sábado, 23 de maio de 2009

1 Samuel 8:1:22

1 Samuel 8:1:22

1 E SUCEDEU que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.
2 E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba.
3 Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.
4 Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
5 E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.
6 Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor.
7 E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.
8 Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti.
9 Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles.
10 E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei.
11 E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros.
12 E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros.
13 E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.
14 E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos.
15 E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos.
16 Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho.
17 Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos.
18 Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia.
19 Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei.
20 E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras.
21 Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu aos ouvidos do Senhor.
22 Então o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um à sua cidade.


1 Samuel 8:1-22

Os filhos de Samuel, assim como os de Eli, não seguiram os passos do pai. Os filhos de pais cristãos devem pensar seriamente sobre isso. Para desfrutar as bênçãos de Deus, não é suficiente ser filho de Abraão, como acreditavam os judeus (Mateus 3:9).

Agora o povo vinha ao profeta com um pedido que muito lhe desagradou. Eles queriam um rei, como as outras nações. Basicamente nós também queremos ser como os outros, pois não gostamos de ser diferentes da maioria. Se não nos comportamos como os demais que nos rodeiam, geralmente chamamos atenção para nós e somos ridicularizados, mal-entendidos e acusados de ser orgulhosos. No entanto, se somos “filhos de Deus” (1 João 3:2), isso por si só já constitui uma diferença fundamental entre nós e o mundo. Essa diferença acarreta muitas outras – o incrédulo não aceita a autoridade de Deus, ao passo que o crente reconhece Jesus Cristo como seu Senhor e Mestre.

Samuel é encarregado de avisar ao povo que, enquanto o Senhor é um Soberano que dá boas coisas com abundância aos Seus, o rei iria exigir e governar sobre eles com severidade.



Que DEUS abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário