sexta-feira, 25 de junho de 2010

Êxodo 29:31-46

Êxodo 29:31-46

31 E tomarás o carneiro das consagrações e cozerás a sua carne no lugar santo;
32 E Arão e seus filhos comerão a carne deste carneiro, e o pão que está no cesto, à porta da tenda da congregação.
33 E comerão as coisas com que for feita expiação, para consagrá-los, e para santificá-los; mas o estranho delas não comerá, porque são santas.
34 E se sobejar alguma coisa da carne das consagrações ou do pão até pela amanhã, o que sobejar queimarás com fogo; não se comerá, porque é santo.
35 Assim, pois, farás a Arão e a seus filhos conforme a tudo o que eu te tenho ordenado; por sete dias os consagrarás.
36 Também cada dia prepararás um novilho por sacrifício pelo pecado para as expiações, e purificarás o altar, fazendo expiação sobre ele; e o ungirás para santificá-lo.
37 Sete dias farás expiação pelo altar, e o santificarás; e o altar será santíssimo; tudo o que tocar o altar será santo.
38 Isto, pois, é o que oferecereis sobre o altar: dois cordeiros de um ano, cada dia, continuamente.
39 Um cordeiro oferecerás pela manhã, e o outro cordeiro oferece-rás à tarde.
40 Com um cordeiro a décima parte de flor de farinha, misturada com a quarta parte de um him de azeite batido, e para libação a quarta parte de um him de vinho,
41 E o outro cordeiro oferecerás à tarde, e com ele farás como com a oferta da manhã, e conforme à sua libação, por cheiro suave; oferta queimada é ao Senhor.
42 Este será o holocausto contínuo por vossas gerações, à porta da tenda da congregação, perante o Senhor, onde vos encontrarei, para falar contigo ali.
43 E ali virei aos filhos de Israel, para que por minha glória sejam santificados.
44 E santificarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio.
45 E habitarei no meio dos filhos de Israel, e lhes serei o seu Deus,
46 E saberão que eu sou o Senhor seu Deus, que os tenho tirado da terra do Egito, para habitar no meio deles. Eu sou o Senhor seu Deus.


Êxodo 29:31-46
O carneiro da consagração primeiro tinha de ser oferecido, e depois ingerido pelos sacerdotes. O crente, para servir a Deus, precisa primeiro ser alimentado por Ele que, mesmo na morte, foi inteiramente consagrado a Deus. O apóstolo nos exorta a andar "em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave" (Efésios 5:2). Os sacerdotes tinham de comer a carne do carneiro da consagração "à porta da tenda da congregação"; em outras palavras, antes de servir no santo lugar. A cada um dos sete dias da semana era necessário um novo sacrifício: o fruto de exercícios espirituais e afeições renovadas dia-a-dia.

O final do capítulo nos fala dos sacrifícios que tinham de ser oferecidos "continuamente", "nas vossas gerações" (veja Números 28:3, 6, 10 e 15:15…; Esdras 3:5), para exaltar incessantemente a obra da cruz perante Deus.

Tendo santificado o tabernáculo, o altar e a família sacerdotal, Deus poderia habitar no meio dos Seus de forma apropriada à Sua glória (vv. 44-45). O apóstolo Paulo destaca o mesmo relacionamento entre a atual habitação de Deus pelo Espírito nos crentes e a santidade que deve caracterizá-los (leia 1 Coríntios 3:16-17 e 6:19).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário