sábado, 23 de maio de 2009

1 Samuel 9:1-14

1 Samuel 9:1-14

1 E HAVIA um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, filho de um homem de Benjamim; homem poderoso.
2 Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.
3 E perderam-se as jumentas de Quis, pai de Saul; por isso disse Quis a Saul, seu filho: Toma agora contigo um dos moços, e levanta-te e vai procurar as jumentas.
4 Passaram, pois, pela montanha de Efraim, e dali passaram à terra de Salisa, porém não as acharam; depois passaram à terra de Saalim, porém tampouco estavam ali; também passaram à terra de Benjamim, porém tampouco as acharam.
5 Vindo eles então à terra de Zufe, Saul disse para o seu moço, com quem ele ia: Vem, e voltemos; para que porventura meu pai não deixe de inquietar-se pelas jumentas e se aflija por causa de nós.
6 Porém ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir.
7 Então Saul disse ao seu moço: Eis, porém, se lá formos, que levaremos então àquele homem? Porque o pão de nossos alforges se acabou, e presente nenhum temos para levar ao homem de Deus; que temos?
8 E o moço tornou a responder a Saul, e disse: Eis que ainda se acha na minha mão um quarto de um siclo de prata, o qual darei ao homem de Deus, para que nos mostre o caminho
9 (Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chamava vidente).
10 Então disse Saul ao moço: Bem dizes; vem, pois, vamos. E foram-se à cidade onde estava o homem de Deus.
11 E, subindo eles à cidade, acharam umas moças que saíam a tirar água; e disseram-lhes: Está aqui o vidente?
12 E elas lhes responderam, e disseram: Sim, eis aí o tens diante de ti; apressa-te, pois, porque hoje veio à cidade; porquanto o povo tem hoje sacrifício no alto.
13 Entrando vós na cidade, logo o achareis, antes que suba ao alto para comer; porque o povo não comerá, até que ele venha; porque ele é o que abençoa o sacrifício, e depois comem os convidados; subi, pois, agora, que hoje o achareis.
14 Subiram, pois, à cidade; e, vindo eles no meio da cidade, eis que Samuel lhes saiu ao encontro, para subir ao alto.


1 Samuel 9:1-14

Um novo período da história de Israel começa com o capítulo de hoje: a era dos reis. O povo havia pedido um rei. Eles sentiam necessidade de um sofisticado sistema exterior, bem ao gosto do mundo: uma monarquia com toda a pompa que tivesse direito (Atos 25:23), um poderoso exército e, finalmente, um rei de quem pudessem orgulhar-se. Vemos Saul, filho de Quis, um jovem especial, o mais belo e mais alto homem de Israel. Não seria ele apropriado? O pai de Saul o tinha enviado para encontrar algumas jumentas desgarradas. Ele obedece, mas sua busca é infrutífera. “Vamos voltar”, Saul propõe ao companheiro. Isso nos faz lembrar de que existe uma mudança de direção imprescindível na vida de todas as pessoas: a conversão. Quando alguém descobre quão inútil e frustrante é a busca pelas coisas deste mundo, acaba caindo em si, como outro jovem (Lucas 15:17) e percorrendo o caminho de volta até a casa do Pai. O companheiro de Saul lhe deu sábio um conselho: “Nesta cidade há um homem de Deus… vamo-nos, agora, lá; mostrar-nos-á, porventura, o caminho que devemos seguir.” (v. 6). Jesus é o representante de Deus para nós. Somente Ele pode mostrar-nos o caminho certo.



Que DEUS abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário