sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Deuteronômio 5:1-21

Deuteronômio 5:1-21

1 E CHAMOU Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir.
2 O Senhor nosso Deus fez conosco aliança em Horebe.
3 Não com nossos pais fez o Senhor esta aliança, mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos.
4 Face a face o Senhor falou conosco no monte, do meio do fogo
5 (Naquele tempo eu estava em pé entre o Senhor e vós, para vos notificar a palavra do Senhor; porque temestes o fogo e não subistes ao monte), dizendo:
6 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão;
7 Não terás outros deuses diante de mim;
8 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
9 Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
10 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
11 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão.
12 Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus.
13 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho.
14 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;
15 Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.
16 Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus.
17 Não matarás.
18 Não adulterarás.
19 Não furtarás.
20 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
21 Não cobiçarás a mulher do teu próximo; e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.


Deuteronômio 5:1-21
Para Israel agora é uma questão de ouvir os estatutos e juízos do Senhor, “para que os aprendais e cuideis em os cumprirdes” (v. 1). Esses são verbos significantes para cada um de nós em relação à Escritura como um todo! A lei é naturalmente a mais importante de todas as instruções para Israel. Por um lado, ela revela a perfeição de Cristo que a cumpriu ao pé da letra e, por outro, a maldade do homem, o qual é capaz de praticar tudo o que é proibido aqui (leia 1 Timóteo 1:9). O fato de Deus ter sido obrigado a dizer: “Não matarás… Não furtarás” confirma que essas inclinações para o mal estão dentro de nós. Eis por que a lei tem um caráter predominantemente negativo. A própria vida cristã também consiste em coisas das quais se abster e em coisas que nos são proibidas. O filho de Deus é exortado em 1 Pedro 1:14; 2:1 e 11 a não se amoldar às paixões, a se despojar de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas… a se abster das paixões carnais… Mas o cristianismo é igualmente rico em mandamentos positivos, uma vez que o crente possui a nova vida que é capaz de cumpri-los. Se Deus exige de nós um coração livre de paixões, é porque Ele nos dá um Objeto capaz de satisfazer a esse coração, algo que a lei não podia fazer.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário