sábado, 30 de maio de 2009

1 Samuel 12:16-25

1 Samuel 12:16-25

16 Ponde-vos também agora aqui, e vede esta grande coisa que o Senhor vai fazer diante dos vossos olhos.
17 Não é hoje a sega do trigo? Clamarei, pois, ao Senhor, e dará trovões e chuva; e sabereis e vereis que é grande a vossa maldade, que tendes feito perante o Senhor, pedindo para vós um rei.
18 Então invocou Samuel ao Senhor, e o Senhor deu trovões e chuva naquele dia; por isso todo o povo temeu sobremaneira ao Senhor e a Samuel.
19 E todo o povo disse a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor teu Deus, para que não venhamos a morrer; porque a todos os nossos pecados temos acrescentado este mal, de pedirmos para nós um rei.
20 Então disse Samuel ao povo: Não temais; vós tendes cometido todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao Senhor, mas servi ao Senhor com todo o vosso coração.
21 E não vos desvieis; pois seguiríeis as vaidades, que nada aproveitam, e tampouco vos livrarão, porque vaidades são.
22 Pois o Senhor, por causa do seu grande nome não desamparará o seu povo; porque aprouve ao Senhor fazer-vos o seu povo.
23 E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito.
24 Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez.
25 Porém, se perseverardes em fazer mal, perecereis, assim vós como o vosso rei.

1 Samuel 13:1-5

1 SAUL reinou um ano; e no segundo ano do seu reinado sobre Israel,
2 Saul escolheu para si três mil homens de Israel; e estavam com Saul dois mil em Micmás e na montanha de Betel, e mil estavam com Jônatas em Gibeá de Benjamim; e o resto do povo despediu, cada um para sua casa.
3 E Jônatas feriu a guarnição dos filisteus, que estava em Gibeá, o que os filisteus ouviram; pelo que Saul tocou a trombeta por toda a terra, dizendo: Ouçam os hebreus.
4 Então todo o Israel ouviu dizer: Saul feriu a guarnição dos filisteus, e também Israel se fez abominável aos filisteus. Então o povo foi convocado para junto de Saul em Gilgal.
5 E os filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel, trinta mil carros, e seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à beira do mar; e subiram, e se acamparam em Micmás, ao oriente de Bete-Aven.


1 Samuel 12:16-25; 13:1-5

A chuva que Samuel pediu no tempo da colheita (uma época em que jamais chove naquela região – Provérbios 26:1) era um milagre feito para provar o povo que o profeta falava da parte do Senhor. E o que ele diz? De maneira gentil, após eles se terem humilhado, Samuel os exorta a abandonar as vaidades que são inúteis, para servir a Deus de todo coração (vv. 20-21; Tito 2:12-14). O serviço de Samuel como juiz havia acabado. Mas ele continuaria sua obra como intercessor (v. 23) e profeta para mostrar da parte do Senhor “o caminho bom e direito”. A graça divina se mantém disponível para eles na pessoa de Samuel por meio desse duplo recurso: oração e a Palavra. Nós, filhos de Deus, temos uma Pessoa incomparavelmente mais maravilhosa. Até o fim, o Senhor Jesus não cessará de interceder por nós. E assim poderemos seguir o caminho bom e direito neste mundo, pois Ele nos deu Seu Espírito e Sua Palavra. Com tais recursos não temos desculpas para não viver para Sua glória.

O reinado de Saul está prestes a começar. Ele reúne o povo em Gilgal para enfrentar seus inimigos – os filisteus.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário