domingo, 7 de novembro de 2010

Deuteronômio 3:1-17

Deuteronômio 3:1-17

1 DEPOIS nos viramos e subimos o caminho de Basã; e Ogue, rei de Basã, nos saiu ao encontro, ele e todo o seu povo, à peleja em Edrei.
2 Então o Senhor me disse: Não o temas, porque a ele e a todo o seu povo, e a sua terra, tenho dado na tua mão; e far-lhe-ás como fizeste a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom.
3 E também o Senhor nosso Deus nos deu na nossa mão a Ogue, rei de Basã, e a todo o seu povo; de maneira que o ferimos até que não lhe ficou sobrevivente algum.
4 E naquele tempo tomamos todas as suas cidades; nenhuma cidade houve que lhes não tomássemos; sessenta cidades, toda a região de Argobe, o reino de Ogue em Basã.
5 Todas estas cidades eram fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos; e muitas outras cidades sem muros.
6 E destruímo-las como fizemos a Siom, rei de Hesbom, destruindo todas as cidades, homens, mulheres e crianças.
7 Porém todo o gado, e o despojo das cidades, tomamos para nós por presa.
8 Assim naquele tempo tomamos a terra das mãos daqueles dois reis dos amorreus, que estavam além do Jordão; desde o rio de Arnom, até ao monte de Hermom
9 (A Hermom os sidônios chamam Siriom; porém os amorreus o chamam Senir);
10 Todas as cidades do planalto, e todo o Gileade, e todo o Basã, até Salcá e Edrei, cidades do reino de Ogue em Basã.
11 Porque só Ogue, o rei de Basã, restou dos gigantes; eis que o seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos filhos de Amom? De nove côvados, o seu comprimento, e de quatro côvados, a sua largura, pelo côvado comum.
12 Tomamos, pois, esta terra em possessão naquele tempo: Desde Aroer, que está junto ao ribeiro de Arnom, e a metade da montanha de Gileade, com as suas cidades, tenho dado aos rubenitas e gaditas.
13 E o restante de Gileade, como também todo o Basã, o reino de Ogue, dei à meia tribo de Manassés; toda aquela região de Argobe, por todo o Basã, se chamava a terra dos gigantes.
14 Jair, filho de Manassés, alcançou toda a região de Argobe, até ao termo dos gesuritas, e maacatitas, e a chamou de seu nome, Havote-Jair até este dia.
15 E a Maquir dei Gileade.
16 Mas aos rubenitas e gaditas dei desde Gileade até ao ribeiro de Arnom, cujo meio serve de limite; e até ao ribeiro de Jaboque, o termo dos filhos de Amom.
17 Como também a campina, e o Jordão por termo; desde Quinerete até ao mar da campina, o Mar Salgado, abaixo de Asdote-Pisga para o oriente.


Deuteronômio 3:1-17
Quando o inimigo sai ao encontro do povo, o Senhor começa encorajando e tranqüilizando Moisés: “Não temas” (v. 2). Então a vitória é alcançada: “Ferimo-lo, até que lhe não ficou nenhum sobrevivente… Destruímo-las totalmente… Tomamos, pois, esta terra em possessão…” (vv. 3, 6 e 12). As cidades que eram grandes e fortificadas até aos céus (1:28) tinham dado a impressão de inconquistáveis ao descrente Israel. Moisés agora proclama: “Nenhuma cidade houve alta demais para nós” (2:36). E os gigantes que os tinham aterrorizado? Deus recorda mais tarde: “Todavia, eu destruí diante deles o amorreu, cuja altura era como a dos cedros, e que era forte como os carvalhos” (Amós 2:9). Ogue, o rei de Basã, um dos terríveis gigantes, fora entregue, juntamente com todo o seu povo, nas mãos de Israel, exatamente como tinha sido Seom. Deus demonstrou assim Seu poder e o usou para beneficiar Seu povo. Um pensamento apropriado para nos encorajar sempre que o poder do inimigo ameaçar nos amedrontar! “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo”, declara João em sua primeira epístola, “e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (5:4). Ela é triunfante por descansar nAquele que é mais forte que o mundo. “Tende bom ânimo”, nos diz o Senhor Jesus, “eu venci o mundo” (João 16:33).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário