quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Números 4:16-33

Números 4:16-33

16 Porém o cargo de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, será o azeite da luminária e o incenso aromático, e a contínua oferta dos alimentos, e o azeite da unção, o cargo de todo o tabernáculo, e de tudo que nele há, o santuário e os seus utensílios.
17 E falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo:
18 Não deixareis extirpar a tribo das famílias dos coatitas do meio dos levitas.
19 Mas isto lhes fareis, para que vivam e não morram, quando se aproximarem das coisas santíssimas: Arão e seus filhos virão, e a cada um colocarão no seu ministério e no seu cargo,
20 Porém não entrarão a ver, quando cobrirem o santuário, para que não morram.
21 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
22 Fazei também a soma dos filhos de Gérson, segundo a casa de seus pais, segundo as suas famílias:
23 Da idade de trinta anos para cima até aos cinqüenta, contarás a todo aquele que entrar a se ocupar no seu serviço, para executar o ministério na tenda da congregação.
24 Este será o ministério das famílias dos gersonitas no serviço e no cargo.
25 Levarão, pois, as cortinas do tabernáculo, e a tenda da congregação, e a sua coberta, e a coberta de peles de texugos, que está por cima dele, e a cortina da porta da tenda da congregação,
26 E as cortinas do pátio, e a cortina da porta do pátio, que está junto ao tabernáculo, e junto ao altar em redor, e as suas cordas, e todos os instrumentos do seu ministério, com tudo o que diz respeito a eles, para que sirvam.
27 Todo o ministério dos filhos dos gersonitas, em todo o seu cargo, e em todo o seu trabalho, será segundo o mandado de Arão e de seus filhos; e lhes designareis as responsabilidades do seu cargo.
28 Este é o ministério das famílias dos filhos dos gersonitas na tenda da congregação; e a sua guarda será debaixo da mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.
29 Quanto aos filhos de Merari, segundo as suas famílias e segundo a casa de seus pais os contarás;
30 Da idade de trinta anos para cima, até aos cinqüenta, contarás a todo aquele que entrar neste serviço, para administrar o ministério da tenda da congregação.
31 Esta, pois, será a responsabilidade do seu cargo, segundo todo o seu ministério, na tenda da congregação: As tábuas do tabernáculo, e os seus varais, e as suas colunas, e as suas bases;
32 Como também as colunas do pátio em redor, e as suas bases, e as suas estacas, e as suas cordas, com todos os seus instrumentos, e com todo o seu ministério; e contareis os objetos que ficarão a seu cargo, nome por nome.
33 Este é o ministério das famílias dos filhos de Merari, segundo todo o seu ministério, na tenda da congregação, debaixo da mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.


Números 4:16-33
As respectivas atribuições das três famílias de levitas podem ser comparadas às principais formas de ministério na assembléia: profetas, pastores e mestres (Efésios 4:11). A primeira forma apresenta Cristo em relação às necessidades da vida no deserto (coatitas), a segunda cuida do recolhimento das cortinas e coberturas, sugerindo responsabilidade no testemunho prático da assembléia (meraritas), e a última, responsável pelas estruturas, fala sobre os fundamentos da fé (gersonitas). A colaboração entre as três famílias era indispensável para assegurar que o serviço fosse completado. Um coatita poderia estar ocupado carregando a arca, enquanto um merarita talvez fosse o único encarregado das cordas. Mas não é a importância nem a aparente nobreza do serviço que conta aos olhos do Senhor. É a fidelidade (1 Coríntios 4:2). Seja com dois ou com cinco talentos, o servo fiel sobre o pouco será colocado sobre o muito (Mateus 25:21-23). Temos de nos resguardar de sentir inveja em relação ao trabalho de outros e, por outro, de menosprezar o serviço dos demais. “Quem és tu que julgas o servo alheio?” (Romanos 14:4). Somente o verdadeiro Arão é pessoalmente competente para designar “a cada um o seu serviço e a sua carga” (v. 19). E que segurança o levita possuía! Guiado pelo Sumo Sacerdote, ele sabia exatamente o que fazer e como fazer.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário