sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Levítico 16:15-22

Levítico 16:15-22

15 Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o espargirá sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório.
16 Assim fará expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, e de todos os seus pecados; e assim fará para a tenda da congregação que reside com eles no meio das suas imundícias.
17 E nenhum homem estará na tenda da congregação quando ele entrar para fazer expiação no santuário, até que ele saia, depois de feita expiação por si mesmo, e pela sua casa, e por toda a congregação de Israel.
18 Então sairá ao altar, que está perante o Senhor, e fará expiação por ele; e tomará do sangue do novilho, e do sangue do bode, e o porá sobre as pontas do altar ao redor.
19 E daquele sangue espargirá sobre o altar, com o seu dedo, sete vezes, e o purificará das imundícias dos filhos de Israel, e o santificará.
20 Havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo santuário, e pela tenda da congregação, e pelo altar, então fará chegar o bode vivo.
21 E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso.
22 Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto.


Levítico 16:15-22
O sacerdote entrava no véu, cercado por uma nuvem de incenso, enquanto o povo, temeroso, esperava lá fora. O Senhor aceitaria o sacrifício? Se alguma coisa não estivesse em ordem, será que Arão pereceria como os dois filhos mais velhos dele? Que alívio quando ele reapareceu, tendo realizado sua tarefa! Profeticamente, esta cena se cumprirá quando, vindo em glória para Israel, Cristo aparecerá “segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação” (Hebreus 9:28).

Ainda havia a questão do bode vivo. O primeiro, aquele sobre o qual havia caído a sorte para o Senhor (v. 9), tinha sido oferecido como uma oferta pelo pecado diante de Deus. O segundo, o bode expiatório, levava embora os pecados que estavam na consciência do povo. Essa era a razão pela qual todos os pecados eram confessados sobre a cabeça do animal e levados por ele para uma terra solitária (ler Salmo 103:12 e Hebreus 8:12, citando Jeremias 31:34). O primeiro bode servia para fazer propiciação por todos. O segundo nos fala sobre substituição: de uma vítima carregando o pecado de muitos (Hebreus 9:28), ou seja, somente daqueles que, confessando seus pecados (v. 21), se apropriam pela fé da excelência da vítima. O sacrifício de Cristo tem esse duplo caráter.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário