domingo, 5 de setembro de 2010

Números 3:1-16

Números 3:1-16

1 E ESTAS são as gerações de Arão e de Moisés, no dia em que o Senhor falou com Moisés, no monte Sinai.
2 E estes são os nomes dos filhos de Arão: o primogênito Nadabe; depois Abiú, Eleazar e Itamar.
3 Estes são os nomes dos filhos de Arão, dos sacerdotes ungidos, cujas mãos foram consagradas para administrar o sacerdócio.
4 Mas Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor, quando ofereceram fogo estranho perante o Senhor no deserto de Sinai, e não tiveram filhos; porém Eleazar e Itamar administraram o sacerdócio diante de Arão, seu pai.
5 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
6 Faze chegar a tribo de Levi, e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam,
7 E tenham cuidado da sua guarda, e da guarda de toda a congregação, diante da tenda da congregação, para administrar o ministério do tabernáculo.
8 E tenham cuidado de todos os utensílios da tenda da congregação, e da guarda dos filhos de Israel, para administrar o ministério do tabernáculo.
9 Darás, pois, os levitas a Arão e a seus filhos; dentre os filhos de Israel lhes são dados em dádiva.
10 Mas a Arão e a seus filhos ordenarás que guardem o seu sacerdócio, e o estranho que se chegar morrerá.
11 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
12 E eu, eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito, que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus.
13 Porque todo o primogênito é meu; desde o dia em que tenho ferido a todo o primogênito na terra do Egito, santifiquei para mim todo o primogênito em Israel, desde o homem até ao animal: meus serão; Eu sou o Senhor.
14 E falou o Senhor a Moisés no deserto de Sinai, dizendo:
15 Conta os filhos de Levi, segundo a casa de seus pais, pelas suas famílias; contarás a todo o homem da idade de um mês para cima.
16 E Moisés os contou conforme ao mandado do Senhor, como lhe foi ordenado.

Números 3:1-16
O Senhor separou os filhos de Levi para o ministério do tabernáculo. Colocados à prova na ocasião do julgamento que se seguiu à idolatria do bezerro de ouro, eles foram achados fiéis (Êxodo 32:26-29; Malaquias 2:4-6), e, portanto, foram escolhidos para o serviço de Arão e de toda a congregação (v. 7). Isso é uma figura do privilégio que pertence a cada cristão: servir ao Senhor e servir à assembléia. Não há como servir a um sem servir ao outro! Algumas das palavras usadas pelo Espírito Santo neste livro jogam luz sobre a natureza do comprometimento requerido para a realização do ministério do tabernáculo. Mesmo aqui elas indicam a necessidade das qualidades de soldado. A palavra “dever” ou “guarda” nos versículos 7 e 8 sugerem, em seu significado primitivo, uma sentinela. Isaías 21:18 diz: “De guarda me ponho noites inteiras”. Que o Senhor nos dê a graça de estarmos entre os que sabem como cuidar e vigiar o povo de Deus.

No versículo 13, o Senhor relembra como e quando Ele consagrou para Si mesmo esses levitas. A noite da Páscoa (que para nós corresponde à cruz) marcou a separação deles (leia em 2 Coríntios 5:15). No entanto, mais tarde, tais servos são “dados” inteiramente a Arão e a seus filhos (v. 9). Não é esta a maneira pela qual nosso grande Sumo Sacerdote designa Seus amados discípulos na oração que faz ao Pai? Eles são “aqueles que me deste” (João 17:9, 12, 24).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário