sábado, 23 de maio de 2009

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 5:22-33)

Sábado 23 Maio



MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 5:22-33)



Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar… Fez o que era reto aos olhos do SENHOR… no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi… e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição (2 Crônicas 34:1-3).

A lei foi entregue. O Senhor não tem nada que acrescentar a ela. O povo agora reage de modo alegre e espontâneo. Quão precioso é o primeiro amor por Deus! “Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem…”, confirma o Senhor ao Seu servo (v. 29). Muito mais tarde, no tempo de Jeremias, Ele recorda aquele dia feliz: “Lembro-me de ti… do teu amor quando noiva, e de como me seguias no deserto…”. E com que tristeza Ele teve de acrescentar: “Todavia, o meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta” (Jeremias 2:2, 32).

Sim, o povo falou bem; “em tudo falaram eles bem” (v. 28). Contudo, Deus não está satisfeito só com palavras. Ele nos julgará segundo as nossas ações. “Cuidareis em fazerdes como vos mandou o SENHOR…” (v. 32). Peçamos ao Senhor que efetue em nós “tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13).

Um caminho fora traçado, do qual não nos devemos desviar, “nem para a direita, nem para a esquerda” (vv. 32-33). Quantas vezes nos temos afastado rapidamente do caminho da obediência, atraídos por um objeto desconhecido ou aterrorizados por um obstáculo. Sigamos o exemplo de Josias, aquele jovem rei cuja devoção brilha no meio das trevas idólatras de seu tempo. Ele é a única pessoa de quem é dito que andou “andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda” (2 Crônicas 34:2).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário