sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Números 23:13-30

Números 23:13-30

13 Então Balaque lhe disse: Rogo-te que venhas comigo a outro lugar, de onde o verás; verás somente a última parte dele, mas a todo ele não verás; e amaldiçoa-mo dali.
14 Assim o levou consigo ao campo de Zofim, ao cume de Pisga; e edificou sete altares, e ofereceu um novilho e um carneiro sobre cada altar.
15 Então disse a Balaque: Fica aqui junto do teu holocausto, e eu irei ali ao encontro do Senhor.
16 E, encontrando-se o Senhor com Balaão, pôs uma palavra na sua boca, e disse: Torna para Balaque, e assim falarás.
17 E, vindo a ele, eis que estava junto do holocausto, e os príncipes dos moabitas com ele; disse-lhe pois Balaque: Que coisa falou o Senhor?
18 Então proferiu a sua parábola, e disse: Levanta-te, Balaque, e ouve; inclina os teus ouvidos a mim, filho de Zipor.
19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
20 Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar.
21 Não viu iniqüidade em Israel, nem contemplou maldade em Jacó; o Senhor seu Deus é com ele, e no meio dele se ouve a aclamação de um rei.
22 Deus os tirou do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem.
23 Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem realizado!
24 Eis que o povo se levantará como leoa, e se erguerá como leão; não se deitará até que coma a presa, e beba o sangue dos mortos.
25 Então Balaque disse a Balaão: Nem o amaldiçoarás, nem o abençoarás.
26 Porém Balaão respondeu, e disse a Balaque: Não te falei eu, dizendo: Tudo o que o Senhor falar isso farei?
27 Disse mais Balaque a Balaão: Ora vem, e te levarei a outro lugar; porventura bem parecerá aos olhos de Deus que dali mo amaldiçoes.
28 Então Balaque levou Balaão consigo ao cume de Peor, que dá para o lado do deserto.
29 Balaão disse a Balaque: Edifica-me aqui sete altares, e prepara-me aqui sete novilhos e sete carneiros.
30 Balaque, pois, fez como dissera Balaão: e ofereceu um novilho e um carneiro sobre cada altar.


Números 23:13-30
“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará?” (Romanos 8:33-34). Como se estivesse rindo do acusador, o Senhor o ordena a proclamar do topo da montanha que Ele “não viu iniqüidade em Jacó, nem contemplou desventura em Israel”. Ao ler isso no versículo 21, não podemos deixar de pensar: Como Deus pode afirmar algo que é obviamente contrário aos fatos? Será que Ele esqueceu das murmurações, da lascívia, da idolatria, da rebelião? O versículo 23 nos dá a resposta: “Agora, se poderá dizer de Jacó e de Israel: Que coisas tem feito Deus!” Enquanto o povo estava amontoando fracassos no deserto, o Senhor executava a obra necessária para torná-los dignos de entrar na terra. Ele fizera provisão para todos os pecados dos Seus ao lhes dar os sacrifícios, o sacerdócio, a serpente de bronze, todos símbolos da obra de Cristo. Portanto, se Deus fala desta maneira, não é porque ignore o mal, mas, ao contemplar o Seu povo, Ele vê Sua própria obra. Deus tem constantemente diante de Seus olhos a obra de Seu Filho, e não seria fiel e justo para com o perfeito Salvador se ainda imputasse a menor falta aos que Ele tem lavado em Seu sangue (1 João 1:9).

Que DEUS abençoea todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário