domingo, 30 de janeiro de 2011

Josué 21:41-45 – 22:1-6

Josué 21:41-45

41 Todas as cidades dos levitas, no meio da herança dos filhos de Israel, foram quarenta e oito cidades e os seus arrabaldes.
42 Estavam estas cidades, cada uma com os seus arrabaldes em redor delas; assim estavam todas estas cidades.
43 Desta maneira deu o Senhor a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais; e a possuíram e habitaram nela.
44 E o Senhor lhes deu repouso de todos os lados, conforme a tudo quanto jurara a seus pais; e nenhum de todos os seus inimigos pôde resisti-los; todos os seus inimigos o Senhor entregou-lhes nas mãos.
45 Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor falou à casa de Israel; tudo se cumpriu.

Josué 22:1-6

1 ENTÃO Josué chamou os rubenitas, e os gaditas, e a meia tribo de Manassés.
2 E disse-lhes: Tudo quanto Moisés, o servo do Senhor, vos ordenou, guardastes; e à minha voz obedecestes em tudo quanto vos ordenei.
3 A vossos irmãos por todo este tempo, até ao dia de hoje, não desamparastes; antes tivestes cuidado de guardar o mandamento do Senhor vosso Deus.
4 Agora o Senhor vosso Deus deu repouso a vossos irmãos, como lhes tinha prometido; voltai-vos, pois, agora, e ide-vos às vossas tendas, à terra da vossa possessão, que Moisés, o servo do Senhor, vos deu além do Jordão.
5 Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do Senhor, vos mandou: que ameis ao Senhor vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
6 Assim Josué os abençoou, e despediu-os; e foram-se às suas tendas.

Josué 21:41-45 – 22:1-6

Em contraste com os levitas, cuja porção era o Senhor, encontramos aqui novamente duas tribos e meia ferrenhamente apegadas às suas posses terrenas. Carregados de riquezas tomadas do inimigo, abençoados por Josué, parecia que tudo estava bem para os homens de Rúben, Gade e Manassés. Mas não estava! Prestes a cruzar o Jordão novamente, o qual anteriormente tinham atravessado de maneira gloriosa, eles estavam prestes a sofrer uma grande perda! A arca não estava entre eles nessa segunda travessia, pois permanecia em Canaã. Talvez você pergunte: “O que eles deviam fazer?” As famílias deles estavam do outro lado! Josué 22:19 nos mostra que ainda havia tempo para elas tomarem posse da terra também. Por outro lado, o Senhor Jesus não disse: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim” (Mateus 10:37)? Infelizmente, quantos jovens cristãos, tendo começado e lutado bem, simplesmente se afastarem de Deus e do restante do Seu povo. E muitas vezes é por causa de laços familiares que tais jovens formaram obstinadamente, sem o menor respeito pelos direitos de Deus. Podemos até ouvir a triste pergunta que o Senhor fez aos Seus discípulos: “Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?” (João 6:67). Caríssimo leitor, se essa pergunta fosse feita a você, qual seria a resposta?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário