sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Números 13:27-33 e 14:1-10

Números 13:27-33

27 E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque.
29 Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.
30 Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.
31 Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
32 E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
33 Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.


Números 14:1-10

1 ENTÃO toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite.
2 E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto!
3 E por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito?
4 E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito.
5 Então Moisés e Arão caíram sobre os seus rostos perante toda a congregação dos filhos de Israel.
6 E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
7 E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
8 Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e nô-la dará; terra que mana leite e mel.
9 Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais.
10 Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.

Números 13:27-33 e 14:1-10
Doze espiões foram enviados: um de cada tribo. Inicialmente não havia distinção entre eles. Mas a jornada de quarenta dias colocou os homens à prova (o número 40 na Bíblia sempre fala de teste). E, no retorno, cada um mostrou o que havia em seu coração. O resultado? Dez eram incrédulos; apenas dois, Josué e Calebe, tinham confiança em Deus. A fé conhece o Senhor e avalia as circunstâncias de acordo com o ponto de vista dEle. A incredulidade, por outro lado, mede tudo por padrões humanos e é detida por obstáculos visíveis. Os gigantes, filhos de Anaque, não eram imaginários, tampouco eram muralhas instransponíveis. Porém, a falha daqueles homens foi olhar para as próprias limitações e levar em consideração o que os inimigos pensavam sobre eles (v. 33). Eles deveriam olhar para o Senhor. Josué e Calebe não se envergonharam de declarar a fé que tinham diante de todos. Eles valorizavam o prêmio da herança prometida e imploraram a seus irmãos para tomar posse dela. Que exemplo sublime! Estejamos entre os que recomendam a “terra”, ou somos tais que encorajam outros a seguir ao Senhor Jesus?

Discordar é sempre difícil e às vezes perigoso. Josué e Calebe não foram apedrejados pelo povo, pois tinham Deus do lado deles (v. 10).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário