terça-feira, 24 de agosto de 2010

Levítico 25:1-19

Levítico 25:1-23

1 FALOU mais o Senhor a Moisés no monte Sinai, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então a terra descansará um sábado ao Senhor.
3 Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos;
4 Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha.
5 O que nascer de si mesmo da tua sega, não colherás, e as uvas da tua separação não vindimarás; ano de descanso será para a terra.
6 Mas os frutos do sábado da terra vos serão por alimento, a ti, e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu diarista, e ao estrangeiro que peregrina contigo;
7 E ao teu gado, e aos teus animais, que estão na tua terra, todo o seu produto será por mantimento.
8 Também contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos.
9 Então no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra,
10 E santificareis o ano qüinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família.
11 O ano qüinquagésimo vos será jubileu; não semeareis nem colhereis o que nele nascer de si mesmo, nem nele vindimareis as uvas das separações,
12 Porque jubileu é, santo será para vós; a novidade do campo comereis.
13 Neste ano do jubileu tornareis cada um à sua possessão.
14 E quando venderdes alguma coisa ao vosso próximo, ou a comprardes da mão do vosso próximo, ninguém engane a seu irmão;
15 Conforme ao número dos anos, desde o jubileu, comprarás ao teu próximo; e conforme o número dos anos das colheitas, ele a venderá a ti.
16 Conforme se multipliquem os anos, aumentarás o seu preço, e conforme à diminuição dos anos abaixarás o seu preço; porque conforme o número das colheitas é que ele te vende.
17 Ninguém, pois, engane ao seu próximo; mas terás temor do teu Deus; porque eu sou o Senhor vosso Deus.
18 E observareis os meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os cumprireis; assim habitareis seguros na terra.
19 E a terra dará o seu fruto, e comereis a fartar, e nela habitareis seguros.

Levítico 25:1-19
Deus, que deu o sábado ao homem, está também atento à Sua criação. A cada sete anos, todo o trabalho na terra precisava ser interrompido para que a terra descansasse. E a cada sete vezes sete anos, no qüinquagésimo ano, o som da trombeta seria ouvido em Israel anunciando o Jubileu, a restauração de todas as coisas. Em conseqüência, em cada transação comercial, em cada propriedade vendida, tinha de se tomar em consideração a data do próximo Jubileu, o qual devia sempre ser lembrado. Queridos filhos de Deus, essa trombeta cujo som todos os israelitas — especialmente os oprimidos — aguardavam, sem dúvida nos faz lembrar da última trombeta que anunciará a descida do Senhor do céu para reunir os que lhe pertencem (1 Coríntios 15:52). Sim, o Senhor está vindo; não esqueçamos disso! Vivamos nesta expectativa. Vamos dar às coisas deste mundo seu valor relativo. Elas têm um caráter passageiro; desfrutaremos delas apenas por um tempo. Fixemos nossos olhos além, nas coisas que não se vêem, mas que são eternas (2 Coríntios 4:18). Que todas as nossas decisões, nossos projetos, tudo o que nos satisfaz, bem como nossas provações, sempre estejam rotuladas “por um tempo” sob a luz de nossa gloriosa esperança.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário