segunda-feira, 21 de junho de 2010

Êxodo 28:15-30

Êxodo 28:15-30

15 Farás também o peitoral do juízo de obra esmerada, conforme à obra do éfode o farás; de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido o farás.
16 Quadrado e duplo, será de um palmo o seu comprimento, e de um palmo a sua largura.
17 E o encherás de pedras de engaste, com quatro ordens de pedras; a ordem de um sárdio, de um topázio, e de um carbúnculo; esta será a primeira ordem;
18 E a segunda ordem será de uma esmeralda, de uma safira, e de um diamante;
19 E a terceira ordem será de um jacinto, de uma ágata, e de uma ametista;
20 E a quarta ordem será de um berilo, e de um ônix, e de um jaspe; engastadas em ouro serão nos seus engastes.
21 E serão aquelas pedras segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; serão esculpidas como selos, cada uma com o seu nome, para as doze tribos.
22 Também farás para o peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra trançada de ouro puro.
23 Também farás para o peitoral dois anéis de ouro, e porás os dois anéis nas extremidades do peitoral.
24 Então porás as duas cadeiazinhas de fieira de ouro nos dois anéis, nas extremidades do peitoral;
25 E as duas pontas das duas cadeiazinhas de fieira colocarás nos dois engastes, e as porás nas ombreiras do éfode, na frente dele.
26 Farás também dois anéis de ouro, e os porás nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estiver junto ao éfode por dentro.
27 Farás também dois anéis de ouro, que porás nas duas ombreiras do éfode, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada do éfode.
28 E ligarão o peitoral, com os seus anéis, aos anéis do éfode por cima, com um cordão de azul, para que esteja sobre o cinto de obra esmerada do éfode; e nunca se separará o peitoral do éfode.
29 Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do Senhor continuamente.
30 Também porás no peitoral do juízo Urim e Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do Senhor: assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do Senhor continuamente.


Êxodo 28:15-30
Sobre a estola sacerdotal, na parte da frente, um peitoral, algo semelhante a uma camisa frontal, era firmemente preso. Doze pedras preciosas eram colocadas nele segundo os nomes das tribos que estavam continuamente no coração de Arão (v. 30) — uma tocante imagem do lugar que nós, amados do Senhor, ocupamos. Estamos em Seus poderosos ombros, mas também em Seu coração, pois somos objetos de Seus incessantes cuidados de amor (veja João 13:23).

"Continuamente" é uma palavra a ser enfatizada neste capítulo (final dos vv. 29, 30 e 38). Percebemos pelo quadro que temos nessas pedras, fixadas e firmes como estavam, que nada pode separar aqueles que pertencem ao Senhor de Seu grande poder (veja João 10:28), nem de Seu amor (Romanos 8:35).

As pedras eram todas diferentes umas das outras, cada uma refletindo de seu próprio modo a luz oriunda do mesmo candelabro. Porém, todas eram preciosas. Do mesmo modo, os salvos são diferentes uns dos outros, cada um refletindo algumas características morais de Jesus Cristo. E cada um é precioso ao coração dAquele que o sustenta. Quando estivermos a ponto de criticar outro cristão, lembremos que o Senhor o ama. Finalmente, a fim de que todas essas jóias, ou melhor, todos esses crentes, reflitam plenamente a luz do santuário, é preciso que sejam talhadas e polidas; esta é a paciente obra do Espírito Santo.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário