domingo, 10 de maio de 2009

Lucas 9.1-17

Lucas 9.1-17

1 Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas.2 Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos.3 E disse-lhes: Nada leveis para o caminho: nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem deveis ter duas túnicas.4 Na casa em que entrardes, ali permanecei e dali saireis.5 E onde quer que não vos receberem, ao sairdes daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra eles.6 Então, saindo, percorriam todas as aldeias, anunciando o evangelho e efetuando curas por toda parte.7 Ora, o tetrarca Herodes soube de tudo o que se passava e ficou perplexo, porque alguns diziam: João ressuscitou dentre os mortos;8 outros: Elias apareceu; e outros: Ressurgiu um dos antigos profetas.9 Herodes, porém, disse: Eu mandei decapitar a João; quem é, pois, este a respeito do qual tenho ouvido tais coisas? E se esforçava por vê-lo.10 Ao regressarem, os apóstolos relataram a Jesus tudo o que tinham feito. E, levando-os consigo, retirou-se à parte para uma cidade chamada Betsaida.11 Mas as multidões, ao saberem, seguiram-no. Acolhendo-as, falava-lhes a respeito do reino de Deus e socorria os que tinham necessidade de cura.12 Mas o dia começava a declinar. Então, se aproximaram os doze e lhe disseram: Despede a multidão, para que, indo às aldeias e campos circunvizinhos, se hospedem e achem alimento; pois estamos aqui em lugar deserto.13 Ele, porém, lhes disse: Dai-lhes vós mesmos de comer. Responderam eles: Não temos mais que cinco pães e dois peixes, salvo se nós mesmos formos comprar comida para todo este povo.14 Porque estavam ali cerca de cinco mil homens. Então, disse aos seus discípulos: Fazei-os sentar-se em grupos de cinqüenta.15 Eles atenderam, acomodando a todos.16 E, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos para o céu, os abençoou, partiu e deu aos discípulos para que os distribuíssem entre o povo.17 Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que ainda sobejaram foram recolhidos doze cestos.

Lucas 9:1-17

O Senhor envia os Seus apóstolos. O poder e a autoridade que Ele lhes dá é tudo que precisam para o caminho (v. 3). Quando regressam, os doze se apressam a relatar tudo que eles fizeram (v. 10; compare Atos 14:27, onde Paulo e Barnabé "relataram quantas cousas fizera Deus com eles"; veja também Atos 21:19; 1 Coríntios 15:10). Então o Senhor retirou-Se, levando-os Consigo à parte, no silêncio de algum refúgio; mas as multidões não demoraram em descobri-LO; de modo que Ele, então, sem a menor impaciência ou má vontade, prossegue novamente o Seu ministério. Ele os recebe, lhes fala e cura.
Os discípulos, por sua vez - talvez mais preocupados com o seu próprio descanso do que com os que ali estavam reunidos - queriam despedir as multidões (v. 12). Seu Mestre, no entanto, se ocupa com a multidão, tendo também preparado uma lição para os Seus. Depois de fazê-los constatar a insuficiência de seus recursos para alimentar esta multidão, o Senhor Jesus provê-lhes alimento por Seu próprio poder. Ele poderia ter feito isto sem os cinco pães e os dois peixes. Mas, em Sua graça, toma o pouco que colocamos à Sua disposição e o transforma em grande quantidade. Seu poder sempre se aperfeiçoa na fraqueza de Seus servos (2 Coríntios 12:9).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário