graça permite que o pecador, mesmo pensando que não tem direito a nada, se torne parte da família de Deus (João 1:12).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário