quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Números 4:34-49

Números 4:34-49

34 Moisés, pois, e Arão e os príncipes da congregação contaram os filhos dos coatitas, segundo as suas famílias e segundo a casa de seus pais;
35 Da idade de trinta anos para cima, até aos cinqüenta, todo aquele que entrou neste serviço, para o ministério da tenda da congregação.
36 Os que deles foram contados, pois, segundo as suas famílias, foram dois mil e setecentos e cinqüenta.
37 Estes são os que foram contados das famílias dos coatitas, de todo aquele que ministrava na tenda da congregação, os quais Moisés e Arão contaram, conforme ao mandado do Senhor pela mão de Moisés.
38 Semelhantemente os que foram contados dos filhos de Gérson, segundo as suas famílias, e segundo a casa de seus pais;
39 Da idade de trinta anos para cima até aos cinqüenta, todo aquele que entrou neste serviço, para o ministério na tenda da congregação.
40 Os que deles foram contados, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, foram dois mil e seiscentos e trinta.
41 Estes são os contados das famílias dos filhos de Gérson, de todo aquele que ministrava na tenda da congregação; os quais Moisés e Arão contaram, conforme ao mandado do Senhor.
42 E os que foram contados das famílias dos filhos de Merari, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais;
43 Da idade de trinta anos para cima, até aos cinqüenta, todo aquele que entrou neste serviço, para o ministério na tenda da congregação.
44 Os que deles foram contados, segundo as suas famílias, eram três mil e duzentos.
45 Estes são os contados das famílias dos filhos de Merari; os quais Moisés e Arão contaram, conforme ao mandado do Senhor, pela mão de Moisés.
46 Todos os que deles foram contados, que contaram Moisés e Arão, e os príncipes de Israel, dos levitas, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais;
47 Da idade de trinta anos para cima, até aos cinqüenta, todo aquele que entrava a executar o ministério da administração, e o ministério das cargas na tenda da congregação.
48 Os que deles foram contados foram oito mil quinhentos e oitenta.
49 Conforme ao mandado do Senhor, pela mão de Moisés, foram contados cada qual segundo o seu ministério, e segundo o seu cargo; assim foram contados por ele, como o Senhor ordenara a Moisés.

Números 4:34-49
O primeiro censo dos levitas no capítulo 3 abrangia todos os homens da idade de um mês para cima, enquanto o segundo censo aqui somente considerou os homens entre 30 e 50 anos de idade. O Senhor espera de nós que lhe consagremos os melhores anos de nossa vida. Não é questão de nossa idade física, mas da maturidade espiritual, fruto da experiência que se adquire pouco a pouco. Para uma pessoa jovem que tem sido fiel no “pouco”, o Senhor lhe confiará o “muito” quando chegar o tempo apropriado (Lucas 16:10).

Assim, 8.580 levitas estavam na idade certa para o serviço. Levando-se em conta o tamanho e o peso do tabernáculo, ninguém estaria sobrecarregado; e poderiam se revezar. Por que, então, o Senhor Jesus constatou, entristecido, que em sua grande seara havia apenas poucos trabalhadores (Mateus 9:37)? Porque infelizmente muitos “não se sujeitaram ao serviço do seu senhor” (Neemias 3:5). Que constatação humilhante, e que deveria falar a cada um de nós!

O censo dos levitas foi realizado e “designados cada um para o seu serviço e a sua carga” (v. 49). As palavras serviço e carga (vv. 28 e 49) nos recordam que quem serve ao Senhor e a Seu povo, não pode fazê-lo sem deixar de sentir espiritualmente o peso da responsabilidade ou a carga dos cuidados (2 Coríntios 11:28).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário