terça-feira, 26 de maio de 2009

1 Samuel 10:13-27

1 Samuel 10:13-27

13 E, acabando de profetizar, foi ao alto.
14 E disse-lhe o tio de Saul, a ele e ao seu moço: Aonde fostes? E disse ele: A buscar as jumentas, e, vendo que não apareciam, fomos a Samuel.
15 Então disse o tio de Saul: Declara-me, peço-te, o que vos disse Samuel?
16 E disse Saul a seu tio: Declarou-nos, na verdade, que as jumentas foram encontradas. Porém o negócio do reino, de que Samuel falara, não lhe declarou.
17 Convocou, pois, Samuel o povo ao Senhor, em Mizpá.
18 E disse aos filhos de Israel: Assim disse o Senhor Deus de Israel: Eu fiz subir a Israel do Egito, e livrei-vos da mão dos egípcios e da mão de todos os reinos que vos oprimiam.
19 Mas vós tendes rejeitado hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos, e lhe tendes falado: Põe um rei sobre nós. Agora, pois, ponde-vos perante o Senhor, pelas vossas tribos e segundo os vossos milhares.
20 Tendo, pois, Samuel feito chegar todas as tribos, tomou-se a tribo de Benjamim.
21 E, fazendo chegar a tribo de Benjamim pelas suas famílias, tomou-se a família de Matri; e dela se tomou Saul, filho de Quis; e o buscaram, porém não se achou.
22 Então tornaram a perguntar ao Senhor se aquele homem ainda viria ali. E disse o Senhor: Eis que se escondeu entre a bagagem.
23 E correram, e o tomaram dali, e pôs-se no meio do povo; e era mais alto do que todo o povo desde o ombro para cima.
24 Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o Senhor escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei!
25 E declarou Samuel ao povo o direito do reino, e escreveu-o num livro, e pô-lo perante o Senhor; então despediu Samuel a todo o povo, cada um para sua casa.
26 E foi também Saul à sua casa, em Gibeá; e foram com ele do exército aqueles cujos corações Deus tocara.
27 Mas os filhos de Belial disseram: É este o que nos há de livrar? E o desprezaram, e não lhe trouxeram presentes; porém ele se fez como surdo.


1 Samuel 10:13-27

Agora que Deus lhe revelara o rei que tinha escolhido, Samuel conclama Israel a se reunir e se apresentar diante dele. Mas ele tem de provar que essa escolha foi feita realmente pelo Senhor e, portanto teria de ser confirmada diante de todo o povo por sorteio. Saul é escolhido, e o povo o aclama com altos brados: “Viva o rei!”. Era um dia de festa e alegria? Pelo contrário! Esse foi um dia triste para a história de Israel. O profeta lhes disse: “Vós rejeitastes, hoje, a vosso Deus” (v. 19). Isso nos faz lembrar de outra cena ocorrida séculos depois quando o mesmo povo rejeitou o Filho de Deus, dizendo a Pilatos: “Não temos rei, senão César!” (João 19:15), ou de acordo com a parábola de Lucas 19:14: “Não queremos que este reine sobre nós”. Israel deu ao seu Messias não um trono, mas uma cruz: uma cruz com a seguinte inscrição – “JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS” (João 19:15). Esse Rei tão desprezado, insultado e coroado com espinhos, porém, logo voltará como o Rei da glória (Salmo 24), e não apenas como Messias para Israel, pois “o seu domínio se estenderá de mar a mar e desde o Eufrates até às extremidades da terra” (Zacarias 9:10).



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário