quarta-feira, 16 de junho de 2010

Êxodo 26:1-14

Êxodo 26:1-14

1 E O TABERNÁCULO farás de dez cortinas de linho fino torcido, e azul, púrpura, e carmesim; com querubins as farás de obra esmerada.
2 O comprimento de uma cortina será de vinte e oito côvados, e a largura de uma cortina de quatro côvados; todas estas cortinas serão de uma medida.
3 Cinco cortinas se enlaçarão uma à outra; e as outras cinco cortinas se enlaçarão uma com a outra.
4 E farás laçadas de azul na orla de uma cortina, na extremidade, e na juntura; assim também farás na orla da extremidade da outra cortina, na segunda juntura.
5 Cinqüenta laçadas farás numa cortina, e outras cinqüenta laçadas farás na extremidade da cortina que está na segunda juntura; as laçadas estarão presas uma com a outra.
6 Farás também cinqüenta colchetes de ouro, e ajuntarás com estes colchetes as cortinas, uma com a outra, e será um tabernáculo.
7 Farás também cortinas de pêlos de cabras para servirem de tenda sobre o tabernáculo; onze cortinas farás.
8 O comprimento de uma cortina será de trinta côvados, e a largura da mesma cortina de quatro côvados; estas onze cortinas serão da mesma medida.
9 E juntarás cinco destas cortinas à parte, e as outras seis cortinas também à parte; e dobrarás a sexta cortina à frente da tenda.
10 E farás cinqüenta laçadas na borda de uma cortina, na extremidade, na juntura, e outras cinqüenta laçadas na borda da outra cortina, na segunda juntura.
11 Farás também cinqüenta colchetes de cobre, e colocarás os colchetes nas laçadas, e assim ajuntarás a tenda, para que seja uma.
12 E a parte que sobejar das cortinas da tenda, a saber, a metade da cortina que sobejar, penderá de sobra às costas do tabernáculo.
13 E um côvado de um lado, e outro côvado do outro, que sobejará no comprimento das cortinas da tenda, penderá de sobra aos lados do tabernáculo de um e de outro lado, para cobri-lo.
14 Farás também à tenda uma coberta de peles de carneiro, tintas de vermelho, e outra coberta de peles de texugo em cima.

Êxodo 26:1-14
Depois desse três objetos — a arca, a mesa e o candelabro — surge a descrição do Tabernáculo, no sentido exato da palavra. Este tinha uma estrutura formada de três paredes de tábuas sobre as quais eram estendidas quatro grandes cortinas, colocadas uma sobre a outra. A primeira tenda ou cobertura, chamada tabernáculo, era colocada no lado interior e constituía o teto. Esta era tecida com linho fino retorcido de diferentes cores que encontramos novamente no véu (v. 31) e nas vestes do sumo sacerdote (28:5). Cada uma das cores salienta uma glória particular de Cristo. A primeira cor é o branco, o linho retorcido, que sempre ilustra Sua perfeita humanidade; já o azul representao Seu caráter celestial; a púrpura, Sua glória universal; e a carmesim ou escarlate, Seu reinado sobre Israel. As laçadas de estofo azul e os colchetes de ouro prendendo as cortinas uma às outras evocam os vínculos celestiais e divinos que unem os redimidos. A segunda tenda feita de pêlos de cabra, a terceira de peles de carneiro tintas de vermelho e a quarta de peles de animais marinhos sugerem, respectivamente, separação, consagração (29:27), e vigilância. Essas virtudes foram encontradas na vida terrena de Jesus e Sua vontade é que elas sejam igualmente manifestas agora na vida de Seus filhos.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário