terça-feira, 13 de julho de 2010

Êxodo 38:1-20

Êxodo 38:1-20

1 FEZ também o altar do holocausto de madeira de acácia; de cinco côvados era o seu comprimento, e de cinco côvados a sua largura, era quadrado; e de três côvados a sua altura.
2 E fez-lhe as suas pontas nos seus quatro cantos; da mesma peça eram as suas pontas; e cobriu-o de cobre.
3 Fez também todos os utensílios do altar; os cinzeiros, e as pás, e as bacias, e os garfos, e os braseiros; todos esses pertences fez de cobre.
4 Fez também, para o altar, um crivo de cobre, em forma de rede, na sua cercadura em baixo, até ao meio do altar.
5 E fundiu quatro argolas para as quatro extremidades do crivo de cobre, para os lugares dos varais.
6 E fez os varais de madeira de acácia, e os cobriu de cobre.
7 E pôs os varais pelas argolas aos lados do altar, para com eles levar o altar; fê-lo oco e de tábuas.
8 Fez também a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se reuniam, para servir à porta da tenda da congregação.
9 Fez também o pátio do lado meridional; as cortinas do pátio eram de linho fino torcido, de cem côvados.
10 As suas vinte colunas e as suas vinte bases eram de cobre; os colchetes destas colunas e as suas molduras eram de prata;
11 E do lado norte cortinas de cem côvados; as suas vinte colunas e as suas vinte bases eram de cobre, os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata.
12 E do lado do ocidente cortinas de cinqüenta côvados, as suas colunas dez, e as suas bases dez; os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata.
13 E do lado leste, ao oriente, cortinas de cinqüenta côvados.
14 As cortinas de um lado da porta eram de quinze côvados; as suas colunas três e as suas bases três.
15 E do outro lado da porta do pátio, de ambos os lados, eram cortinas de quinze côvados; as suas colunas três e as suas bases três.
16 Todas as cortinas do pátio ao redor eram de linho fino torcido.
17 E as bases das colunas eram de cobre; os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata; e o revestimento dos seus capitéis era de prata; e todas as colunas do pátio eram cingidas de prata.
18 E a cobertura da porta do pátio era de obra de bordador, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; e o comprimento era de vinte côvados, e a altura, na largura, de cinco côvados, conforme as cortinas do pátio.
19 E as suas quatro colunas e as suas quatro bases eram de cobre, os seus colchetes de prata, e o revestimento dos seus capitéis, e as suas molduras, também de prata.
20 E todas as estacas do tabernáculo e do pátio ao redor eram de cobre.


Êxodo 38:1-20
O altar de bronze nos lembra que Deus proporcionou na cruz uma resposta para a nossa condição pecaminosa. Mas muitos crentes estão atormentados pelos pecados cometidos após a sua conversão. Isso pode colocar em risco a salvação deles? Não! Bendito seja Deus! O Senhor Jesus disse para Pedro: “Quem já se banhou” — uma lavagem que acontece de uma vez por todas para o crente (ver Êxodo 29:4) — “não necessita de lavar senão os pés” (João 13:10). Essa lavagem dos pés após a caminhada, e das mãos para o serviço, era feita na bacia de bronze. A bacia era do mesmo material que o altar a fim de nos ensinar que os pecados cometidos após a conversão custaram para Aquele que os expiou um preço tão alto quanto nossos pecados anteriores. Mas nós podemos (e devemos) confessá-los a Deus, que é fiel e justo para nos perdoar por causa da obra de Cristo (1 João 1:9).

Do versículo 9 ao 20, a questão é o estabelecimento do átrio. Aqui encontramos as medidas do portão (v. 18): vinte côvados, ou seja, cerca de nove metros. Esse é um símbolo da porta da graça, totalmente escancarada para os pobres pecadores e de fácil acesso, da qual o Evangelho permite que todos se aproximem pelo caminho da cruz (o altar de bronze). Será que todos os nossos leitores já passaram por esta porta?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário