quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Deuteronômio 12:1-19

Deuteronômio 12:1-19

1 ESTES são os estatutos e os juízos que tereis cuidado em cumprir na terra que vos deu o Senhor Deus de vossos pais, para a possuir todos os dias que viverdes sobre a terra.
2 Totalmente destruireis todos os lugares, onde as nações que possuireis serviram os seus deuses, sobre as altas montanhas, e sobre os outeiros, e debaixo de toda a árvore frondosa;
3 E derrubareis os seus altares, e quebrareis as suas estátuas, e os seus bosques queimareis a fogo, e destruireis as imagens esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar.
4 Assim não fareis ao Senhor vosso Deus;
5 Mas o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali vireis.
6 E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.
7 E ali comereis perante o Senhor vosso Deus, e vos alegrareis em tudo em que puserdes a vossa mão, vós e as vossas casas, no que abençoar o Senhor vosso Deus.
8 Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos.
9 Porque até agora não entrastes no descanso e na herança que vos dá o Senhor vosso Deus.
10 Mas passareis o Jordão, e habitareis na terra que vos fará herdar o Senhor vosso Deus; e vos dará repouso de todos os vossos inimigos em redor, e morareis seguros.
11 Então haverá um lugar que escolherá o Senhor vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao Senhor.
12 E vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus, vós, e vossos filhos, e vossas filhas, e os vossos servos, e as vossas servas, e o levita que está dentro das vossas portas; pois convosco não tem parte nem herança.
13 Guarda-te, que não ofereças os teus holocaustos em todo o lugar que vires;
14 Mas no lugar que o Senhor escolher numa das tuas tribos ali oferecerás os teus holocaustos, e ali farás tudo o que te ordeno.
15 Porém, conforme a todo o desejo da tua alma, matarás e comerás carne, dentro das tuas portas, segundo a bênção do Senhor teu Deus, que te dá em todas as tuas portas; o imundo e o limpo dela comerá, como do corço e do veado;
16 Tão-somente o sangue não comereis; sobre a terra o derramareis como água.
17 Dentro das tuas portas não poderás comer o dízimo do teu grão, nem do teu mosto, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas; nem nenhum dos teus votos, que houveres prometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem a oferta alçada da tua mão.
18 Mas os comerás perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher o Senhor teu Deus, tu, e teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas; e perante o Senhor teu Deus te alegrarás em tudo em que puseres a tua mão.
19 Guarda-te, que não desampares ao levita todos os teus dias na terra.


Deuteronômio 12:1-19
Até o capítulo 4, o povo fora instruído a aprender as lições do passado. Do capítulo 4 ao 11, Moisés atribuiu-lhes a importante tarefa da obediência ao Senhor. Chegamos agora à terceira parte do livro, na qual Israel receberá instruções para o período que o povo viverá na terra. A instrução mais importante diz respeito ao estabelecimento de um lugar para adorar a Deus. Os israelitas tinham de começar purificando a terra na qual tomariam posse de todas as abominações das nações, e depois deviam buscar – mas não escolher – o lugar onde a adoração ocorreria. Semelhantemente, não compete ao cristão decidir onde ou como ele louvará a Deus. Sua tarefa é investigar cuidadosamente, de acordo com as Escrituras, acerca do lugar onde o Senhor prometeu Sua presença. Quando não souber, ele deve seguir o exemplo dos dois discípulos enviados pelo Mestre para preparar a Páscoa, os quais perguntaram: “Onde queres que a preparemos?” (Lucas 22:9).

Era no lugar escolhido pelo Senhor (v. 14) que o israelita devia apresentar seus muitos sacrifícios, onde os comeria e, finalmente, onde se alegraria com todos os da sua casa (vv. 7, 12). Esta é uma figura do que devemos fazer e receber na presença do Senhor Jesus quando estivermos reunidos em Sua volta! (Mateus 18:20).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário