segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Deuteronômio 6:16-25 – 7:1-6

Deuteronômio 6:16-25

16 Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá;
17 Diligentemente guardareis os mandamentos do Senhor vosso Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te tem mandado.
18 E farás o que é reto e bom aos olhos do Senhor, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra, a qual o Senhor jurou dar a teus pais.
19 Para que lance fora a todos os teus inimigos de diante de ti, como o Senhor tem falado.
20 Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que o Senhor nosso Deus vos ordenou?
21 Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito;
22 E o Senhor, aos nossos olhos, fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito, contra Faraó e toda sua casa;
23 E dali nos tirou, para nos levar, e nos dar a terra que jurara a nossos pais.
24 E o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao Senhor nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje.
25 E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Senhor nosso Deus, como nos tem ordenado.


Deuteronômio 7:1-6

1 QUANDO o Senhor teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;
2 E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas;
3 Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;
4 Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.
5 Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura.
6 Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.


Deuteronômio 6:16-25 – 7:1-6
Tentar a Deus (v. 16) significa efetivamente colocá-Lo em uma situação difícil para provar o que Ele diz. Não é nada menos que incredulidade. Em Massa, o povo queria ter certeza de que o Senhor verdadeiramente estava entre eles (Êxodo 17:7), ao passo que Jesus não tinha a menor necessidade de Se atirar do pináculo do templo para saber que ordens tinham sido dadas aos anjos a Seu respeito (Mateus 4:6).

De acordo com o versículo 7 do capítulo 6, os pais eram responsáveis por ensinar as palavras do Senhor a seus filhos. Já o versículo 20 mostra os filhos questionando seus pais. Tais perguntas são feitas de antemão em três outras ocasiões. Em Êxodo 12:26, o assunto é a Páscoa (Qual é o caminho da salvação?). A passagem de Êxodo 13:14 lida com a separação que se segue (Por que esta contínua separação do mundo?). Finalmente Josué 4:6 diz respeito às doze pedras tiradas do Jordão e colocadas em Canaã (uma pergunta relativa à posição celestial do crente e à unidade da Igreja como o corpo de Cristo). Queridos jovens amigos, façam esses perguntas! Que excelentes respostas vocês receberão (vv. 21-25)!

Israel não devia poupar nada pertencente aos cananeus nem aos seus deuses. Isto não era para satisfazer o espírito militar e tirânico que geralmente motiva as nações vitoriosas, mas porque Israel era um povo santo ao Senhor (v. 6).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário