sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Deuteronômio 4:14-28

Deuteronômio 4:14-28

14 Também o Senhor me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir.
15 Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;
16 Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;
17 Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que vôa pelos céus;
18 Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra;
19 Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.
20 Mas o Senhor vos tomou, e vos tirou da fornalha de ferro do Egito, para que lhe sejais por povo hereditário, como neste dia se vê.
21 Também o Senhor se indignou contra mim por causa das vossas palavras, e jurou que eu não passaria o Jordão, e que não entraria na boa terra que o Senhor teu Deus te dará por herança.
22 Porque eu nesta terra morrerei, não passarei o Jordão; porém vós o passareis, e possuireis aquela boa terra.
23 Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do Senhor vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o Senhor vosso Deus vos proibiu.
24 Porque o Senhor teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso.
25 Quando, pois, gerardes filhos, e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura, semelhança de alguma coisa, e fizerdes o que é mau aos olhos do Senhor teu Deus, para o provocar à ira;
26 Hoje tomo por testemunhas contra vós o céu e a terra, que certamente logo perecereis da terra, a qual passais o Jordão para a possuir; não prolongareis os vossos dias nela, antes sereis de todo destruídos.
27 E o Senhor vos espalhará entre os povos, e ficareis poucos em número entre as nações às quais o Senhor vos conduzirá.
28 E ali servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram.


Deuteronômio 4:14-28
Estando no centro das nações vizinhas, Israel devia destacar-se mediante a sua sabedoria e entendimento (4:6). Essa sabedoria e entendimento consistiam em conhecer, ouvir e ser submisso ao único e verdadeiro Deus. Essas nações fronteiriças estavam adorando a ídolos. Em conseqüência, tornaram-se “nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis” (Romanos 1:21-23). É contra esse terrível pecado da idolatria que Israel deveria guardar-se aqui. Hoje em dia, com exceção dos países pagãos, dificilmente nos deparamos com esta grave forma de idolatria. Contudo, o Novo Testamento emprega este nome a outros pecados – avareza, por exemplo – e adverte solenemente que nenhum idólatra entrará no reino de Deus (Efésios 5:5; 1 Coríntios 6:9-10).

Ao admoestar a Israel, Deus não lhe oculta o que acontecerá: o povo se corromperá e servirá aos deuses pagãos. A Palavra de Deus nunca nos bajula ou nos engana quanto ao que o nosso coração natural é capaz de fazer.

Que DEUS abençoe a todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário