quarta-feira, 16 de junho de 2010

Êxodo 25:23-40

Êxodo 25:23-40

23 Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.
24 E cobri-la-ás com ouro puro; também lhe farás uma coroa de ouro ao redor.
25 Também lhe farás uma moldura ao redor, da largura de quatro dedos, e lhe farás uma coroa de ouro ao redor da moldura.
26 Também lhe farás quatro argolas de ouro; e porás as argolas aos quatro cantos, que estão nos seus quatro pés.
27 Defronte da moldura estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa.
28 Farás, pois, estes varais de madeira de acácia, e cobri-los-ás com ouro; e levar-se-á com eles a mesa.
29 Também farás os seus pratos, e as suas colheres, e as suas cobertas, e as suas tigelas com que se hão de oferecer libações; de ouro puro os farás.
30 E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face perpetuamente.
31 Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo.
32 E dos seus lados sairão seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele.
33 Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, uma botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro.
34 Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores;
35 E um botão debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do castiçal.
36 Os seus botões e as suas hastes serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro.
37 Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele.
38 Os seus espevitadores e os seus apagadores serão de ouro puro.
39 De um talento de ouro puro os farás, com todos estes vasos.
40 Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte.


Êxodo 25:23-40
Enquanto a arca fala de um Cristo por meio de quem os direitos de Deus têm sido perfeitamente preservados, a mesa representa continuamente Cristo sustentando os Seus na presença de Deus. Feita do mesmo material que a arca (acácia revestida de ouro), com moldura e bordadura de ouro ao redor, que falam respectivamente de glória e proteção, ela fora planejada para levar: 1) os doze pães da proposição (Levítico 24:5-6), uma figura do povo de Deus em sua perfeição; 2) e os utensílios mencionados no versículo 29, os quais nos asseguram o poder sustentador de Cristo para nós em serviço (Marcos 16:20). Simbolicamente, todo o povo de Deus está no santuário, carregado pelo Senhor e sustentado por Ele na luz divina. Isso nos conduz ao candelabro de ouro puro, símbolo dAquele que esteve aqui na terra como "a luz do mundo". O candelabro tem sete lâmpadas de ouro, uma indicação das testemunhas de Deus, correspondendo hoje às igrejas (Apocalipse 1:12 e 20). Estas últimas têm a responsabilidade de difundir a luz neste mundo tenebroso, mediante a energia do Espírito Santo (o azeite). "Vós sois a luz do mundo", disse Jesus aos Seus com respeito ao período de Sua ausência (Mateus 5:14). Porém, para manter as lâmpadas acesas, eram necessárias as espevitadeiras (pinças, tenazes) (v. 38), uma figura do cuidado contínuo de nosso Sumo Sacerdote.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário