sexta-feira, 8 de julho de 2011

Jeremias 17:9

Sexta-feira 8 Julho

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

(Jeremias 17:9).

UMA EXPLICAÇÃO ACERTADA
Certa vez uns jovens conversavam sobre o versículo acima. Indagavam sobre o significado exato da palavra “enganoso”. Depois de muito pensarem, chegaram à seguinte conclusão: “Enganoso quer dizer que o coração tem um desculpa para tudo”. É uma explicação bastante acertada.

Imediatamente depois do primeiro pecado cometido, Adão procurou uma desculpa para dar a Deus: “A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi” (Gênesis 3:12). Dessa maneira, ele culpou a Deus também. A partir de então, quando se pede para alguém explicações acerca de um erro, quase sempre se escuta uma desculpa.

Qual a sua opinião, leitor? Devemos continuar culpando a Deus por toda a miséria do mundo, pelas guerras, opressões e crimes que nós cometemos? A razão pela qual tais coisas acontecem já foi exposta por Deus: “A imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice” (Gênesis 8:21). Nada, absolutamente nada, pode mudar a natureza humana. A “imaginação” do coração humano, ou seja, a vontade e os planos estão impregnados do mal. Por isso o Senhor Jesus disse: “O que é nascido da carne é carne”. Mas ao mesmo tempo mostra o remédio: “O que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo” (João 3:6-7). Experimentemos esse novo nascimento pela fé no Senhor Jesus, o Salvador. Quem não dá esse passo, terá de encará-Lo como Juiz de vivos e mortos. E não haverá qualquer possibilidade de inventar desculpas, pois “esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre” (1 Crônicas 28:9).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário