segunda-feira, 21 de junho de 2010

Êxodo 28:1-14

Êxodo 28:1-14

1 DEPOIS tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão.
2 E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento.
3 Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal.
4 Estas pois são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, uma mitra, e um cinto; farão, pois, santas vestes para Arão, teu irmão, e para seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal.
5 E tomarão o ouro, e o azul, e a púrpura, e o carmesim, e o linho fino,
6 E farão o éfode de ouro, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, de obra esmerada.
7 Terá duas ombreiras, que se unam às suas duas pontas, e assim se unirá.
8 E o cinto de obra esmerada do seu éfode, que estará sobre ele, será da sua mesma obra, igualmente, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.
9 E tomarás duas pedras de ônix, e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel,
10 Seis dos seus nomes numa pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações;
11 Conforme à obra do lapidário, como o lavor de selos lavrarás estas duas pedras, com os nomes dos filhos de Israel; engastadas ao redor em ouro as farás.
12 E porás as duas pedras nas ombreiras do éfode, por pedras de memória para os filhos de Israel; e Arão levará os seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memória diante do Senhor.
13 Farás também engastes de ouro,
14 E duas cadeiazinhas de ouro puro; de igual medida, de obra de fieira as farás; e as cadeiazinhas de fieira porás nos engastes.


Êxodo 28:1-14
Arão é um tipo de Cristo na qualidade de Sumo Sacerdote. Ele era o porta-voz do povo diante do Senhor, como Cristo é agora o representante diante de Deus dos que Lhe pertencem. Suas vestes conseqüentemente nos falam, em figura, de tudo o que se relaciona ao serviço que o Senhor Jesus desempenha no céu a favor de Seu povo redimido. Que o Espírito Santo nos dê entendimento (v. 9) ao examinarmos as diferentes partes de suas vestes. Elas ilustram ao mesmo tempo os atributos gloriosos de nosso Sumo Sacerdote e também as verdades que nos tocam intimamente.

A estola sacerdotal, uma espécie de túnica sem mangas, era o elemento essencial e mais característico de toda a veste. Como as cortinas, era feita de linho fino retorcido e bordado com fios de diferentes cores, cujo significado de cada cor vimos anteriormente. Ao contrário da cortina, ela possuía fios dourados, importante diferença. Duas ombreiras, funcionando como ganchos unindo a parte da frente à de trás da estola, completavam essa vestimenta. Nas ombreiras eram colocadas pedras de ônix, nas quais estavam gravados permanentemente como memorial os nomes das doze tribos de Israel — belo quadro do modo que Jesus sustenta e mantém os Seus redimidos. Eles são conhecidos pelo nome e estão constantemente em Seus pensamentos (veja Lucas 15:5). E, além disso, fazem parte de Sua glória e ornamento (v. 2).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário