sexta-feira, 16 de julho de 2010

Hebreus 12:16-17

Sexta-feira 16 Julho

E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú… que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou (Hebreus 12:16-17).

Remorso e arrependimento

A história de Esaú, o irmão gêmeo do patriarca Jacó, nos ensina que é fatal sentir remorso pelos pecados cometidos, sem nunca chegar ao arrependimento genuíno diante de Deus. Esaú desprezou seu direito de primogenitura, privilégio concedido por Deus, e o vendeu a seu irmão por um mero prato de lentilhas.

Quando Jacó enganou seu pai e tirou de Esaú a bênção associada à primogenitura, este chorou amargamente sua perda, esquecendo que fora ele mesmo quem a vendera a Jacó. A atitude de Jacó foi indubitavel­mente perversa e, como conseqüência, o próprio Deus o disciplinou. No entanto, Esaú é chamado de “profano” por jamais ter se arrependido.

O remorso está ligado aos resultados do erro cometido. A pessoa lamenta: “Ah, se eu não tivesse…!” O arrependimento, por sua vez, vai direto à origem e leva à confissão do pecado diante de Deus e à conversão.

Esaú procurou a bênção com lágrimas, porém nunca encontrou lugar de arrependimento. Gênesis 27:34-36 deixa isso bem claro: ele lamentou a perda, mas nunca pronunciou uma única palavra sobre a afronta que fizera a Deus.

O caso do filho pródigo de Lucas 15 foi inteiramente diferente. Ele retornou e confessou a seu pai: “Pai, pequei contra o céu e perante ti”. Ele não reclamou sobre o dinheiro que desperdiçara e a reputação arruinada. Ele simplesmente confessou seu pecado.

Muitos hoje se parecem com Esaú. Buscam o paraíso sem o arrependimento, porém, isso é algo que Deus jamais aceitará.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário