quarta-feira, 23 de junho de 2010

Êxodo 28:31-43

Êxodo 28:31-43

31 Também farás o manto do éfode, todo de azul.
32 E a abertura da cabeça estará no meio dele; esta abertura terá uma borda de obra tecida ao redor; como abertura de cota de malha será, para que não se rompa.
33 E nas suas bordas farás romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, ao redor das suas bordas; e campainhas de ouro no meio delas ao redor.
34 Uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor,
35 E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do Senhor, e quando sair, para que não morra.
36 Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: santidade ao Senhor.
37 E atá-la-ás com um cordão de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da mitra estará;
38 E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de suas coisas santas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham aceitação perante o Senhor.
39 Também farás túnica de linho fino; também farás uma mitra de linho fino; mas o cinto farás de obra de bordador.
40 Também farás túnicas aos filhos de Arão, e far-lhes-ás cintos; também lhes farás tiaras, para glória e ornamento.
41 E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também seus filhos; e os ungirás e consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio.
42 Faze-lhes também calções de linho, para cobrirem a carne nua; irão dos lombos até as coxas.
43 E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que não levem iniqüidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para a sua descendência depois dele.


Êxodo 28:31-43
A sobrepeliz, toda azul, a qual Arão tinha de usar debaixo da estola, nos fala do caráter celestial de nosso Sumo Sacerdote. Enquanto Ele tinha sido feito mais alto do que os céus (Hebreus 7:26), é dado um testemunho dEle na terra por esses irmãos vivendo em união, sustentados pelo Seu sacerdócio no céu, os quais ao mesmo tempo compreendiam, por assim dizer, a "orla das suas vestes" (Salmo 133:1-2 – RC). As campainhas nos fazem pensar naquilo que devia ser ouvido na vida dos filhos de Deus. Seu tilintar evidenciava que o sacerdote estava vivo. Demonstramos a todos à nossa volta que Cristo está vivo? As romãs representam fruto: aquilo que deve ser visto na vida dos santos quando permanecem presos à "sobrepeliz" do Homem celestial (veja João 15:5). E é bom enfatizarmos aqui: desde que as campainhas e as romãs são iguais em número, palavras e atos devem andar de mãos dadas na vida de todo filho de Deus. Porém, se nos sentirmos fracos e deficientes no testemunho e serviço, temos um recurso infalível: Jesus Cristo diante de Deus em Sua absoluta santidade, tendo em Sua testa a lâmina de ouro "Santidade ao Senhor". Enquanto pensamos nEle, não devemos mais nos ocupar com nossas fraquezas, mas com Suas perfeições (Salmo 84:9).

A última parte do capítulo descreve as vestes dos filhos de Arão e nos faz pensar na promessa do Salmo 132:16.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário