terça-feira, 26 de maio de 2009

1 Samuel 10:1-12

1 Samuel 10:1-12

1 ENTÃO tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o Senhor por capitão sobre a sua herança?
2 Apartando-te hoje de mim, acharás dois homens junto ao sepulcro de Raquel, no termo de Benjamim, em Zelza, os quais te dirão: Acharam-se as jumentas que foste buscar, e eis que já o teu pai deixou o negócio das jumentas, e anda aflito por causa de vós, dizendo: Que farei eu por meu filho?
3 E quando dali passares mais adiante, e chegares ao carvalho de Tabor, ali te encontrarão três homens, que vão subindo a Deus a Betel; um levando três cabritos, o outro três bolos de pão e o outro um odre de vinho.
4 E te perguntarão como estás, e te darão dois pães, que tomarás das suas mãos.
5 Então chegarás ao outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e eles estarão profetizando.
6 E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem.
7 E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo.
8 Tu, porém, descerás antes de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocaustos, e para oferecer ofertas pacíficas; ali sete dias esperarás, até que eu venha a ti, e te declare o que hás de fazer.
9 Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram naquele mesmo dia.
10 E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles.
11 E aconteceu que, como todos os que antes o conheciam viram que ele profetizava com os profetas, então disse o povo, cada um ao seu companheiro: Que é o que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?
12 Então um homem dali respondeu, e disse: Pois quem é o pai deles? Pelo que se tornou em provérbio: Está Saul também entre os profetas?

1 Samuel 10:1-12

Samuel cumpre fielmente o rito que colocaria um ponto final em seu serviço como juiz. Ele derrama o óleo da unção sobre a cabeça de Saul para ungi-lo rei. Depois mostra o caminho que ele deve seguir, exatamente como o jovem disse que ele faria (9:6). Quanto às jumentas, elas já haviam sido encontradas. Porém Saul agora deveria passar por vários estágios que o preparariam para ocupar o trono. Em primeiro lugar ele teria de ir ao sepulcro de Raquel: a morte, o fim do homem natural com todas as suas vantagens é a primeira grande lição para todos os jovens cristãos. Ma a tumba de Raquel também foi o local onde nasceu Benjamim, a tribo à qual Saul pertencia. Benjamim, o filho da mão direita do pai, é um símbolo de Cristo em quem os redimidos podem alegrar-se quando consideram o velho homem crucificado.

O segundo encontro em Betel (casa de Deus) fala sobre nossa adoração, da qual o jovem crente é convidado a participar com mais duas ou três testemunhas. Por fim, na companhia dos profetas, há um testemunho a dar pelo poder do Espírito Santo diante dos inimigos.

Saul parece ter passado por todas essas lições sem aparentemente aprendido com elas. Isso fica claro pela continuação da história. É uma prova de que podemos estar “entre os profetas”, participar de todas as bênçãos dos filhos de Deus, sem jamais ser verdadeiramente um deles.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário