domingo, 31 de julho de 2011

Romanos 3.4

31 de Julho

"Seja Deus verdadeiro, e mentiroso todo homem." Romanos 3.4

Esta é uma palavra dura! Quando nasce uma criancinha, costuma-se dizer que ela "viu a luz do mundo". Mas na verdade ela enxerga o brilho efêmero deste mundo. A luz que se desprende dos homens é passageira. Somente aquele que vive em Jesus Cristo tem "a luz" e passa a ser uma luz no mundo. É impossível se enganar. Quando dirigimos à noite nas estradas, e, de repente, vemos os "olhos de gato" na beira do caminho, podemos dizer que somos enganados. Certa vez alguém me disse: "Como esta rua é bem iluminada!" Eu retruquei: "Não, isto é apenas reflexo! Os postes só iluminam enquanto recebem a luz do refletor do automóvel". É estranho e abalador que muitos cristãos sejam uma luz somente enquanto se banham na luz de outros. Este é o motivo do naufrágio de muitos que até crêem, mas interiormente estão derrotados e sofrem recaídas. Por que isso acontece? Porque eles não têm verdadeira ligação vital com o Senhor Jesus Cristo. Se você precisa viver das experiências de outros crentes, continuará interiormente em trevas. É este o seu problema? Olhe para Jesus, permita que Sua luz brilhe através de você, confiando pessoalmente nEle de todo o coração.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 3:16-17

Domingo 31 Julho

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo

(Mateus 3:16-17).

ALGO INUSITADO
Por que o Senhor da Glória foi batizado com o batismo de arrependimento? Não como um exemplo para nós, pois não podemos seguir esse exemplo, uma vez que João Batista não está entre nós. João sabia que Ele não tinha nenhum pecado para se arrepender, mas o Senhor lhe disse: “Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça” (v. 15). Note que o Senhor disse “nos convém” porque, por pura graça, Ele estava Se identificando com os que se arrependem de seus pecados, e também estava virtualmente tomando sobre Seus próprios ombros a responsabilidade por tais pecados, embora jamais tivesse cometido um único.

Dessa maneira, Ele estava Se comprometendo a pagar pelos pecados alheios, o que fez perfeitamente na cruz. Tendo isso em vista, Ele afirmou: “Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!” (Lucas 12:50). Ele sempre mantinha esse supremo objetivo em mente. Quando Pedro disse: “Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso”, repreendendo-O quando o Senhor Jesus prenunciou Sua morte, a resposta do Senhor foi: “Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo” (Mateus 16:22-23).

Além disso, o batismo de Jesus foi a ocasião perfeita para a maravilhosa declaração do Pai celestial. Pela primeira vez no Novo Testamento os céus se abriram, e muitos ouviram a voz do Pai dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Deus declarou isso antes que Seu Filho fosse provado. Ele sabia que nosso Senhor O amava tanto que enfrentaria o que ninguém jamais poderia enfrentar e triunfaria!

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 25.6

30 de Julho

"Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí ao seu encontro." Mateus 25.6

Hoje estamos bem perto da meia-noite na história do mundo. A Bíblia é a eterna e verdadeira Palavra do Deus vivo. Ela é o livro da história do futuro. Por isso dá esclarecimento sobre o que deve acontecer antes de Jesus voltar, a fim de estabelecer Seu reino de paz sobre a terra. Por que falamos em meia-noite na história do mundo? Porque os sinais do tempo do fim estão se cumprindo. A desorientação dos governos aumenta. Em toda parte se pode constatar um medo progressivo e paralisante entre as pessoas. Milhares estão doentes dos nervos ou do coração, tomados de apreensão pelo espírito desta época e pela incerteza em relação ao futuro que parece ser negro e sinistro. Hoje em dia, por exemplo, é possível mover os poderes da natureza por meio de bombas atômicas e de hidrogênio. Tensões desse tipo aumentam. O que se deve fazer? A quem devemos recorrer? Só existe uma resposta: somente Jesus pode ajudar. Em breve Ele virá em grande poder e glória. Seu reino será um reino de paz e justiça. A ação de Deus impulsiona em direção ao alvo. Mas já agora Ele nos diz: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei."

Que DEUS abençoe a todos.

Tiago 3:8

Sábado 30 Julho

Nenhum homem pode domar a língua

(Tiago 3:8).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 16:13-22)
Havia segredos na vida de Sansão: o enigma do capítulo 14 e agora o voto de seu nazireado. Ele não conseguiu manter sigilo sobre nenhum dos dois. Os redimidos têm seus próprios segredos com o Salvador: experiências de tal magnitude que talvez não possam ser contadas a ninguém. Naturalmente nossa experiência de conversão é algo que deve ser compartilhado. Por outro lado, nem sempre podemos explicar por que alguém deve ou não deve fazer determinada coisa (Daniel 3:16). A razão é nossa consagração a Deus, nosso voto de “nazireado”, da qual nossa força espiritual depende.

Dalila, dia após dia, seduzia e atormentava o pobre Sansão. E ele, distraído e extremamente angustiado, acabou cedendo: “Então, Dalila fez dormir Sansão”. Sono fatal! “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (1 Tessalonicenses 5:6).

O vitorioso sobre um leão, o homem forte que fez prodígios não sabia como dominar sua língua (14:17 e 16:17). Tiago declara: “Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar” (cap. 3:7-8). Para isso precisamos da ajuda que Deus concede aos que O obedecem (1 João 3:22).

Que DEUS abençoe a todos.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

João 16.12

29 de Julho

"Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora." João 16.12

Como o Senhor gostaria de falar mais conosco! Como é grande o desejo do Senhor em compartilhar conosco os Seus planos! Mas muitas vezes Ele tem que se conter, como aqui no caso dos discípulos. Ele tinha coisas para lhes contar que só podiam ser entendidas por corações que haviam experimentado o Pentecoste. Conforme a medida da plenitude do Espírito, Ele nos transmite os mais profundos mistérios do Seu coração. Quando Ele lavou os pés dos discípulos, Pedro lhe perguntou: "Senhor, tu me lavas os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora, compreedê-lo-ás depois." Eis aqui a razão de você não conseguir entender muitas coisas das Sagradas Escrituras. Humilhe-se mais profundamente ainda. Esvazie-se ainda mais da sua própria natureza a fim de ficar ainda mais cheio do Espírito Santo, e assim, pelo mesmo Espírito, Ele poder lhe revelar as profundezas da divindade. "Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito, porque o Espírito a todas as cousas prescruta, até mesmo as profundezas de Deus."

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 3:22-24

Sexta-feira 29 Julho

Porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus

(Romanos 3:22-24).

ADVERTÊNCIAS SÉRIAS
Marcos trabalhava sobre o andaime. Havia somente duas semanas que começara seu aprendizado. Seu primeiro trabalho foi na torre vermelha de Jena (Alemanha). De repente, o responsável gritou: “Saiam todos daí!” Mas antes que Marcos pudesse alcançar um lugar seguro, a torre desabou. Três dias depois, acharam seu cadáver sob uma laje de sete toneladas. Por que Marcos e outros três operários tiveram de morrer assim?

Há mais de dois mil anos, em Jerusalém, a torre de Siloé também caiu. Naquela ocasião, o Senhor Jesus perguntou aos que O rodeavam: “E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?” Ele mesmo deu a resposta: “Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis” (Lucas 13:4-5).

Diante de Deus, todos os seres humanos, e não somente as vítimas de catástrofes, são pecadores e merecem o juízo divino. Todos igualmente necessitam da salvação que Ele oferece em virtude do sacrifício expiatório de Seu Filho na cruz. Todos têm de se arrepender de seus pecados, confessá-los com sinceridade a Deus e crer no Senhor Jesus como Salvador. Ou de outro modo estarão perdidos.

A morte inesperada de algumas pessoas serve como advertência para nós. Ninguém sabe de antemão em qual dia irá morrer. A eternidade pode chegar repentinamente e não dar tempo para encontrar um “lugar seguro”, um abrigo contra a ira de Deus sobre os que rejeitaram Seu Filho.

O tempo que você tem para se converter é agora!

Que DEUS abençoe a todos.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Salmo 39.12

28 de Julho

"Ouve, Senhor, a minha oração, escuta-me quando grito por socorro; não te emudeças à vista de minhas lágrimas." Salmo 39.12

O silêncio de Deus em nossa vida pode ter vários motivos. Por exemplo, se apesar da nossa oração não queremos admitir toda a verdade: "Jesus, porém, guardou silêncio." O sumo sacerdote, que interrogou a Jesus, queria admitir a mentira, e não reconhecer a Jesus mesmo como "a verdade". Preferiram procurar falso testemunho contra Ele. O problema de muitos crentes é que, na verdade, eles oram invocando a Deus para pedir-Lhe ajuda, dizendo como gostariam de ser santificados, mas mesmo assim ainda não estão dispostos a obedecer àquilo que o Senhor lhes mostra acerca de suas vidas interiores. É nesse ponto que o Senhor silencia, e Seu silêncio é a mais profunda resposta.

Um outro motivo é quando Ele não tem mais muito a nos dizer: "E de muitos modos o interrogava; Jesus, porém, nada lhe respondia." O rei Herodes pensava que como rei poderia começar uma interessante discussão com o Rei dos reis. Mas Jesus não lhe respondeu nada. Por que não? Porque Herodes não se preocupou com um encontro de coração com Jesus. Este é o motivo por que você também não recebe resposta. Você procura os milagres do Senhor ou a pessoa do Senhor? Quer a ajuda ou o Ajudador?

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 1:7

Quinta-feira 28 Julho

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo

(1 Pedro 1:7).

O BRILHO DO DIAMANTE
Para distinguir um diamante verdadeiro de um falso, um joalheiro fez a seguinte prova: “Uma imitação nunca é tão brilhante como a pedra autêntica. Se o seu olho não está suficientemente experimentado para perceber a diferença, basta colocar a pedra na água. O brilho do diamante falso se ofusca; o verdadeiro não perde nada de seu brilho.”

Deus nos criou para Ele, para que O honremos. Nós nos desviamos, porém Ele nos salvou. Cada crente nascido de novo recebeu a vida do Senhor Jesus para poder segui-Lo e imitá-Lo. Assim, pois, podemos fazer brilhar alguns reflexos de Sua formosura moral, alguns traços de Seu caráter: amor, justiça, paciência, confiança, obediência… Somente os que vivem essa nova vida pelo poder do Espírito Santo são de fato reconhecidos por Deus. Infelizmente, às vezes em nossa vida é acrescentado algo falso, imitações baratas do que é divino. Deus vê isso, como o joalheiro que identifica o diamante verdadeiro. Para nos provar, coloca a pedra na água, ou seja, permite circunstâncias difíceis.

Nas dificuldades temos de estar atentos para ver qual é o objetivo de Deus. Sua Palavra nos esclarecerá para que saibamos o que não vem dEle. Consideremos os obstáculos em nosso caminho sob outra perspectiva. Nosso Pai permite isso para nosso crescimento espiritual e para que o reflexo da vida do Senhor Jesus seja visto por todos em nós.

Que DEUS abençoe a todos.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

João 6.5

27 de Julho

"Então Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar de comer?" João 6.5

Podemos tomar a alimentação dos cinco mil como uma representação da tarefa dos filhos de Deus em todo o mundo. É como que se o Senhor quisesse manifestar Sua santa vontade por meio desse maravilhoso procedimento: "...dai-lhes vós mesmos de comer." Há três elementos na alimentação dos cinco mil.

Primeiro, o pão. Por meio da maravilhosa multiplicação dos pães, vemos que Jesus, como Pão da vida, é suficiente para milhares, milhões, para um incontável número de pessoas. Ele mesmo o diz: "...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."

Em segundo lugar, os famintos, os cinco mil. Com esses relacionamos os cinco continentes. O mundo tem fome da verdadeira mensagem do Evangelho.

O terceiro elemento são os instrumentos, os discípulos que tomaram o pão das mãos de Jesus e o deram aos famintos. Só aquilo que recebemos das mãos de Jesus e repartimos é que satisfaz a fome das pessoas famintas. Somente aquilo que Jesus tem e o que Ele é pode satisfazer a mais profunda fome da alma de uma pessoa.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Timóteo 1:15-16

Quarta-feira 27 Julho

Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna

(1 Timóteo 1:15-16).

DEUS ME PROCURAVA
“Minha mãe orava muito para que eu me tornasse cristão. Contudo, desde os meus primeiros anos de estudante, rejeitei o cristianismo ao ponto de vender a Bíblia que ela me deu para comprar bebida. Na verdade, esse livro me incomodava. Minha vida sem Deus fazia de mim um homem sem limites para nada, embora fosse respeitado como profissional. Como médico residente, vi toda espécie de miséria. Certo dia, um pedreiro deu entrada no hospital durante meu plantão. Seu estado era grave e ele sabia disso. Mas a proximidade da morte não parecia incomodá-lo. A expressão tranqüila do rosto daquele homem me marcou. Como não tinha familiares, quando morreu, em minha presença examinaram seus poucos pertences que estavam em uma pequena mala. Entre eles havia uma Bíblia. Que surpresa quando vi que era a mesma que minha mãe havia me dado! Meu nome estava escrito lá, bem como um versículo que ela escolhera. Pedi e o livro me foi entregue. A julgar pelo número de versículos sublinhados, seu último dono a lera bastante. Eu fiquei muito agitado. Entendi que Deus me procurava. Não descansei até que recebi o Senhor Jesus como meu Salvador.

Essa Bíblia passou a ser um tesouro para mim; ela lembrava minha mãe e, acima de tudo, era um testemunho da graça do Bom Pastor.”

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 26:8; Mateus 1:21

Terça-feira 26 Julho

Senhor, te esperamos; no teu nome e na tua memória está o desejo da nossa alma. Chamarás o seu nome JESUS

(Isaías 26:8; Mateus 1:21).

EU SOU JESUS
O que significa o nome de Jesus para você? O de um grande homem, e nada mais? Talvez o de um Messias, um homem que veio enviado de Deus? Só há duas possibilidades: ou Jesus é só um homem e o cristianismo uma religião entre tantas outras; ou Jesus é mais que um homem, e, neste caso, Ele é o caminho para Deus. Não podemos nos contentar com suposições ou opiniões a esse respeito. É necessário que nos informemos, lendo a Bíblia com cuidado e imparcialidade.

Nós, cristãos, cremos que o Senhor Jesus é o Filho de Deus. Na glória, onde estava desde a eternidade, o Filho de Deus não tinha nome de homem. Porém, ao ser “manifestado na carne”, recebeu um. Um anjo disse a José: “Maria… dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus” (Mateus 1:20-21). É um nome “mais excelente” que o de anjos (Hebreus 1:4), um nome “sobre todo nome” (Filipenses 2:9), um nome “maravilhoso” (Juízes 13:18). Para os que crêem é um “ungüento derramado” (Cantares 1:3), um nome amado.

Na glória, o Filho de Deus continuou com o nome Jesus. Quando Saulo de Tarso se encontrou com Ele no caminho de Damasco perguntou: “Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus” (Atos 9:5). Chegará o dia no qual todo joelho se dobrará e todos reconhecerão que Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2:10-11).

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 15.6

26 de Julho

"...Para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 15.6

Este é o segredo da oração vitoriosa. Louvor e ação de graças é a expressão máxima da fé. Por que você não pode louvar e dar graças vitoriosamente? Porque não crê. Mas por que você não pode crer? Jesus dá a resposta: "Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros?" Atente para a palavrinha "concordemente", pois o louvor e as ações de graças resultaram em um grande avivamento. Mas como surge essa união? Tomamos em consideração a séria exortação: "Portanto acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus." Aqui está a conclusão, bem na nossa frente. Você não tem nada de que se orgulhar, porque sua fé poderosa e suas abençoadas experiências são apenas graça de Deus. Segundo a carne, você é corrupto por natureza, mas justamente por Jesus ter aceito você nesse estado corrupto e perdido é que você deve aceitar o próximo! Mas não o faça apenas por cortesia ou delicadeza exterior, e, sim, com verdadeira sinceridade de coração, com o mesmo carinho com que Jesus veio e vem ao seu encontro. Esse critério inclui pura e simplesmente tudo o que Deus pede de nós: aceitar o outro assim como Cristo nos aceitou por meio da entrega da Sua própria vida por nós.

Que DEUS abençoe a todos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Jeremias 17:9-10

Segunda-feira 25 Julho

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações

(Jeremias 17:9-10).

DEUS PODE MUDAR TUDO
“Os homens não são bons.” Essa é uma declaração de um dos personagens do famoso escritor Marcel Pagnol.

Essa triste constatação concorda com o que Deus já disse desde o princípio nas Escrituras: “Toda a imaginação dos pensamentos de seu coração [do coração humano] era só má continuamente” (Gênesis 6:5). “Não há um justo, nem um sequer… não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:10; 22-23).

Observemos o que acontece ao nosso redor… e dentro de nós. Não precisa de muito tempo nem de muita reflexão para concluir que o ser humano não é bom e que o normal não é viver em paz. Portanto, temos de abandonar a doce ilusão de pensarmos que com boas obras e boas intenções este mundo virará o paraíso.

Você sabia que Deus não quer melhorar o homem? Ele deseja comunicar às Suas criaturas uma nova vida, a vida que está nEle mesmo, mediante o novo nascimento. “Necessário vos é nascer de novo”, afirmou o Senhor Jesus em João 3:7. Como se pode experimentar isso? Recebendo a Cristo como Salvador pessoal, crendo em seu coração que Ele morreu pelos pecados que você cometeu e convidando o Senhor a transformar sua vida. Porque “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:12-13). Nascer de Deus muda toda a perspectiva da existência humana!

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 15.1

25 de Julho

"Ora, nós que somos fortes, devemos suportar as debilidades dos fracos, e não agradar-nos a nós mesmos." Romanos 15.1

Eu até imagino que você seja forte espiritualmente, que, ao contrário dos outros, você experimentou o Senhor "de maneira especial", que a sua fé e o seu conhecimento superam o dos outros irmãos, mas você quer se tornar como Jesus? Aquele que realmente cresce no conhecimento do Senhor, diminui na sua própria maneira de ser. A autenticidade da sua fé robusta se mostra na sua capacidade de suportar os fracos. Jesus diz: "...aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração." Entenda corretamente: Jesus não era orgulhoso da Sua humildade. A humildade, e não a presunção era a profunda raiz da Sua natureza. E você, como é o seu caso? Talvez a sua aparente humildade religiosa seja apenas uma fina camada que recobre sua natureza vaidosa. Mas como é que você pode se tornar semelhante a Jesus? Unicamente pela Palavra de Deus, que foi escrita para nosso ensino, com validade eterna. Ali aprendemos "a paciência e a perseverança" do Senhor Jesus. Ele viveu na Palavra e da Palavra. Você procura paciência e consolo nas suas tribulações? Aqui está a fonte: a Palavra de Deus escrita!

Que DEUS abençoe a todos.

domingo, 24 de julho de 2011

1 Coríntios 1.27

24 de Julho

"Pelo contrário, Deus escolheu as cousas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as cousas fracas do mundo para envergonhar as fortes." 1 Coríntios 1.27

Você é culto? Estudou muito? Seus filhos freqüentaram escolas superiores? Mas por que será que você é presunçoso por causa disso? Por que sua instrução leva você a um orgulho próprio tão repugnante? Por que seus filhos, pelos quais gastou muito dinheiro para que estudassem, não querem saber mais nada do Evangelho? Será que não foi porque você procurou o sucesso e não a bênção, preferindo a honra dos homens em vez da que vem do Senhor? Você está abarrotado de sabedoria humana, mas não tem a sabedoria divina que transforma corações humanos. Onde você pode conseguir essa sabedoria? A Palavra de Deus lhe dá a resposta: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência." Você não encontra essa sabedoria em livros, você não pode estudar esse "conhecer e temer o Santo de Deus". Não, essa bênção divina, ao invés do sucesso humano, você encontra na renúncia da sua velha natureza, junto do crucificado no Calvário. Somente ali você encontra a eterna sabedoria de Deus em Jesus Cristo, nosso Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 1:11

Domingo 24 Julho

Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir

(Atos 1:11).

O CRISTO “RECEBIDO”
Ao meditarmos na ascensão de Cristo, em primeiro lugar percebemos o maravilhoso equilíbrio das Escrituras. O mesmo versículo que confirma a humanidade de Cristo pelo fato dEle ter sido “recebido” no céu (Marcos 16:19) também demonstra Sua grandeza, pois Ele “assentou-se à direita de Deus”. O verbo traduzido como recebido é usado mais quatro vezes no Novo Testamento para indicar como o Senhor Jesus foi “recebido” ou “elevado”. Está na voz passiva, demonstrando o que Deus fez pelo Homem Jesus Cristo. No grego está também no tempo aoristo, que enfatiza algo com resultados duradouros.

1. “Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera” (Atos 1:2).

2. “Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Atos 1:11).

3. “Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição” (Atos 1:22).

4. “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória” (1 Timóteo 3:16).

O mesmo verbo é usado uma vez mais, em referência ao vaso que Pedro viu descer do céu e subir novamente (Atos 10:16). Isso simboliza a origem e o destino celestiais da Igreja, associada com o Cristo glorificado, “Aquele que vem do céu é sobre todos” (João 3:31).

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 107:15-16

Sábado 23 Julho

Louvem ao Senhor… pois quebrou as portas de bronze e despedaçou os ferrolhos de ferro

(Salmo 107:15-16).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 16:1-12)
Sansão foi um homem de grandes contrastes. Fisicamente era muito forte; moralmente era fraco, disposto a satisfazer todos os próprios caprichos. Exteriormente era separado para o Senhor; seus cabelos longos mostravam isso. Porém, no íntimo, seu coração era dividido. A prova disso era que ele amava os inimigos de seu povo. Devemos perguntar a nós mesmos se nossa vida exterior reflete a condição de nosso coração. As vitórias visíveis não têm tanto valor para Deus quanto as vitórias secretas sobre nossos desejos. A obediência exterior precisa estar alinhada com aquilo que existe em nosso coração.

Devemos alegrar-nos por achar em nossa leitura de hoje uma figura do Senhor Jesus que “arrombou as portas de bronze e quebrou as trancas de ferro” (Salmo 107:16). A cena de Sansão arrancando as portas de Gaza e levando-as para longe sobre seus poderosos ombros nos faz pensar em Cristo. Ele quebrou as cadeias da morte e livrou “todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida” (Hebreus 2:15). Agora Ele está vivo, pois foi ressuscitado dos mortos e tem as “chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1:18).

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 53.3

23 de Julho

"Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso." Isaías 53.3

Quando contemplamos a atuação de Jesus, vemos como Ele rejeitou decididamente o caminho do sucesso. Seus milagres foram grandes bênçãos na vida das pessoas, mas Ele insistia que não contassem o fato a outros para que a bênção não degenerasse em sucesso. Bênção é algo divino, sucesso é humano. A bênção permanece, o sucesso desaparece. Você teve sucesso no seu negócio, pôde juntar fortuna, construiu casas? E por que o seu coração é tão frio? Porque na verdade teve sucesso, mas não teve bênção. Teve sucesso nos seus esforços morais? É uma "pessoa correta" que não faz mal a ninguém? Então certamente você é uma pessoa bem vista pelos outros, mas não por Deus. Pois Sua Palavra diz: "...todas as nossas justiças [são] como trapo da imundícia." A nossa justiça desaparece como neve ao sol, mas a justiça que vale diante de Deus permanece eternamente. Você tem sucesso ou bênção? Sua justiça é seu piedoso "eu" diante de Deus, ou Jesus Cristo que verteu Seu sangue por você é sua justiça?

Que DEUS abençoe a todos.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

1 Timóteo 1:15

Sexta-feira 22 Julho

Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal

(1 Timóteo 1:15).

SALVA
O tempo estava quente e seco naquele meio-dia de verão. Atravessei o parque da cidade em minha bicicleta. De repente, parei perplexo. Debaixo de uma árvore estava uma tartaruga marinha. Como ela tinha chegado ali, tão longe? O tanque onde ela vivia ficava do outro lado do parque. Nessa perigosa situação, a tartaruga procurava se mover em direção à água salvadora, mas todos os esforços dela eram inúteis. O peso de sua carapaça era muito grande e suas patas muito frágeis.

Enquanto a observava, uma compassiva senhora exclamou: – Pobre animal, com esse calor vai morrer!

– Veja como tenta sair dessa situação! Não há esperança, sem ajuda ela está perdida, eu falei.

Com cuidado, levantei a tartaruga, a levei ao tanque e a coloquei na água. Em seguida, ela mergulhou e se afastou andando.

Eu a salvei da morte, porque nos aproximamos e a ajudamos. Deus age exatamente assim conosco. Todos os esforços humanos são inúteis. Jesus Cristo veio ao mundo para nos salvar, porque o peso dos nossos pecados eram esmagadores, e nossas “boas obras” eram – e são – frágeis demais para nos garantir a salvação.

“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios… Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:6 e 8).

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 4.38

22 de Julho

"E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertam e lhe dizem: Mestre, não te importa que pereçamos!" Marcos 4.38

Esta tempestade é uma ilustração clara da tempestade que ruge na vida de cada crente, entre o ouvir e o experimentar da Palavra de Deus. O caminho que leva da teoria à experiência da vitória se chama fé, também durante uma viagem turbulenta. Mas atente para o fato de a tormenta começar exatamente quando Jesus se encontra a bordo! Justamente por Ele estar a bordo é que vem esse tufão assustador. Mas, por outro lado, Ele é a garantia de que não vamos afundar! Existem vendavais negativos e positivos. Muitas vezes é a ira de Satanás que nos sacode por dentro e por fora; mas, outras vezes, eles provêm de Deus, que nos prova se permanecemos firmes nEle pela fé. Mas a tempestade que os discípulos experimentaram provocou uma situação perigosa, pois as ondas não só bateram contra o navio, mas também o inundaram: "...de modo que o mesmo já estava a encher-se de água." Já é uma grande provação quando as ondas começam a bramir ao redor de nós. Mas quando "o barco", a nossa alma, é alcançado, realmente estamos em apuros. Porém, nestas horas Jesus está bem perto de nós! Está escrito: "E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro."

Que DEUS abençoe a todos.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Eclesiastes 1:3; 1 Coríntios 15:58

Quinta-feira 21 Julho

Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?

Sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor

(Eclesiastes 1:3; 1 Coríntios 15:58).

A MURALHA DA CHINA
A Grande Muralha da China, com nove metros de altura e oito de largura, se estende ao longo de cerca de 3.000 km. Segundo os astrônomos, é a única obra construída pelo homem que pode ser vista da Lua. Edificada há mais ou menos 2.300 anos e restaurada há 600, precisou de um número impressionante de trabalhadores que, segundo contam, morriam de esgotamento. Para que essa construção de dimensões colossais poderia servir? Ela nunca impediu a invasão de inimigos, como os imperadores pensavam! Então, foi um motivo de orgulho para o povo chinês? Até essa magnífica obra se encaixa na declaração do rei mais sábio da terra: “Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito”. E depois acrescenta: “Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar” (Eclesiastes 1:14: 3:14).

Quando o Senhor Jesus estava no mundo, dizia: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5:17). Qual era esse trabalho? Chamar todo ser humano ao arrependimento, salvá-lo da morte eterna para fazer dele uma pedra viva, parte de uma construção espiritual: a Igreja do Deus vivente. Esse edifício está sendo erigido há quase dois mil anos e continuará a ser até o retorno de Jesus Cristo. Esse será o único trabalho que permanecerá pela eternidade e que, algum dia, será admirado por todos os seres espirituais.

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 3.14

21 de Julho

"...Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3.14

Fidelidade perseverante em perseguir o alvo faz muita falta! Você também se deixou desviar do alvo que Deus estabeleceu para você? Quão insistentemente nos admoesta a carta aos Hebreus para não perdermos de vista o alvo: "Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos." O alvo sempre é Jesus! Devemos nos tornar cada vez mais semelhantes a Ele, estar cada vez mais unidos com Ele, e ser cada vez mais dominados por Seu Espírito. Como pode suceder isso? Por meio da oração, da santificação, do andar no caminho do Cordeiro. Justamente agora, nesta época, é muito válido o apelo: Não perca o alvo de vista! O Senhor voltará! Deixe-se purificar de alvos materiais e egoístas. Porventura você não se perdeu no desvio do pecado? Assim não se consegue mais ver claramente o alvo, que é Jesus.

Eu o exorto seriamente se você de uma ou outra maneira se desviou do alvo: volte-se decididamente ao ponto onde começou a se desviar do caminho reto, volte à cruz, volte ao Crucificado. A noite do juízo desce sobre a nossa geração. Uma negra e paralisante nuvem parece ter baixado sobre a humanidade, roubando-lhe o senso de direção e o sentido da vida. Felizes aqueles que elegeram decididamente a Jesus como seu alvo!

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 4.35

21 de Julho

"Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem." Marcos 4.35

Enquanto de início ainda havia outros barcos perto deles, finalmente os discípulos ficaram sozinhos – sozinhos com Jesus. Então se levantou uma grande tempestade. Dentro de uma perspectiva profética, esta é uma ilustração do tempo do fim no qual se encontram os filhos de Deus nos dias atuais. Os discípulos viveram essas horas perigosas entre pregação e aparição do reino de Deus. Pois somente em Marcos 5, "à outra margem do mar", vemos a aparição deste reino, quando legiões de espíritos tiveram que desaparecer com grande alarido como um raio quando Jesus se aproximou. Que quadro maravilhoso! Ainda temos a tarefa de anunciar o reino de Deus e a vinda de Jesus. Ele estabelecerá Seu reino de paz – sem demora se tornará visível. Os poderes das trevas que agora ainda prendem milhões de pessoas têm de desaparecer como um raio quando Ele vier. Eu creio que hoje nos encontramos num período de transição. Ainda proclamamos que Jesus em breve vem, mas mesmo assim Ele ainda não veio. Em vez disso há temporal, as ondas se levantam, o barco da Igreja de Jesus está em perigo. Feliz daquele que, em meio a todas as tempestades, está consciente da presença de Jesus Cristo!

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 15:13

Quarta-feira 20 Julho

Não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam

(Romanos 3:22-23; 10:12).

NÃO HÁ DIFERENÇA
– Não consigo entender. Como pode uma pessoa que se esforçou para viver honestamente não entrar mais facilmente no céu que outra que viveu em libertinagem? Como a Bíblia pode dizer que não há diferença?, me perguntou uma senhora.

– Vou explicar por meio de uma comparação. Nós dois queremos visitar um museu. A entrada custa, digamos, cinco reais. Você tem dois reais e eu não tenho nenhum centavo. Quem de nós dois poderia entrar no museu?

– Nem eu nem você, disse ela.

– Certo! Portanto, não existe diferença entre nós. Mas se alguém pagar nossas entradas, ambos poderemos visitar o museu. Ocorre o mesmo com a entrada no céu. O homem honrado, talvez até religioso, o que faz tudo correto, não alcançará a glória e a santidade de Deus de modo mais fácil que outro que tenha vivido dissolutamente (Lucas 15:13).

É necessário tanto para o primeiro quanto para o segundo que outra pessoa pague a entrada. E, sendo assim, desaparece qualquer diferença entre o que tem um pouco mais de dinheiro e o que não tem nada. “Um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.” O único meio para ser salvo é aceitar a graça que Deus nos oferece mediante a obra de Seu Filho Jesus Cristo. “A redenção da sua alma é caríssima” (Salmo 49:8). O preço foi estabelecido pelo próprio Deus e é indiscutível. Não há possibilidade de barganha ou desconto. Ele determinou que Cristo teria de morrer pelos nossos pecados e assim é. O céu, a salvação, é pela graça “por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

Que DEUS abençoe a todos.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Colossenses 1.16

19 de Julho

"...Pois nele foram criadas todas as cousas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele." Colossenses 1.16

Através de todo o Antigo Testamento transparece a vontade de Deus de revelar o Filho como Salvador. Mas Moisés certamente foi o primeiro homem a quem o Senhor pôde revelar seu maior desejo até nos mínimos detalhes, ou seja, o sacrifício do Seu Filho amado. É profundamente comovedor quando o Senhor fala a Moisés sobre o "sangue do meu sacrifício". Como seria bom se finalmente pudéssemos compreender qual o maior interesse de Deus para conosco! O mesmo que aconteceu com Moisés outrora Deus quer para nós: Ele quer revelar o Cordeiro em e através de nós. Essa era a glória que Moisés refletia. Jesus foi o Cordeiro, o templo, o caminho, o sacrifício e o sacerdote ao mesmo tempo: "...a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada." O maior interesse de Deus é a revelação de Jesus Cristo. Cristo é tudo em todos, na criação do Universo e individualmente em cada um. Deus criou o homem à Sua semelhança: "...para serem conformes à imagem de seu Filho."

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 16:15-16

Terça-feira 19 Julho

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado

(Marcos 16:15-16).

QUE O MUNDO INTEIRO OUÇA
O famoso violinista austríaco Fritz Kreisler (1875-1962) ganhava muito dinheiro com seus concertos, mas gastava a maior parte dele. Em uma de suas viagens, descobriu um violino muito especial, mas como não tinha dinheiro não pôde comprá-lo. Quando conseguiu juntar o montante, foi ao vendedor com a esperança de adquirir o maravilhoso instrumento. Para sua grande decepção, foi informado de que o violino tinha sido vendido para um colecionador.

Kreisler procurou o novo dono e fez uma proposta pelo violino, que foi recusada. Desiludido, estava a ponto de ir embora quando lhe ocorreu uma idéia. – Você me permitiria tocar uma vez esse instrumento antes de condená-lo ao silêncio? O proprietário consentiu. O grande artista encheu o ambiente com tão fantástica música que o colecionador ficou profundamente comovido e exclamou: – Não tenho o direito de guardar esse violino para mim. Ele é seu, senhor Kreisler, leve-o, e que muitas pessoas tenham a oportunidade de ouvi-lo.

Para um pecador arrependido, que desfruta de sua salvação, o Evangelho é a música celestial. Não temos o direito de guardá-lo para nós mesmos. O Senhor Jesus disse que devemos ir a todo o mundo e pregar o Evangelho. Muitos necessitam ouvir a melodia da salvação.

“E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10:14).

Que DEUS abençoe a todos.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Êxodo 32.32

18 de Julho

"Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste." Êxodo 32.32

A face de Moisés brilhava porque ele havia falado com Deus. O que Moisés falou com o Senhor? Ele teria tido motivos suficientes para se queixar do quanto era fraco e do quanto ele necessitava do poder e da ajuda do Senhor para sua tarefa. Mas não ouvimos nenhuma palavra sobre isso. Sua oração não se referia ao seu próprio "eu". Pelo contrário, ele estava disposto a ser exterminado. Como mediador do povo, ele é uma ilustração do nosso grande Mediador, Jesus Cristo. Moisés fora liberto da esfera dos interesses próprios e da própria vida. Ele zelava unicamente pela honra do Senhor, que era infinitamente mais preciosa para ele do que todas as outras coisas. Mas Moisés passou a refletir mais ainda a glória do Senhor porque o Senhor havia falado com Ele. Ele lhe mostrou o caminho por meio do sangue do Substituto; este caminho que conduz o pecador ao coração de Deus! Deus lhe revelou o Sacrifício e o Sacerdote. Não é em vão que o Senhor fala tanto disso, pois, desde a eternidade, Deus, o Pai, em Seu imenso amor planejou a salvação por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo. Ele foi sacrifício e sacerdote ao mesmo tempo. Aqui conseguimos imaginar um pouco da ânsia do Senhor em revelar a alguém o maravilhoso mistério da salvação, mistério esse que até os anjos anseiam ver.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 5:12; João 5:24

Segunda-feira 18 Julho

A morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida

(Romanos 5:12; João 5:24).

TRÊS PALAVRAS PARA UMA OBRA DE ARTE
“Dê-me apenas três palavras e comporei um poema”, dizia Píndaro (521-441 a.C.), poeta grego da antiguidade. E, de fato, a partir de três palavras conseguia compor uma verdadeira obra de arte. Mas o que esse gênio poderia fazer com as três palavras mais sinistras que resumem o destino humano: pecado – miséria – morte?

O pecado, enfermidade moral contraída antes de nascer, conduz o homem à miséria em sua relação com Deus, a quem quer ignorar; com seus semelhantes, sempre em conflito, e, por fim, consigo mesmo. Tal doença é incurável, e termina em morte e juízo eterno.

Essas três palavras são um desafio que somente Deus pode aceitar. A resposta divina – uma obra de arte sem par – também está em três palavras: Salvador – amor – vida.

Deus enviou o Salvador à criatura perdida na miséria. Cristo veio ao encontro do pecador, como o pastor da parábola, até encontrá-lo e levá-lo de volta para casa (Lucas 15:4-7).

Ao homem em rebelião contra Ele, Deus mostrou o Seu amor, entregando Seu Filho unigênito. Ao homem mortal e condenado à miséria eterna, Deus prometeu a vida eterna. Deus deu o Seu Filho “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Que DEUS abençoe a todos.

domingo, 17 de julho de 2011

Hebreus 2:10

Domingo 17 Julho

Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles

(Hebreus 2:10).

O BOM PRAZER DE DEUS (3)
Pela fé contemplamos além de todo o fracasso humano e vemos o dia que está se aproximando, no qual, como resultado de tudo o que Cristo é e fez, nós, os redimidos, seremos semelhantes a Cristo e viveremos com Ele. Então as palavras do profeta se cumprirão: “Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito” (Isaías 53:11). Que dia de triunfo será o dia em que, finalmente, todo o Seu povo estará reunido na casa do Pai, quando cada pegada da jornada no deserto ficará para trás, quando os redimidos serão apresentados gloriosos a Cristo, sem mancha nem ruga, mas santos e irrepreensíveis. Nosso Senhor Se levantará e dirá: “Estou satisfeito”, e o bom prazer de Deus prosperará. Então seremos “segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Efésios 1:5-6).

Esse é o eterno prazer de Deus no tocante a Cristo e Seu povo. Por enquanto, ainda a caminho da glória, Deus está operando em nós “tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13). O bom prazer de Deus é também que agora mesmo o Seu povo desfrute de tudo o que Ele tem proposto para eles. Seu prazer é que “quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4:22-24). E também que sejamos Suas testemunhas, brilhando como luzes em um mundo de trevas, proclamando a palavra da vida neste reino da morte.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 34.29

17 de Julho

"Quando desceu Moisés do monte Sinai, tendo nas mãos as duas tábuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, não sabia Moisés que a pele do seu rosto resplandecia, depois de haver Deus falado com ele." Êxodo 34.29

A piedade inconsciente é algo maravilhoso. Ela é o irromper do esplendor da glória de Deus em uma vida humana. E esse esplendor é irradiado inconscientemente, porque é uma obra do Espírito Santo; não é o "eu" disfarçado religiosamente se tornando perceptível.

Qual é o alvo da nossa santificação pessoal? O alvo de Moisés era o Senhor. Vivendo na presença do Senhor, ele irradiava a glória de Deus. Sua face brilhava porque ele permanecia persistentemente na presença de Deus. "...E lá permaneceu quarenta dias e quarenta noites." Poderia-se dizer: "Este homem realmente tomou tempo para ter comunhão com Deus." Mas é muito mais admirável a imensidão de tempo que o Senhor toma a fim de revelar Sua glória e Seus pensamentos a cada pessoa individualmente, a cada um que, como Moisés, anseia por isso. Sem dúvida, Moisés seria o primeiro a ter motivo para ficar nervoso e dizer: "Não tenho tempo, pois milhares de pessoas esperam por mim." Mas ele perseverou na presença do Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Zacarias 1.3

16 de Julho

"Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos." Zacarias 1.3

Na vida dos cristãos existe o risco de uma trágica e funesta mudança de rumo que os faz se desviar do melhor que Deus deseja lhes dar. Salomão deu meia-volta no caminho da obediência ao Senhor, e o Senhor tomou dele o reinado. Himeneu e Alexandre voltaram atrás no caminho da fé viva, tornaram-se blasfemadores e foram entregues a Satanás. A Igreja de Jesus corre o perigo de se desviar do caminho do Cordeiro, pois deixando o primeiro amor, e não se arrependendo, seu candeeiro será removido. O Senhor chama constante e insistentemente para que retornemos a Ele, para que mudemos e corrijamos o rumo em que nos encontramos. Ele toca suavemente em nosso coração: "Convertei-vos, pois, ó filhos de Israel, àquele de quem tanto vos afastastes." Ele o faz lamentando: "Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; se é concitado a dirigir-se acima, ninguém o faz." Ele nos chama a retornarmos para Ele e o faz perdoando: "Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi." Ele também chama e inclui uma promessa: "Tornai-vos para mim... e eu me tornarei para vós outros." Nesse contexto, só faz sentido orarmos ao Senhor: "Volta-te, Senhor!" se estivermos realmente dispostos a retornar para Ele!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 10:4

Sábado 16 Julho

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas

(2 Coríntios 10:4).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 15:9-20)
Israel chegou ao ponto mais baixo. Eles não estavam apenas sofrendo sob a dominação dos filisteus, mas estavam constrangidos com a pessoa que Deus enviara para libertá-los. Os homens de Judá estavam prontos para amarrar Sansão e livrar-se dele. “Não sabias tu que os filisteus dominam sobre nós?” Isso é o mesmo que dizer: “Nós estamos satisfeitos do jeito que estamos. Por que você teve de nos trazer problemas?”

No entanto, que oportunidade esse momento representou para Sansão! Ele arrebentou as cordas novas e sozinho obteve uma retumbante vitória. Como a aguilhada de bois de Sangar (3:31), a queixada de jumento é uma arma desprezível. Ela enfatiza que a vitória vem somente do Senhor.

Sansão teve a experiência de, após a batalha, necessitar da água que Deus dá. Em resposta à oração dele, o Senhor fendeu uma cavidade, que sempre nos remete a Cristo (1 Coríntios 10:4). Da mesma maneira, se Lhe pedirmos, Deus nos dará os eternos e inesgotáveis recursos de Sua Palavra que o Espírito Santo usa para satisfazer nossas necessidades.

A vitória sobre o leão tinha providenciado comida a Sansão; depois dessa vitória, Deus lhe dá algo para beber. A vitória que o Senhor nos dá, quando esperamos Nele, é sempre um tempo de encontrar alívio e fortalecimento para nossa alma e de desfrutar o Seu amor (João 4:34).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 6:2; Romanos 5:10

Sexta-feira 15 Julho

Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.

Nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho

(2 Coríntios 6:2; Romanos 5:10).

UMA GRAÇA INCOMPREENSÍVEL
Certo crente chamado Son vivia com sua família em Soon-Chun, Coréia. No ano de 1948, durante um motim na cidade, policiais e políticos foram fuzilados, e igualmente alguns cristãos. Os dois filhos cristãos de Son foram presos. Quando o primogênito estava prestes a ser executado, o mais novo se ofereceu para morrer no lugar do irmão.

– Matem-no também!, ordenou o chefe do motim. Assim morreram ambos.

Logo depois, a ordem foi restabelecida em Soon-Chun e os que haviam participado da rebelião foram perseguidos e presos. Entre eles estava Chaisun, um jovem que cooperou na execução dos filhos do crente. Por esse motivo foi condenado à pena capital.

Ao saber do veredicto, Son enviou sua filha ao oficial responsável com a seguinte mensagem: “Meu pai suplica encarecidamente que não mate nem faça nenhum mal ao jovem que executou meus irmãos. E lhe pede que o senhor permita que ele seja adotado por meu pai”.

O que Son pediu lhe foi concedido. Assim, o assassino Chaisun foi adotado pelo pai de suas vítimas e integrado à família. Para esse criminoso foi um presente inesperado e um perdão extraordinário.

Deus oferece esse mesmo dom a todo ser humano. Nós somos os responsáveis pela morte do Senhor Jesus, o Filho de Deus, pois Ele deu Sua vida na cruz por causa dos nossos pecados. E Deus ainda deseja nos perdoar e nos adotar como filhos Seus. O mais incompreensível é que a maioria dos criminosos, ou seja, a grande maioria das pessoas, recusa-se terminantemente a aceitar tal perdão!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 2.22-23

15 de Julho

"O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca, pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente." 1 Pedro 2.22-23

Na cruz do Calvário aconteceu a mais completa e inconcebível renúncia, cuja profundidade nunca conseguiremos sondar, pois foi quando os pecados de todas as pessoas de todos os tempos foram colocados sobre Jesus. Isso não aconteceu teórica ou simbolicamente, mas foi terrível e assustadora realidade: o castigo por todos os nossos pecados foi colocado sobre Aquele que não tinha pecado. Justamente ali vemos Aquele que ficou sem direitos, que foi injustiçado, tornando-se a perfeita justiça de Deus por nós. Que estranho mistério! Mas aqui se desenham perspectivas ainda mais gloriosas: enquanto vemos admirados as conseqüências da Sua renúncia e as bênçãos que abrangem o mundo todo, o Espírito Santo nos move a seguir o Cordeiro também nesse sentido. Entenda, se o Senhor lhe diz: "Sê tu uma bênção", isso quer dizer: assuma a natureza da renúncia de Jesus a tal ponto de estar em condições de testificar: "...como desconhecidos, e entretanto bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e contudo eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 2.8-9

14 de Julho

"...A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome." Filipenses 2.8-9

Em Belém e no Calvário vemos Jesus renunciando à Sua honra. Não se vê nenhuma majestade nem esplendor no bebê na manjedoura. Ele, diante de cuja palavra o Universo treme, Ele, que desde a eternidade é recebido com júbilo e adorado por incontáveis seres de luz, "a si mesmo se esvaziou." Mas justamente com isso o Senhor nos leva a cair de joelhos, e nos humilhamos no pó. Como Ele é grande e como é grandioso Seu ato de renunciar à majestade exterior! Não podemos fazer outra coisa do que adorá-lO de coração, porque na renúncia da Sua honra e da Sua majestade, reconhecemos Sua natureza, oculta até agora. Quando Jesus diz: "Eu sou", então Ele revela a Sua majestade interior. "...Não fazendo caso da ignomínia": você percebe a renúncia da Sua honra? Ele está pendurado ali, no madeiro ensangüentado, não somente em dores indizíveis, mas exposto ao público – uma vergonha terrível. Mas eis que, na entrega voluntária da Sua glória, dEle, do crucificado, irradia um brilho indescritível. Ele fez isso por você. Ele desceu da maior honra para a vergonha mais profunda, para que nós, eu e você, alcancemos honra eterna.

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 7:25

Quinta-feira 14 Julho

Estes [sinais], porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna

(João 20:31; 1 João 5:13).

BÍBLIA E FÉ
A fé não consiste em crer que minha salvação está assegurada por algo de bom que há em mim. Mas em receber a Palavra de Deus e acreditar que ela é verdadeira. Quando minha consciência me acusa de erros que cometi, posso, por meio da fé, confiar no Senhor Jesus que salva “perfeitamente os que por ele se chegam a Deus” (Hebreus 7:25).

Se nos opusermos, por pouco que seja, à autoridade da Bíblia, nossa fé não terá nenhuma base segura, pois esta se fundamenta unicamente sobre as Escrituras.

A fé está estreitamente ligada à Palavra de Deus, assim como os raios estão ligados ao sol que os emite. Por isso Deus declara por meio de Isaías: “Ouvi, e a vossa alma viverá” (55:3).

A Bíblia resiste à passagem dos séculos. Embora seus primeiros escritos tenham sido registrados há quatro mil anos, e os últimos, ao final do primeiro século de nossa era, a Palavra de Deus é o livro mais atual que existe. Sua mensagem atravessou o tempo, anunciando eventos presentes e futuros. “A palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada” (1 Pedro 1:25).

Que DEUS abençoe a todos.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

1 Coríntios 3.11

13 de Julho

"Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo." 1 Coríntios 3.11

Quem pode atingir a profunda renúncia de Jesus? Mesmo que você tenha sido humilhado profundamente, mesmo que sua humilhação o tenha levado às profundezas mais escuras, quando você tiver chegado ao ponto mais profundo, reconhecerá que Jesus foi humilhado muito mais. Em Belém e no Calvário vemos a renúncia do Senhor ao Seu poder: "Aquele que foi manifestado na carne."

Mas Jesus não era uma criatura, Ele era o próprio Criador! Ele não era um homem, Ele era Deus. Todos sabemos disso muito bem. Mas somente quando compreendemos em espírito a renúncia ao poder e a abnegação de Jesus, começamos a compreender o mistério da Sua vitória. O Calvário, onde Ele renunciou definitivamente ao poder que lhe cabia por direito, onde Ele foi crucificado em fraqueza, foi o lugar onde o Seu poder se manifestou mais gloriosamente. No Calvário, no maior desamparo, Ele nos trouxe a maior ajuda. Ali, totalmente vencido pelos Seus inimigos, Ele conquistou a maior vitória. Contemple o Cordeiro despojado do Seu poder! Ele, somente Ele, é a nossa fonte de poder!

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 1:18; João 6:39-40

Quarta-feira 13 Julho

[Jesus disse:] Fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre.

E a vontade do Pai que me enviou é esta:… Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia

(Apocalipse 1:18; João 6:39-40).

DA VIDA À MORTE OU DA MORTE À VIDA
Quando alguém morre, toda a sua capacidade de se comunicar cessa. Os que morreram já não podem falar do que pôs fim à vida deles neste mundo; não se conhece ninguém que possa afirmar: “Fui morto”. Passar da vida para a morte é nosso destino, mas passar da morte para a vida é um conceito que supera a compreensão humana.

Contudo, depois de Sua ressurreição, o Senhor Jesus falou dessa maneira ao Se dirigir a João. Essa simples frase proclama a vitória que Ele obteve sobre a morte e a sepultura; ambas não O puderam reter. Triunfou sobre elas!

A segunda declaração é tão extraordinária quanto a primeira. Nenhum ser humano pode afirmar que vive pelos séculos dos séculos, ou seja, eternamente. Todos sabemos que mais cedo ou mais tarde nossa vida irá acabar. Porém com essas palavras o Senhor Jesus declara que venceu a morte para sempre.

O que ultrapassa nosso entendimento é o fato do Senhor Jesus associar essa vida de ressurreição aos que se arrependem e confiam nEle. E quem são tais pessoas? Homens e mulheres que possuem o mesmo coração dos que O crucificaram. Esse é um milagre da graça! Ele salva gente como você e eu, e deposita dentro de nós uma vida que não encontra paralelo naquilo que o ser humano conhece.

Que DEUS abençoe a todos.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Salmo 43.5

12 de Julho

"Por que estás abatida, ó minha alma? por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." Salmo 43.5

Você está inquieto, estressado? As palavras "não tenho tempo" são como chicotadas do diabo. A pressa abre para muitos uma sepultura prematura. "Não tenho tempo" – apesar de todos os meios modernos que nos ajudam a ser mais rápidos no trânsito e no trabalho, apesar das muitas facilidades que não existiam antigamente. Muitos estão presos por esse espírito da pressa. Mas Jesus também venceu esse espírito! Como você pode ser liberto disso? Não por meio de maiores esforços, mas por meio de mais oração. Quando você se colocar de joelhos, o Senhor lhe mostrará na Sua Palavra o caminho para libertação desse espírito da pressa. O nervosismo é uma conseqüência da pressa. Provérbios 14.30 diz: "O ânimo sereno é a vida do corpo."

Por que o seu coração está tão inquieto, tão nervoso? Não é porque você não consegue realizar os muitos trabalhos que esperam para serem feitos, também não porque as preocupações são demasiadamente grandes, mas porque você não confia no Senhor. Inquietação interior é falta de fé. Mas, invertendo a situação, você pode ter um coração sereno mesmo no meio de grande volume de trabalho se seu coração descansar em Jesus Cristo!

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 5:3; 27:4

Terça-feira 12 Julho

Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.

Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida

(Salmo 5:3; 27:4).

ESPERAR E BUSCAR
Deus escuta as orações e as responde. Porém, em Sua perfeita sabedoria, só nos dá o que for bom para nós, e não necessariamente o que pedimos. Se pedirmos o que não está de acordo com Sua vontade, Ele nos responderá de outra maneira, porém sempre tendo em vista o nosso bem.

Façamos como Davi, que pela manhã rogava a Deus por suas necessidades e esperava com paciência a resposta apropriada, sem permanecer inativo! Os crentes são chamados “colaboradores de Deus” e devem cumprir as tarefas que Ele lhes confiou, aguardando com fé e perseverança o que Deus decidirá para eles.

Assim não devemos estar passivos. Ele nos convida a buscar o que temos pedido. Sigamos, contudo, o exemplo do autor do Salmo 27. Ele pediu para ficar no templo do Senhor, e buscou isso. Peçamos sabedoria, e nos esforcemos por buscá-la, em particular por meio de uma atenta leitura da Bíblia. Supliquemos pelo ensino e crescimento da Igreja, mas procuremos edificar nossos irmãos. Roguemos pela salvação de nossos vizinhos, e aproveitemos as oportunidades para lhes falar sobre o Senhor Jesus.

A fé sabe esperar, e também sabe buscar. A impaciência pode significar falta de confiança em Deus. Oremos com fé e busquemos o que pedimos com a mesma fé.

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 2:12; Jeremias 29:11

Segunda-feira 11 Julho

Que naquele tempo estáveis sem Cristo… não tendo esperança, e sem Deus no mundo.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais

(Efésios 2:12; Jeremias 29:11).

QUEM PODE PREENCHER O VAZIO INTERIOR?
Um rapaz agonizava na rua de uma grande cidade, ferido mortalmente, vítima de uma gangue rival. É um fato comum, mas sempre trágico e que suscita muitas perguntas. É angustiante pensar em milhares de jovens com suas vidas brutalmente ceifadas. Mas de onde vem essa violência? De más condições sociais e familiares? Como defendem alguns sociólogos, ela é a expressão do intenso sentimento de vazio? De onde vem esse desespero? O desespero nasce do esquecimento de Deus. Os seres humanos tentam a todo custo, e com qualquer coisa, substituir Deus.

A Palavra de Deus dá uma resposta a todas essas perguntas e constatações. Ela nos diz que “do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem” (Marcos 7:21-23). A responsabilidade de cada um está plenamente estabelecida; porém a Bíblia não se detém nesse diagnóstico. Também nos mostra o remédio: a graça de Deus. Temos de reconhecer nossas faltas e voltarmos a Ele por meio de Jesus Cristo. Então a esperança ressurge em nosso coração.

Sim, ainda hoje Deus quer nos dar uma profunda paz, a Sua própria paz. Quando conhecemos o Senhor Jesus por experiência, não apenas de ouvir falar, nossa vida adquire sentido e plenitude.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 1.30

11 de Julho

"O Senhor vosso Deus vai adiante de vós, ele pelejará por vós..." Deuteronômio 1.30

Você ficou cansado na luta da vida e se sente prostrado. Grandes dificuldades parecem formar montanhas à sua frente. Em seu íntimo parece existir apenas o som de batalhas e lutas. Simplesmente não há meio de fazer com que em seu íntimo as coisas se aquietem? Situações injustas, tratamento injusto, castigo injusto, ameaça de enfermidade, preocupações e aflições, provações extenuantes – o que coloca você em constante posição de combate a tal ponto que você não consegue mais se acalmar? Escute o que diz a Bíblia: "O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis." Ele sabe pelejar muito melhor do que você. Diante dEle nenhum inimigo pode resistir. Por que você ainda luta com suas próprias forças? Porque inconscientemente você pensa que ainda tem suficiente força, que pode fazer as coisas sozinho. Mas você será derrotado, pois está escrito: "Ele me abateu a força no caminho." Por quê? Para que você pare de lutar! Pois Jesus lutou vitoriosamente por você. A luta que você trava, tão ingrata e sem resultados, tem sua origem na ilusão que você tem de que pode fazer as coisas à sua moda, de que tem condições de resolver os problemas por conta própria. A nossa luta maior deveria ser deixar de lutar por nós mesmos. Entregue-se completamente nas mãos do Senhor. Ele pelejará por você!

Que DEUS abençoe a todos.

domingo, 10 de julho de 2011

Salmo 22:30-31

Domingo 10 Julho

Uma semente o servirá; será declarada ao Senhor a cada geração. Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez

(Salmo 22:30-31).

O BOM PRAZER DE DEUS (2)
Essa grande obra, e seus conseqüentes resultados, foi predita pelo profeta Isaías. “Quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade” (Isaías 53:10). Para o homem natural, a morte elimina qualquer chance de se ter uma semente, ou seja, posteridade. Mas a morte do Senhor Jesus Lhe assegurou uma semente. O próprio Senhor afirmou: “Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” (João 12:24). Portanto, Ele deixou uma semente – semente espiritual – composta de uma grande multidão de redimidos escolhidos de todas as nações, que irão cantar uma nova canção: “Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação” (Apocalipse 5:9).

“Prolongará os seus dias.” A mesma morte que acaba com os dias do homem caído se tornou o meio de prolongar os dias do Homem perfeito. Que aparente paradoxo! Ele “foi cortado da terra dos viventes”, foi sepultado, mas vive para sempre. A ressurreição é a gloriosa resposta para esse paradoxo. O bom prazer de Deus não consiste no fato do homem permanecer sob a sentença de morte, e menos ainda dele ter de enfrentar o castigo pelos pecados. Vemos o Senhor Jesus sendo entregue como oferta por causa de nossas transgressões, e O vemos sendo ressuscitado para a nossa justificação. Ouvimos também Sua triunfante voz declarar: “Não temas; Eu sou o primeiro e o último; e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1:17-18). O salmista pôde dizer: “Vida te pediu, e lha deste, mesmo longura de dias para sempre e eternamente” (Salmo 21:4). Mais uma vez contemplamos o bom prazer de Deus assegurado por Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 3.5

10 de Julho

"Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa." Êxodo 3.5

O que Deus revelou ao seu servo Moisés?

– Sua santidade: Esta sempre é a primeira coisa que o Senhor revela aos Seus filhos: Ele os confronta com Sua santidade! Somos obrigados a tirar nossos calçados na presença do Senhor, e isso significa nos despojar de todas as coisas deste mundo.

– Sua fidelidade: "Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó." Em outras palavras: Eu sou o eternamente fiel, que carregou e sustentou seu pai e que quer carregar também a você. Eu o sou! O Senhor tomou de Moisés a fé e a confiança que ele tinha em si mesmo e, através da revelação de Sua fidelidade, encheu-o com fé e confiança no Senhor.

Como reagiu Moisés em relação à revelação do Senhor? "Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus." Esta foi a vitória! O Senhor havia esperado por essa reação. Somente agora Moisés estava apto a ser chamado e usado pelo Senhor. Em outras palavras, somente quando somos tomados pelo temor do Senhor através de um encontro real com Ele é que estaremos em condições de sermos úteis e frutíferos no ministério que Ele nos confiou!

Que DEUS abençoe a todos.

sábado, 9 de julho de 2011

1 João 5:19

Sábado 9 Julho

Todo o mundo está no maligno

(1 João 5:19).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 14:14-20; 15:1-8)
As vitórias do crente não o cansam nem o enfraquecem; ao contrário, dão a ele alimento e doçura espirituais. É o isso que o mel encontrado no corpo do leão significa. Mas esse é um segredo que o mundo não pode entender, pois só consegue encontrar diversão em seus próprios entretenimentos (v. 10). É um enigma para o não-salvo – como um cristão pode encontrar prazer e alimento para a alma em um lugar onde não se vê nada mais que terror e morte (o poder de Satanás destruído pela morte de Cristo; Hebreus 2:14)? Sansão propôs seu enigma aos filisteus, que jamais teriam condições de explicá-lo se a esposa dele não houvesse revelado o enigma. Um pouco depois, seu sogro quebrou sua própria palavra para com Sansão (15:2). O mundo é sempre enganoso e fraudulento. Se nós, como Sansão, colocarmos nossa confiança no mundo, ou nos enredarmos em seus prazeres, sofreremos amarga frustração.

Deus cuidou de Seu servo ao mantê-lo afastado desse casamento com a filistéia. No entanto, toda a preocupação e ansiedade que ele trouxe sobre si mesmo poderiam ter sido evitadas se tivesse dado ouvidos aos pais, e Deus certamente lhe teria dado outra “ocasião contra os filisteus” (14:4).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 3.2

9 de Julho

"Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo do meio duma sarça." Êxodo 3.2

Onde o Senhor vem ao nosso encontro?

– No deserto, na solidão: Moisés estava no deserto, livre de todos os relacionamentos humanos.

– No Monte Horebe, no monte de Deus: "Horebe" significa aridez. Se em seu coração, de acordo com os seus sentimentos, tudo se tornou vazio e árido, o Senhor está bem próximo.

Como o Senhor se revela?

– Como o Deus eterno, justo: "Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia." A chama da Sua justiça nunca se apaga. Mas Ele também se revela como o Deus do amor eterno. Seu amor nunca termina.

– Na Sua palavra: a ignorância de Moisés é um elemento profundamente trágico. Embora o Senhor estivesse tão próximo dele, Moisés não teve condições de reconhecê-lO. Ele até disse: "Irei para lá, e verei esta grande maravilha, porque a sarça não se queima." Só houve um meio de mostrar a Moisés sua ignorância, e o Senhor usou esse meio: a Sua palavra! Deus falou através da sarça, e disse: "Moisés, Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui." Foi o falar direto de Deus que o convenceu de que realmente Deus estava ali.

Que DEUS abençoe a todos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Jeremias 17:9

Sexta-feira 8 Julho

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

(Jeremias 17:9).

UMA EXPLICAÇÃO ACERTADA
Certa vez uns jovens conversavam sobre o versículo acima. Indagavam sobre o significado exato da palavra “enganoso”. Depois de muito pensarem, chegaram à seguinte conclusão: “Enganoso quer dizer que o coração tem um desculpa para tudo”. É uma explicação bastante acertada.

Imediatamente depois do primeiro pecado cometido, Adão procurou uma desculpa para dar a Deus: “A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi” (Gênesis 3:12). Dessa maneira, ele culpou a Deus também. A partir de então, quando se pede para alguém explicações acerca de um erro, quase sempre se escuta uma desculpa.

Qual a sua opinião, leitor? Devemos continuar culpando a Deus por toda a miséria do mundo, pelas guerras, opressões e crimes que nós cometemos? A razão pela qual tais coisas acontecem já foi exposta por Deus: “A imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice” (Gênesis 8:21). Nada, absolutamente nada, pode mudar a natureza humana. A “imaginação” do coração humano, ou seja, a vontade e os planos estão impregnados do mal. Por isso o Senhor Jesus disse: “O que é nascido da carne é carne”. Mas ao mesmo tempo mostra o remédio: “O que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo” (João 3:6-7). Experimentemos esse novo nascimento pela fé no Senhor Jesus, o Salvador. Quem não dá esse passo, terá de encará-Lo como Juiz de vivos e mortos. E não haverá qualquer possibilidade de inventar desculpas, pois “esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre” (1 Crônicas 28:9).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 3.1

8 de Julho

"Apascentava Moisés o rebanho... chegou ao monte de Deus, a Horebe." Êxodo 3.1

Um encontro com Deus sempre tem conseqüências revolucionárias. No encontro decisivo que Moisés teve com o Senhor, perguntamo-nos em primeiro lugar: como era o Moisés que o Senhor encontrou?

– Sossegado: Moisés era pastor de ovelhas. Existe ocupação mais tranqüila? O ambiente em que ele vivia era calmo, como era também o seu coração. Para chegar a ser assim, Moisés necessitou de quarenta longos anos. E, naquele momento, ele estava maduro para encontrar a Deus.

– Sincero: Moisés e as ovelhas faziam parte de um todo; eles se entendiam mutuamente, caso contrário, ele não teria agüentado tanto tempo no meio delas. Nisso reconhecemos a sua autenticidade, pois Jesus disse mais tarde: "Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz" e: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz." Moisés havia se tornado um homem da verdade. Esta também é a condição para que o Senhor possa nos encontrar.

– Desiludido: Moisés era um homem desiludido da vida. Seus próprios esforços em libertar o povo da escravidão resultaram em nada. Pelo contrário, ele teve que fugir e sumir no deserto. Mas ali Deus o encontrou, e deu um novo encargo ao Seu servo desiludido.

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 23:29; Hebreus 4:12

Quinta-feira 7 Julho

Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração

(Jeremias 23:29; Hebreus 4:12).

MAIS PENETRANTE DO QUE ESPADA ALGUMA
A esposa de um comunista chinês se converteu a Cristo. Ele era bastante oposto ao Evangelho e fez todo o possível para que ela negasse sua fé, mas seus esforços foram em vão. Uma noite ele a expulsou de casa. Porém, como era cega, para onde ir? Sentou-se nos degraus da entrada, tremendo de frio, e começou a orar pelo marido.

Cheio de remorso e compaixão, ele a chamou para dentro. – Vamos fazer as pazes. Me diga, o que quer que eu faça por você?

Ela respondeu: – Eu preciso de consolo; leia algo na Bíblia para mim, por favor.

Apesar de sua repugnância, o marido aceitou e começou a ler. Nos dias seguintes continuou lendo a Palavra de Deus para sua esposa, e assim foi se interessando cada vez mais pela mensagem divina. Chegou o dia em que Deus respondeu as orações de sua fiel serva. O comunista recebeu ao Senhor Jesus como seu Salvador pessoal. “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16). Hoje, sem se cansar, esse homem difunde em seu país a boa nova da salvação pela fé no Senhor Jesus. A Palavra de Deus penetrou no ser daquele homem a tal ponto que destruiu o ateísmo, o coração duro e o tornou uma nova criatura.

Incontáveis cristãos têm experimentado a força da oração. É a arma mais poderosa de todas e, no âmbito espiritual, nada pode resisti-lhe. Se aprendermos a manejá-la com discernimento e perseverança, quantas maravilhosas e sobrenaturais experiências podemos ter!

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 3.2

7 de Junho

"Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é." 1 João 3.2

Muitos cristãos sofrem interiormente porque encontram relatos bíblicos em que o Senhor se manifestou de maneira visível às pessoas. Pensemos, por exemplo, no anúncio do nascimento de Sansão pelo Anjo do Senhor, ou no anúncio do nascimento de Jesus pelo anjo Gabriel a Maria. Você já se pôs a imaginar que maravilhoso seria se acontecesse também a você algo tão extraordinário? Já desejou sentir e ver a seu lado um mensageiro do céu que tivesse vindo para lhe comunicar alguma coisa ou incumbi-lo de alguma tarefa? Será que seria mais fácil crer em Deus se isso acontecesse? Não. Alegre-se por não experimentar algo assim, pois quanto mais se vê, mais difícil se torna o puro e simples crer. Até Zacarias continuou incrédulo depois do aparecimento do anjo e depois de ter recebido sua promessa. Pedro diz – aos muitos crentes que amam intimamente ao Senhor mesmo sem tê-lO visto – que ainda O veremos, e então a alegria será muito maior. Quando isso acontecerá? No momento em que nossos olhos forem abertos por ocasião do arrebatamento. Sim, nesse momento de fato O veremos, com indizível alegria, assim como Ele é!

Que DEUS abençoe a todos.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

2 Crônicas 16.9

6 de Julho

"Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele." 2 Crônicas 16.9

Como queremos servir ao Senhor? Estou profundamente convicto de que o Senhor procura pessoas que querem ser um sacrifício total. Neles e por meio deles Jesus se revela de maneira completa. Você é o homem ou a mulher que está disposto a se entregar a Ele agora, sem reservas? Pergunto a vocês, pregadores, conselheiros espirituais e membros de igreja: vocês não sabem que a bênção do Senhor se afasta daqueles que coxeiam entre os dois lados? Vocês não conseguem ver a miséria de suas igrejas e de suas próprias vidas? Nosso ministério é sacerdotal, porque intercedemos com oração e súplica pelas almas diante de Deus. Mas também temos um ministério profético, porque proclamamos diante dos homens o ardente testemunho da salvação que vem de Deus por intermédio de Jesus: "...purificai-vos, os que levais os utensílios do Senhor."

Queremos servir ao Senhor com zelo, porque "...a ordem do rei era urgente." Está na hora de nos apressar, pois não temos mais muito tempo! O Senhor vem sem demora e teremos de prestar contas do nosso trabalho. Ele nos exorta: "Negociai até que eu volte."

Que DEUS abençoe a todos.

Eclesiastes 11:1; Efésios 5:16; 2 Timóteo 4:1-2

Quarta-feira 6 Julho

Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.

Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo… Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo

(Eclesiastes 11:1; Efésios 5:16; 2 Timóteo 4:1-2).

UM MENINO, UM FOLHETO E… DEUS
Todo domingo à tarde, um crente costumava distribuir folhetos evangelísticos. Certa vez estava chovendo e, como se sentia cansado, decidiu ficar em casa.

– Papai, o senhor não vai sair?, perguntou o seu filho de onze anos de idade.

– Hoje não; chove muito.

– Papai, será que Deus não salva ninguém quando chove? E se eu for em seu lugar?

O menino saiu e constatou que as ruas estavam desertas. Então colocou os folhetos nas caixas de correio. Para entregar o último, decidiu tocar a campainha da casa mais próxima. Uma idosa, cujo semblante refletia uma vida de sofrimento, abriu a porta. Com um sorriso, ele lhe disse:

– Senhora, vim lhe trazer o Evangelho!

No domingo seguinte, em uma pequena sala de reuniões na mesma rua, a senhora se levantou com o rosto jubilante de alegria e falou:

– Graças a Deus porque no domingo passado Ele enviou um pequeno mensageiro. Estava desesperada, pois perdi meu marido e meu filho; tinha decidido acabar com a minha vida. De repente, tocaram a campainha com insistência. E um menino, como uma brisa de primavera, me entregou um folheto. Ao ler, compreendi que Deus me amava e queria me perdoar. Então pedi perdão e Ele me salvou.

A multiforme graça de Deus é fantástica!

Que DEUS abençoe a todos.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Romanos 12.1

5 de Julho

"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." Romanos 12.1

Para onde leva o caminho do serviço verdadeiro? Leva para Jesus! "Se alguém me serve, siga-me..." Este é o caminho que tem menos problemas. Quem anda nele, pertence aos "seguidores do Cordeiro por onde quer que vá." Os problemas surgem de conflitos. Os conflitos nascem do próprio "eu", pois o "eu" não quer servir, mas dominar. Portanto, aquele que quer seguir o caminho do serviço, primeiro tem que andar no caminho com Jesus. Ali ele se liberta do "eu" orgulhoso e obstinado. Onde é o começo deste caminho? Isso as Escrituras nos informam nas palavras de Jesus: "...onde eu estou, ali estará também o meu servo". Onde Jesus estava? Ele estava na cruz! Assim como Ele se entregou sem reservas como sacrifício vivo na cruz, assim começam todas as jornadas na trilha de serviço e no ministério de um discípulo de Jesus. Tudo começa com o sacrifício de si mesmo, e isto sobre o altar, quer dizer, na cruz. Todos os serviços que não são praticados a partir da cruz são vazios e infrutíferos. Mas todo desempenho a partir da posição de estar crucificado com Cristo contém ilimitadas possibilidades de bênçãos.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 1:16-17

Terça-feira 5 Julho

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê… Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé

(Romanos 1:16-17).

O EVANGELHO, PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO (Ler Romanos 1:16-17)
Às vezes você se envergonha do Evangelho? Eu também! E penso que isso acontece porque ainda não temos nos deixado encher do poder de Deus que atua no Evangelho.

Todavia nos preocupamos demais com o que as pessoas pensam de nós, porque a opinião delas nos interessa muito. Porém, acaso não temos descoberto o que o Evangelho faz? Acaso não temos visto que o Evangelho significa a salvação das pessoas perdidas? Acaso não temos crido?

Talvez tenhamos tentado ganhar a salvação vivendo da melhor maneira possível ou fazendo sacrifícios e muitas obras. No final, temos de admitir que o homem não tem poder para se salvar.

O Evangelho mostra que quando Deus salva o homem por meio da fé, salva por Seu poder e Sua justiça. Nossa salvação não depende do que fazemos ou deixamos de fazer.

De nossa parte, a fé é a única condição para receber a salvação. A fé é a confiança firme em Deus, que fez tudo o que era preciso para nos salvar. “O justo pela sua fé viverá.” Esse texto de Habacuque 2:4 é citado três vezes no Novo Testamento (Romanos 1:17; Gálatas 3:11; Hebreus 10:38).

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 6:19-20

Segunda-feira 4 Julho

Não ajunteis tesouros na terra… Mas ajuntai tesouros no céu

(Mateus 6:19-20).

OURO!
No início do século XX no Alasca, na confluência dos rios Yukon e Klondike, descobriu-se grandes minas de ouro. Fala-se que não existe outro lugar no planeta em que haja tanto ouro junto.

Não é de se estranhar que milhares de pessoas oriundas de diversos países se dispusessem a ir para lá com o propósito de enriquecer. Muitas venderam suas casas e bens, renunciaram aos seus negócios e se demitiram dos empregos. Com o dinheiro que arrecadaram, compraram a passagem para atravessar o oceano. Com bastante esforço e sofrimento, chegaram nessas distantes regiões do extremo norte do continente americano.

O leitor está sendo chamado a minas melhores que as minas de ouro do Alasca! Não precisa buscar a felicidade entre a neve e o gelo, nem enfrentar bandidos e criminosos. Não, você está sendo chamado para ajuntar tesouros eternos na ensolarada graça de Deus. Os tesouros que enriquecem o coração e o enchem de alegria são o conhecimento do amor do Senhor Jesus, “a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos” (Efésios 1:18-19). Esses são tesouros eternos que jamais podem nos ser tirados.

Ponha-se a caminho, não importa se há um oceano a cruzar. O Senhor está próximo de todos os que Lhe pedem ajuda. E a empreitada, por mais dolorosa que seja, vale a pena!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 1.9

4 de Julho

"...Deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro." 1 Tessalonicenses 1.9

Como foi o ministério do Senhor Jesus aqui na terra? Foi em completa entrega ao Seu Pai; Seu querer era incondicional, baseando-se somente naquilo que Seu Pai desejava. A vida de Jesus foi um contínuo e santo culto a Deus. Este ministério mais que excelente atingiu o auge no derramamento da Sua vida eterna e do Seu sangue sobre uma terra sujeita à morte: "Eu lhes dou a vida eterna."

Como deve ser o ministério daqueles que amam e seguem ao Senhor, como deve ser o nosso ministério? Exatamente como o ministério do nosso Mestre! Pois somente no mesmo ministério podemos nos tornar semelhantes a Ele. Portanto, olhe para o Senhor que serve, e saberá como deve servi-lO: "...e quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo; tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir..." Portanto também podemos dizer: os verdadeiros convertidos são reconhecidos pelo seu constante servir. A atividade religiosa de muitos, ao contrário, é uma negação desse servir desprendido. Você é um servo de Jesus Cristo ou um servo da carne agindo dentro da natureza de Satanás? Eu receio que muitos cristãos tenham se afastado de Cristo por se afastarem do caminho do servir.

Que DEUS abençoe a todos.

domingo, 3 de julho de 2011

Isaías 53:10

Domingo 3 Julho

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão

(Isaías 53:10).

O BOM PRAZER DE DEUS (1)
Infelizmente essa maravilhosa demonstração do prazer que Deus tinha em Cristo tornou manifesta a verdadeira condição do homem sob o poder do pecado, de Satanás e da carne. O homem natural quer cumprir sua própria vontade, seguir os caminhos de seu coração enganoso e gratificar seus desejos. Por natureza preferimos os prazeres do pecado aos prazeres de Deus. A luz da presença de Cristo somente provou que os homens amam as trevas ao invés da luz, porque suas obras são más.

Portanto, quando observamos Cristo em toda a Sua perfeição moral – Sua santidade, amor, graça, bondade, paciência, doçura e humildade –, cada traço de Seu caráter amoroso, cada palavra de Seus lábios, cada ato e passo de Seu caminho perfeito, isso apenas nos convence de sermos exatamente o oposto. Como então garantir que Deus tenha prazer em pessoas que sejam moralmente opostas a Cristo, destinando-as a estar com Cristo na glória?

Existe apenas uma resposta para essa questão. Deus só pôde ter prazer e alegria na humanidade pela morte de Cristo. Imediatamente após o grande sacrifício ter sido consumado, o prazer de Deus começou a prosperar. Somente assim, ou seja, pela obra expiatória de Cristo, foi possível haver uma “geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido”, e adquirido não com “coisas corruptíveis, como prata ou ouro… mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1 Pedro 2:9 e 1:18-19).

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 10.43

3 de Julho

"Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo o que nele crê recebe remissão de pecados." Atos 10.43

Que mensagem poderosa! No nome de Jesus há poder perdoador, pois por trás do Seu nome está Seu sangue derramado. Aquele que invoca a Jesus invoca Seu precioso sangue e se torna alvo como a neve, pois: "...o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado."

Mas o nome de Jesus também é um poder que transmite vida. Crendo no nome de Jesus, você estará crendo na pessoa do Senhor. Jesus Cristo é Aquele que não somente morreu, mas também ressuscitou. Ele é "...a ressurreição e a vida."

Porém Seu precioso nome significa ainda mais. Ele é um bálsamo derramado. Jeremias, ao contemplar o imenso prejuízo que o povo sofrera por causa da idolatria, exclama, orando: "Acaso não há bálsamo em Gileade? ou não há lá médico?" E eis aqui a resposta em Cantares: "...como ungüento derramado é o teu nome." Talvez sejam grandes os prejuízos por causa do pecado em sua vida, talvez as feridas em sua alma estejam profundamente abertas. Você pensa que ninguém pode lhe ajudar? Claro que alguém pode – o precioso nome de Jesus pode. Somente Jesus nos compreende realmente. O nome de Jesus pode curar nosso corpo e nossa alma!

Que DEUS abençoe a todos.

Gálatas 5:16

Sábado 2 Julho

Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne

(Gálatas 5:16).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 14:1-13)
Foi um grande privilégio para Sansão ter nascido onde Deus era conhecido pessoalmente e temido. Talvez nós tenhamos tido o mesmo privilégio – prestemos atenção à história desse homem. As coisas começam bem (13:24-25). Mas, infelizmente, quando Sansão atinge a idade de casar, escolhe uma filistéia, contra a vontade de seus pais. Que amarga experiência! Quantos jovens têm feito o mesmo desde então. Eles têm entrado na vida matrimonial com parceiros e parceiras que agradam aos seus olhos (v. 3), sem tentar descobrir se ele ou ela é a pessoa que o Senhor aprova.

A fim de alcançar uma perfeita compreensão da história de Sansão, precisamos lembrar que havia nela a parte humana. Que triste! Mas também havia a parte divina atuando por meio de Sansão (usando até mesmo as suas deficiências, v. 4). Que glorioso! E o que Deus realizou por meio de Sansão, este forte homem separado para libertar Israel, em mais de uma ocasião nos faz lembrar do Senhor Jesus, que é o verdadeiro Nazireu e o grande Vitorioso da cruz. Satanás, o leão que ruge, apareceu para o Senhor em Sua jornada neste mundo e por Ele foi conquistado. O Senhor Jesus fez isso de tal maneira que o diabo não tem mais nenhum poder sobre o crente que anda por fé e na direção do Espírito Santo.

Que DEUS abençoe a todos.

João 1.12

2 de Julho

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome." João 1.12

No nome de Jesus reside um poder todo especial, ilimitado e salvador. Somente a fé compreende e experimenta esse poder! Caso contrário, como seria possível ser salvo da morte eterna apenas invocando o Seu nome pela fé? Mas o profeta Joel diz exatamente isso: "E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." Essa pessoa também é salva do poder das trevas: "Ele nos libertou do império das trevas." Por causa do poder do pecado toda pessoa está sob o poder de Satanás: "Aquele que pratica o pecado procede do diabo." Mas assim que uma pessoa invoca o nome de Jesus crendo em Seu poder salvador, as cadeias que a prendem ao pecado são rompidas. Satanás perde o poder sobre essa pessoa, ele não pode mais tocá-la: "...aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o maligno não lhe toca." Pois aquele que toca num renascido, toca no próprio Senhor: "Aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho." Portanto, aquele que invoca o nome de Jesus pela fé reivindica para si e toma posse de toda a vitória que Jesus conquistou por nós!

Que DEUS abençoe a todos.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

(Jeremias 2:28; Juízes 10:13

Sexta-feira 1 Julho

Onde, pois, estão os teus deuses, que fizeste para ti? Que se levantem, se te podem livrar no tempo da tua angústia.

Vós me deixastes a mim, e servistes a outros deuses

(Jeremias 2:28; Juízes 10:13).

PEDIDO DE AJUDA
Quando acontecem catástrofes naturais, é comum sair nos meios de comunicação notícias sobre pessoas que até então viviam sem Deus, mas que, frente à iminência da morte, clamam a Ele por socorro. Tais indivíduos agem como se a única função do Todo-poderoso fosse protegê-las durante um desastre e ajudá-las em caso de emergência. É comum também se ouvirem clamores indignados: “Por que um Deus de amor permite tal tragédia com inocentes?”

Deus utiliza as circunstâncias adversas para nos mostrar quão desamparados estamos sem Ele. A mesma pergunta de Jeremias na antiguidade, Deus poderia fazer a eles: “Por que vocês me chamam agora? Por que não procuram ajuda dos seus deuses: o dinheiro, o ego, as próprias opiniões…? Peçam socorro a eles aos quais vocês servem fiel e diariamente!”

Mas Deus não age assim. Com os versículos acima, só quer que despertemos para o absurdo e paradoxal que é viver sem Deus, e, quando em perigo, pedir ajuda a esse mesmo Deus que se rejeita no cotidiano! E ainda mais, pedir sem uma convicção sincera de fé nEle.

Deus continua sendo o mesmo. Ele disse: “Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio?… Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?” (Ezequiel 18:23). Essa vida a que Deus Se refere não é apenas um livramento das catástrofes ou acidentes. É a própria vida dEle que o Senhor deposita dentro de nós. Quem a possui não teme a morte, quer ela chegue cedo ou tarde.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 2.19-20

1 de Julho

"Pois, quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!" 1 Tessalonicenses 2.19-20

A coroa da exultação consiste nas almas que ganhamos para Jesus Cristo. Você é um ganhador de almas? Jesus disse outrora para "homens de pesca": "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." Você pode pescar numa conversa pessoal. Pode ganhar almas orando. Você tem um coração ardente pelos perdidos? Na sua igreja pessoas chegam a Jesus? Se em oração você pedir concretamente ao Senhor, com certeza Ele também lhe dará almas. Será maravilhoso receber a coroa da exultação.

No Novo Testamento, o Senhor nos prometeu cinco coroas diferentes. Estas coroas são para os vencedores, para aqueles que consagraram sua vida totalmente a Jesus. Mas, para consegui-las você não precisa atingir cinco alvos diferentes, pois em Apocalipse 19.11-12 está escrito: "Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro, e julga e peleja com justiça. Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça há muitos diademas (coroas); tem um nome escrito que ninguém conhece senão ele mesmo." Todas estas coroas maravilhosas estão numa única Pessoa: Jesus Cristo!

Que DEUS abençoe a todos.