sexta-feira, 25 de junho de 2010

Êxodo 29:19-30

Êxodo 29:1-18

19 Depois tomarás o outro carneiro, e Arão e seus filhos porão as suas mãos sobre a sua cabeça;
20 E imolarás o carneiro e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre as pontas das orelhas direitas de seus filhos, como também sobre os dedos polegares das suas mãos direitas, e sobre os dedos polegares dos seus pés direitos; e o restante do sangue espalharás sobre o altar ao redor;
21 Então tomarás do sangue, que estará sobre o altar, e do azeite da unção, e o espargirás sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; para que ele seja santificado, e as suas vestes, também seus filhos, e as vestes de seus filhos com ele.
22 Depois tomarás do carneiro a gordura, e a cauda, e a gordura que cobre as entranhas, e o redenho do fígado, e ambos os rins com a gordura que houver neles, e o ombro direito, porque é carneiro das consagrações;
23 E um pão, e um bolo de pão azeitado, e um coscorão do cesto dos pães ázimos que estão diante do Senhor.
24 E tudo porás nas mãos de Arão, e nas mãos de seus filhos; e com movimento oferecerás perante o Senhor.
25 Depois o tomarás das suas mãos e o queimarás no altar sobre o holocausto por cheiro suave perante o Senhor; é oferta queimada ao Senhor.
26 E tomarás o peito do carneiro das consagrações, que é de Arão, e com movimento oferecerás perante o Senhor; e isto será a tua porção.
27 E santificarás o peito da oferta de movimento e o ombro da oferta alçada, que foi movido e alçado do carneiro das consagrações, que for de Arão e de seus filhos.
28 E será para Arão e para seus filhos por estatuto perpétuo dos filhos de Israel, porque é oferta alçada; e a oferta alçada será dos filhos de Israel, dos seus sacrifícios pacíficos; a sua oferta alçada será para o Senhor.
29 E as vestes sagradas, que são de Arão, serão de seus filhos depois dele, para serem ungidos com elas para serem consagrados com elas.
30 Sete dias as vestirá aquele que de seus filhos for sacerdote em seu lugar, quando entrar na tenda da congregação para ministrar no santuário.


Êxodo 29:19-30
A cerimônia prosseguia; naturalmente, os filhos de Arão não haviam sido purificados para fazer depois disso o que desejassem. Eles eram consagrados, separados para o serviço do Senhor. Em Israel somente a família de Arão exercia o sacerdócio, mas, agora, todos os que fazem parte do povo de Deus são chamados para essa nobre tarefa. Amigo crente, se em Seu grande amor Deus lhe salvou, é para que daqui em diante você seja completamente consagrado a Ele. O sangue sobre a ponta da orelha direita, sobre o polegar da mão direita e sobre o polegar do pé direito (v. 20) mostra que essas partes do corpo, as quais falam respectivamente de obediência, ação e andar, eram santificadas a fim de que fossem colocadas à disposição de Deus pelo poder do Espírito Santo (o óleo no sangue).

Observe que a expressão traduzida pela palavra "consagração" significa literalmente "encher suas mãos". Ademais, longe de se ver nisso (como fazem alguns) um ato pelo qual nos oferecemos ao Senhor (podemos dar a Ele algo que já Lhe pertence?), compreendemos, ao contrário, que as nossas mãos, ou melhor, o nosso coração, precisa primeiro ser preenchido por Deus, para que possamos "mover" as ofertas (Cristo) perante Ele (v. 24; 1 Crônicas 29:14).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário