domingo, 30 de janeiro de 2011

Josué 22:7-20

Josué 22:7-20
7 Ora, Moisés dera herança em Basã à meia tribo de Manassés, porém à outra metade Josué deu herança entre seus irmãos aquém do Jordão para o ocidente; e enviando-os Josué também às suas tendas os abençoou;
8 E falou-lhes, dizendo: Voltai-vos às vossas tendas com grandes riquezas, e com muitíssimo gado, com prata, e com ouro, e com metal, e com ferro, e com muitíssimas roupas; e com vossos irmãos reparti o despojo dos vossos inimigos.
9 Assim os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés voltaram, e separaram-se dos filhos de Israel, de Siló, que está na terra de Canaã, para irem à terra de Gileade, à terra da sua possessão, de que foram feitos possuidores, conforme a ordem do Senhor pelo ministério de Moisés.
10 E, chegando eles aos limites do Jordão, ainda na terra de Canaã, ali os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés edificaram um altar junto ao Jordão, um altar de grande aparência.
11 E ouviram os filhos de Israel dizer: Eis que os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés edificaram um altar diante da terra de Canaã, nos limites do Jordão, do lado dos filhos de Israel.
12 Ouvindo isso os filhos de Israel, reuniu-se toda a congregação dos filhos de Israel em Siló, para saírem em guerra contra eles.
13 E enviaram os filhos de Israel, aos filhos de Rúben, e aos filhos de Gade, e à meia tribo de Manassés, na terra de Gileade, a Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote,
14 E a dez príncipes com ele, de cada casa paterna um príncipe, de todas as tribos de Israel; e cada um era cabeça da casa de seus pais entre os milhares de Israel.
15 E, indo eles aos filhos de Rúben, e aos filhos de Gade, e à meia tribo de Manassés, à terra de Gileade, falaram-lhes, dizendo:
16 Assim diz toda a congregação do Senhor: Que transgressão é esta, que cometestes contra o Deus de Israel, deixando hoje de seguir ao Senhor, edificando-vos um altar, para vos rebelardes contra o Senhor?
17 Foi-nos pouco a iniqüidade de Peor, de que ainda até o dia de hoje não estamos purificados, mesmo que tenha havido castigo na congregação do Senhor,
18 Para que hoje deixais de seguir o Senhor? Será que rebelando-vos hoje contra o Senhor, amanhã ele se irará contra toda a congregação de Israel.
19 Se é, porém, que a terra da vossa herança é imunda, passai-vos para a terra da possessão do Senhor, onde habita o tabernáculo do Senhor, e tomai possessão entre nós; mas não vos rebeleis contra o Senhor, nem tampouco vos rebeleis contra nós, edificando-vos um altar, além do altar do Senhor nosso Deus.
20 Não cometeu Acã, filho de Zera, transgressão no tocante ao anátema? Não veio ira sobre toda a congregação de Israel, de modo que aquele homem não morreu só, na sua iniqüidade?

Josué 22:7-20
“Reparti com vossos irmãos o despojo dos vossos inimigos” foi a ordem de Josué para os que estavam partindo (v. 8). Essas são verdades bíblicas das experiências cristãs: o Senhor nos chama para compartilhar com outros as riquezas espirituais acumuladas na terra prometida. Da mesma forma que aqueles homens eram capazes de contar às suas famílias a memorável travessia do Jordão e as gloriosas vitórias de Josué, assim também um crente jovem é capaz de contar as “maravilhas” realizadas a seu favor pelo Senhor ou descobertas em Sua Palavra (3:5).

Os guerreiros de Rúben, Gade e Manassés construíram um ‘grande altar’ na margem do Jordão. Seus irmãos das outras tribos ficaram imediatamente preocupados e se dispuseram a intervir. O que a construção desse altar significava? Um ato de desafio contra Deus? Uma proclamação de independência? Qualquer que fosse a explicação, aqui está a primeira dificuldade que não teria ocorrido se eles tivessem ficado em Canaã. A investigação foi conduzida por Finéias, sacerdote que já havia provado seu zelo em um momento crítico da história do povo de Deus. Zeloso com o zelo do Senhor (Números 25:11), ele combinava o amor por Deus com o amor por seus irmãos, duas virtudes inseparáveis (1 João 4:20-21)!


Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário