Êxodo 40:1-19
1 FALOU mais o Senhor a Moisés, dizendo:
2 No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação,
3 E porás nele a arca do testemunho, e cobrirás a arca com o véu.
4 Depois colocarás nele a mesa, e porás em ordem o que se deve pôr em ordem nela; também colocarás nele o candelabro, e acenderás as suas lâmpadas.
5 E porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do testemunho; então pendurarás a cortina da porta do tabernáculo.
6 Porás também o altar do holocausto diante da porta do tabernáculo da tenda da congregação.
7 E porás a pia entre a tenda da congregação e o altar, e nela porás água.
8 Depois porás o pátio ao redor, e pendurarás a cortina à porta do pátio.
9 Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo.
10 Ungirás também o altar do holocausto, e todos os seus utensílios; e santificarás o altar; e o altar será santíssimo.
11 Então ungirás a pia e a sua base, e a santificarás.
12 Farás também chegar a Arão e a seus filhos à porta da tenda da congregação; e os lavarás com água.
13 E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio.
14 Também farás chegar a seus filhos, e lhes vestirás as túnicas,
15 E os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações.
16 E Moisés fez conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenou, assim o fez.
17 Assim, no primeiro mês, no ano segundo, ao primeiro dia do mês foi levantado o tabernáculo.
18 Moisés levantou o tabernáculo, e pôs as suas bases, e armou as suas tábuas, e colocou nele os seus varais, e levantou as suas colunas;
19 E estendeu a tenda sobre o tabernáculo, e pôs a cobertura da tenda sobre ela, em cima, como o Senhor ordenara a Moisés.
Êxodo 40:1-19
No primeiro dia do primeiro mês, Moisés é convocado a colocar no tabernáculo a mobília, símbolo do novo relacionamento que Deus está estabelecendo com Seu povo. Todas as coisas se tornaram novas, e é o próprio Senhor que fez provisão para tudo isso. Agora resta apresentar os sacerdotes: “Farás também chegar Arão e seus filhos” (vv. 12-14). Isso nos faz pensar no homem que preparou a grande ceia e enviou seu servo para avisar aos convidados: “Vinde, porque tudo já está preparado” (Lucas 14:17). O santuário foi preparado para o adorador; é necessário que o adorador esteja preparado para o santuário: “os lavarás com água… lhes vestirás as túnicas… e os ungirás…”. Certo hino dizia: “lavados, justificados, aperfeiçoados, nós entramos no santo lugar…”. E para o sacerdote agora começam suas santas tarefas na ordem apropriada: o altar de bronze, a bacia, a entrada do santo lugar, a oferta de incenso no altar de ouro. Será que devemos nos atrasar quando o próprio Deus diz: “Farás também chegar …”, quando o nosso grande Sumo Sacerdote, o verdadeiro Arão, introduzindo Seus filhos no santuário celestial, declarar: “Eis aqui estou eu e os filhos que Deus me deu” (Hebreus 2:13)?
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário