sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Levítico 16:23-34

Levítico 16:23-34

23 Depois Arão virá à tenda da congregação, e despirá as vestes de linho, que havia vestido quando entrara no santuário, e ali as deixará.
24 E banhará a sua carne em água no lugar santo, e vestirá as suas vestes; então sairá e preparará o seu holocausto, e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo.
25 Também queimará a gordura da expiação do pecado sobre o altar.
26 E aquele que tiver levado o bode emissário lavará as suas vestes, e banhará a sua carne em água; e depois entrará no arraial.
27 Mas o novilho da expiação, e o bode da expiação do pecado, cujo sangue foi trazido para fazer expiação no santuário, serão levados fora do arraial; porém as suas peles, a sua carne, e o seu esterco queimarão com fogo.
28 E aquele que os queimar lavará as suas vestes, e banhará a sua carne em água; e depois entrará no arraial.
29 E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.
30 Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o Senhor.
31 É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo.
32 E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas;
33 Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação.
34 E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o Senhor ordenara a Moisés.


Levítico 16:23-34
Veja quão extensa e complicada para o sumo sacerdote e seus filhos era a obra necessária para expiar os pecados. E todo esse serviço era efetivo apenas por um ano. De fato, a fonte dos pecados, o coração do homem, não era purificada nem por um ano, e esse coração ímpio não podia deixar de produzir ações ímpias durante o novo ano. Era sempre necessário repetir tais sacrifícios novamente; o sumo sacerdote legava este ofício aos seus descendentes “porque são impedidos pela morte de continuar” (Hebreus 7:23-25).

Quão maior é a obra de Cristo em toda a sua verdade, em toda a sua abrangência, pois exigia o sacrifício dEle mesmo! O Senhor Jesus estava totalmente só nesta jornada para expiar os pecados do mundo e para cancelar todas as conseqüências deles, mas também para atingir a fonte — o coração do homem — e purificá-la. Ninguém mais poderia ter a mínima parte que fosse em Sua obra. O que o povo estava fazendo durante essa grande obra do sumo sacerdote? Eles não podiam nem deviam fazer nada além de afligir a própria alma. Uma obra sobre a qual descansariam fora cumprida a favor deles. Bem, isso também é tudo o que você tem de fazer, caro leitor: descansar plenamente sobre a suficiente e perfeita obra do Senhor Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário